Teste de Raciocínio com Palavras 2 - Vestibular1

Teste de Raciocínio com Palavras 2

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Teste de Raciocínio com Palavras 2

Teste de Raciocínio com Palavras 2 – Teste sua lógica

Leia atentamente a questão e clique na alternativa que considera correta. Este Teste de Raciocínio com Palavras 2 contém 15 questões e existe apenas uma alternativa correta para cada questão. Verifique ao final do Teste de Raciocínio com Palavras 2 sua pontuação e as respostas corretas.

Boa sorte.

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões correspondentes:
“O primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através dos tempos, as escolas, em sua maioria, gastaram horas intermináveis tentando ensinar coisas que eram melhor aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma comportamental e através de exercícios, repetição e feedback. Pertencem a esta categoria todas as matérias ensinadas no primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores do processo educacional. Essas matérias – seja ler e escrever, aritmética, ortografia, história, biologia, ou mesmo matérias avançadas como neurocirurgia, diagnóstico médico e a maior parte da engenharia – são melhor aprendidas através de programas de computador. O professor motiva, dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso.
Na escola de amanhã os estudantes serão seus próprios instrutores, com programas de computador como ferramentas. Na verdade, quanto mais jovens forem os estudantes, maior o apelo do computador para eles e maior o seu sucesso na sua orientação e instrução. Historicamente, a escola de primeiro grau tem sido totalmente intensiva de mão-de-obra. A escola de primeiro grau de amanhã será fortemente intensiva de capital.
Contudo, apesar da tecnologia disponível, a educação universal apresenta tremendos desafios. Os conceitos tradicionais de educação não são mais suficientes. Ler, escrever e aritmética continuarão a ser necessários como hoje, mas a educação precisará ir muito além desses itens básicos. Ela irá exigir familiaridade com números e cálculos; uma compreensão básica de ciência e da dinâmica da tecnologia; conhecimento de línguas estrangeiras. Também será necessário aprender a ser eficaz como membro de uma organização, como empregado.”
(Peter Drucker, A sociedade pós-capitalista).

1. Em uma classe, há 20 alunos que praticam futebol mas não praticam vôlei e há 8 alunos que praticam vôlei mas não praticam futebol. O total dos que praticam vôlei é 15. Ao todo, existem 17 alunos que não praticam futebol. O número de alunos da classe é:

 

 

 

 

 

2. ” … o pensador crítico precisa ter uma tolerância e até predileção por estados cognitivos de conflito, em que o problema ainda não é totalmente compreendido. Se ele ficar aflito quando não sabe ‘a resposta correta’, essa ansiedade pode impedir a exploração mais completa do problema.”(David Canaher, Senso Crítico).
O autor quer dizer que o pensador crítico:

 

 

 

 

 

3. O paciente não pode estar bem e ainda ter febre. O paciente está bem. Logo, o paciente:

 

 

 

 

 

4. No texto acima, para o autor, neste novo cenário, o computador:

 

 

 

 

 

5. Continuando a sequência 4, 10, 28, 82, …, temos:

 

 

 

 

 

6. Valter tem inveja de quem é mais rico do que ele. Geraldo não é mais rico do que quem o inveja. Logo:

 

 

 

 

 

7. Um técnico de futebol, animado com as vitórias obtidas pela sua equipe nos últimos quatro jogos, decide apostar que essa equipe também vencerá o próximo jogo. Indique a Informação adicional que tornaria menos provável a vitória esperada.

 

 

 

 

 

8. Cátia é mais gorda do que Bruna. Vera é menos gorda do que Bruna. Logo:

 

 

 

 

 

9. Assinale a alternativa que apresenta uma contradição.

 

 

 

 

 

10. Utilizando-se de um conjunto de hipóteses, um cientista deduz uma predição sobre a ocorrência de um certo eclipse solar. Todavia, sua predição mostra-se falsa. O cientista deve logicamente concluir que:

 

 

 

 

 

11. Há 4 caminhos para se ir de X a Y e 6 caminhos para se ir de Y a Z. O número de caminhos de X a Z que passam por Y é:

 

 

 

 

 

12. A proposição “É necessário que todo acontecimento tenha causa” é equivalente a:

 

 

 

 

 

13. Se você se esforçar, então irá vencer. Assim sendo:

 

 

 

 

 

14. Se Rodrigo mentiu, então ele é culpado. Logo:

 

 

 

 

 

15. No Texto acima, para Peter Drucker, o ensino de matérias como aritmética, ortografia, história e biologia:

 

 

 

 

 

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