Dúvidas respondidas de Física I

Dúvidas respondidas de Física I

 

Dúvidas respondidas de Física I – Pergunta: Por favor me ajude nessa questão: Um avião cuja velocidade de cruzeiro é de 500 km/h em relação ao ar deve fazer uma viagem de ida e volta entre duas cidades A e B distantes 600 km. Despreze o tempo gasto na partida,na parada e na manobra para voltar.
a)Quanto tempo demorará a viagem num dia sem vento?
b)Quanto tempo demorará num dia em que a velocidade do vento que sopra de  A para B é de 100km/h?

Dúvidas respondidas de Física I – Resposta: no dia sem vento a velocidade relativa e apenas a velocidade do avião, então temos que
a) V=S/t
t = S/v
t = s/v
t = (s1 + s2)/v
⇒ s=1200 (1200 km pois a viagem é de ida e volta t = 1200 / 500 )

a) t = 2h e 24 min ou t = 2,40 horas

no caso b temos que levar em consideração a sua ida da cidade A para B a velocidade relativa será a velocidade do avião mais a velocidade do vento ou seja 600 km/h e na volta será a velocidade do avião menos a do vento 400 km/h, então o tempo será:
t = s/v
t = t1(ida) + t2(volta)
t1 = 600 / 600 = 1 hora
t2 = 600 / 400 = 1,5horas
b) t total = 1hora + 1,50horas = 2,50 horas

 

Dúvidas respondidas de Física I – Pergunta: Quando estou usando a fórmula {F=K.   Q.Q/d2, (lei de Coulomb)} eu estou calculando, a força que as cargas estão exercendo uma sobre a outra ? E quando eu estou calculando o campo elétrico {E= F/D}, eu estou calculando o vetor que existe entre duas cargas? Gostaria de saber se essa diferenciação esta correta.

Dúvidas respondidas de Física I – Resposta: Na primeira sim, é a força de atração entre as duas cargas.

Já na segunda fórmula (E=F/d), você calcula em relação a apenas UMA carga, e não a duas.

Dúvidas respondidas de Física I
definição de campo elétrico
A força que se manifesta entre dois corpos eletricamente carregados é uma força que age à distância. Ela se faz sentir sem que haja qualquer conexão material entre os dois corpos que interagem. Provoca certa perplexidade a ideia de que uma força se faça sentir à distância, mesmo através do espaço vazio.
Essa dificuldade pode ser superada pensando-se da seguinte maneira: Vamos dizer que, quando um corpo q está eletricamente carregado, cria-se em todo o espaço circundante uma situação nova, diferente da que existia quando q estava descarregado. O fato de eletrizarmos esse corpo modifica as propriedades do espaço que o circunda. Outro corpo eletricamente carregado (q0), colocado em um ponto P do espaço, começará, num dado instante, a “sentir” uma força elétrica causada por q. Dizemos que a carga do corpo q gera no espaço circundante um campo elétrico.
O campo elétrico gerado pela carga q num ponto P existe independentemente de haver em P um corpo carregado. Quando colocamos nesse ponto P um corpo carregado, a força que passa a agir sobre ele é devida ao campo elétrico que já preexistia ali, e não a uma ação direta, à distância, do corpo q sobre o segundo corpo.

Dúvidas respondidas de Física I – lei de Coulomb

As forças entre cargas elétricas são forças de campo, isto é, forças de ação à distância, como as forças gravitacionais (com a diferença que as gravitacionais são sempre forças atrativas).
O cientista francês Charles Coulomb conseguiu estabelecer experimentalmente uma expressão matemática que nos permite calcular o valor da força entre dois pequenos corpos eletrizados. Coulomb verificou que o valor dessa força (seja de atração ou de repulsão) é tanto maior quanto maiores forem os valores das cargas nos corpos, e tanto menor quanto maior for a distância entre eles. Ou seja: a força com que duas cargas se atraem ou repelem é proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Assim, se a distância entre duas cargas é dobrada, a força de uma sobre a outra é reduzida a um quarto da força original.

Com isso podemos concluir que o campo elétrico seria um local do espaço onde se propaga a força de interação entre as cargas.

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Faça uma redação que obtenha nota máxima. A redação é um dos grandes desafios para quem vai fazer vestibular ou ENEM. O apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais!

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!