Escolher uma universidade pode não ser fácil

Escolher uma universidade pode não ser fácil

Escolher uma universidade pode não ser fácil

Na hora de escolher a instituição de ensino superior nunca é fácil. Esse tem sido um problema para vários estudantes. Por conta disso o Vestibular1 cita alguns pontos de atenção para esse momento. Além disso, retratamos a importância da universidade como consolidadora de valores e a necessidade do aluno se sentir bem naquele ambiente. Para mais detalhes, veja o artigo abaixo, esperamos que gostem.

Muitos estudantes têm muitas dúvidas sobre como escolher uma faculdade ou universidade, seja a primeira onde estudar ou quando há necessidade de trocar.

Há muitas formas para os estudantes saberem se a faculdade desejada será boa ou não, tais como olhar no site da instituição de ensino superior, perguntar para outros alunos que tenham estudado ou que lá estudam ou até mesmo perguntar para profissionais formados que lá estudaram. Se for uma universidade, há possibilidade de olhar o ranking no MEC sobre o desempenho dos cursos oferecidos. Também podem olhar os cursos extracurriculares, a metodologia de ensino e se é próximo da casa.

Todas essas questões são importantes. De certo modo, isso dá segurança para saber se estará qualificado para enfrentar o mundo corporativo ou mercado de trabalho. Mas, a pergunta que fica é se realmente isso é importante, somente isso basta? Será que entrar na melhor faculdade irá garantir que será uma pessoa bem-sucedida no futuro? De acordo com pesquisas realizadas pelo nosso site, a resposta para essas perguntas é não.

A melhor faculdade ou universidade pode não estar de acordo com seus valores, pode não ter o seu perfil, bem como pode gerar alguns danos em seus estudos.

Assim, retratamos um caso recente que pode exemplificar a situação. No começo do ano passado, uma estudante matriculou-se em uma faculdade renomada, no entanto, a qualidade de ensino não supria as necessidades que esperava. A questão é que a grade curricular e o programa de matérias naquela faculdade eram diferentes dos praticados em outras unidades de ensino superior.

Ao optar na escolha ou por trocar de instituição, deve-se buscar compreender não só a estrutura curricular e física da escolha, como a qualificação dos professores e as matérias, mas também o desenvolvimento cognitivo e intelectual, a formação socioemocional que a faculdade proporciona aos seus alunos. Precisam ficar atentos nesses fatores também. A adaptação faz diferença na sua trajetória de sucesso.

Outro fator importante é considerar o seu perfil ou personalidade, se você é tímida, mais expansiva, gosta de coisas novas, competitiva ou colaborativa por exemplo. O essencial não é estar na melhor universidade ou na mais cara, mas sim onde se está feliz e se desenvolvendo da melhor forma possível. Assim se adquire o prazer de estudar. Cabe destacar que o MEC define o currículo que todos os cursos de instituições superiores devem cumprir, logo, estar bem, se sentindo aceito e seguro, precisa estar entre os primeiros parâmetros nessa escolha.

Quais são os parâmetros de uma escola acertada? Defina antes de procurar qualquer universidade, pois sem essa definição qualquer uma pode servir ou você pode se encantar com características que talvez não seja adequada ao seu perfil.

Agora inicie a sua escolha com segurança utilizando o nosso Guia de Como Escolher onde Estudar. Essas são as dicas de um site que te dá apoio vocacional, emocional, informativo e educacional.

 

Escolher uma universidade pode não ser fácil

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta