Vai fazer vestibular? Considere essas dicas - Vestibular1

Vai fazer vestibular? Considere essas dicas

Vai fazer vestibular? Considere essas dicas

Vai fazer vestibular? Considere essas dicas

Vai fazer vestibular? Considere essas dicas

Siga essas dicas para se dar bem no próximo vestibular.

A época de vestibular é uma das mais estressantes na vida de qualquer aluno e quem já fez a prova do Enem sabe do que estamos falando. Todo ano, milhares de brasileiros passam meses se preparando para se sair bem no vestibular, mas nem todos conseguem bons resultados. O problema de muita gente não é bem o fato de elas não serem capazes de estudar, mas trata-se de alguns maus hábitos que o estudante vai adquirindo ao longo dos estudos e que, com o tempo, vão atrapalhando na absorção de conhecimento. Pensando nisso, separamos uma lista de dicas que vai ajudá-lo a se acalmar e se preparar melhor para o próximo vestibular.

Evite ficar ansioso: ficar ansioso nunca ajudou ninguém a sair do buraco e, sim, o contrário. Quem fica muito nervoso nem sequer pensa direito. Mantenha a cabeça fria e não comece a estudar de forma ansiosa. Antes de estudar, você vai precisar organizar seus horários. Não adianta ficar desesperado, a não ser que você tenha deixado para estudar em cima da hora.

Estude on-line: muitos estudantes preferem apostar em livros e mais livros. Esse talvez não seja o método que mais combina com você e, nesse caso, o ideal é procurar por um conteúdo on-line. A Preply.com , por exemplo, é uma plataforma que oferece aulas 100% on-line ou presenciais com professores de matemática, inglês, química e inúmeras outras disciplinas.

Busque referências: não adianta nada estudar sem referências e as chances de cair algo que você não tenha estudado na prova são grandes. Essas provas, em geral, são padronizadas. O conteúdo muda, mas o modelo não. Além disso, você pode estudar as provas dos anos anteriores, o que é ótimo caso você queira simular notas e ver se está indo bem nos estudos.

Pratique tudo o que estudar: quando você está estudando para um vestibular, não adianta decorar conteúdo. Tudo o que for aprendido deve ser devidamente praticado e, quando isso não acontece, será muito mais difícil saber o que lhe espera. Experimente preparar ou fazer simulados com cronômetros, por exemplo. Outra dica é ir para um lugar que lembre o local da prova para ajudá-lo a se situar melhor no ambiente e não se abalar tanto no dia da prova.

Identifique seus pontos fracos: geralmente, quando vamos fazer uma prova complicada sempre pensamos em preparar-nos para o contexto global. Uma dica é investir em problemas que possam surgir nas mais diversas disciplinas e que você ainda não consegue resolver. Como exemplo disso temos as questões algébricas.

Se você não domina o assunto, então já sabe no que terá que focar. É preciso entender, praticar e ser capaz de exemplificar o que você sabe.

Estude de forma saudável: estudar não é uma coisa que fazemos com muito prazer e quando estamos estudando com muita frequência a tendência é começar a ficar desleixado. O ideal é sempre estudar em ambientes tranquilos e sem televisão ou música, uma vez que isso atrapalha na concentração do aluno. Durma bem, alimente-se de forma saudável e nunca estude em cadeiras desconfortáveis. Além disso, atenha-se à iluminação, que compromete os estudos e cansa mais facilmente. Tomando esses cuidados, você equilibra saúde e estudos.

Por Sophia Parente

 

Depois de ver este artigo: Vai fazer vestibular? Considere essas dicas, não deixe de acessar nossas dicas exclusivas do Enem também! Elas podem te ajudar a se dar bem no exame do Enem e em provas de vestibulares e concursos. Vai fazer vestibular? Considere essas dicas

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!