Simulado por matéria

Testes de conhecimentos


Matemática

Instruções para realização do teste

Este teste contém 10 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 20 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.                    Boa Sorte !

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 Questões

01. Um colégio de 2°grau tem alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries. Na 2ª série, há 200 alunos; na 3ª; 160 alunos e a 1ª tem 40% dos alunos do colégio.
Sobre o número de alunos da 1ª série pode-se afirmar que:
a)
não é múltiplo de 15 mas é múltiplo de 8
b)é múltiplo de 15 e não de 8
c)não é múltiplo de 15, nem de 8
d)é múltiplo de 15 e de 8
e)é múltiplo de 18

02. Um mesmo produto é vendido em duas lojas A e B, sendo R$ 40,00 mais caro na loja B. Se B oferecer 10% de desconto no preço do produto este ainda assim será 5% mais caro do que custa na loja A. O preço do produto em A é: 
a)R$ 300,00
b)R$ 280,00
c)R$ 240,00
d)R$ 260,00
e)R$ 220,00

03. Calcule o valor de:
    
a)-1/4
b)-1/2
c)1/4
d)1/2
e)2/4

04. No plano cartesiano, considere a reta r de equação 2x - y + 3 = 0. Seja t a reta perpendicular a r passando pelo ponto P(- 1 ; 5).
a)
b)
c)
d)

05. Sobre a equação 1983x² - 1984x - 1985 = 0 a afirmativa correta é:
a)
não tem raízes
b)tem duas raízes reais simétricas
c)tem duas raízes reais distintas
d)tem duas raízes positivas
e)tem duas raízes negativas

06.  Sejam x = 180 e y = 100.
I) Decomponha  x e y em fatores primos.
II) Determine o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum de x e y.
a)x = 23 . 32 . 4  e  y = 22 . 52  ;  20 e 800
b)x = 22 . 32 . 4  e  y = 23 . 52  ;  10 e 400
c)x = 2 . 32 . 5  e  y = 23 . 52  ; 20 e 400 
d)x = 22 . 33 . 5  e  y = 22 . 53 ; 10 e 900
e)x = 22 . 32 . 5  e  y = 22 . 52  ; 20 e 900

07. Assinale as proposições verdadeiras, some os números a ela associados e marque o resultado obtido:

 
No triângulo OPQ, representado na figura ao lado, OP = PQ e PQ é  paralela  ao  eixo  Ox.
Nessas condições é verdade:

 

(01) as coordenadas de Q são (8;4)
(02) o ponto médio de OQ é M = (4;2)
(04) a reta paralela ao eixo Ox que passa por P é x=3
(08) a reta perpendicular a OP que passa pelo ponto P tem por equação
       3x + 4y - 25 = 0
(16) a equação da circunferência de centro M e tangente ao eixo Oy é 
      x2 + y2 - 8x - 4y = -4
(32) a área do triângulo OPQ é igual a 32 u.a.

a)V, V, F, V, V, F ; 27 (01 + 02 + 08 + 16)
b)V, V, V, F, V, F ; 23 (01 + 02 + 04 + 16)
c)F, V, V, V, F, F ; 14 (02 + 04 + 08)
d)V, V, V, F, F, F ; 07 (01 + 02 +04)

08. A medida mais próxima de cada ângulo externo do heptágono regular da moeda de R$ 0,25 é: 

a)60°
b)45°
c)36°
d)83°
e)51°

09.Sejam m e n dois números reais. A desigualdade m2 + n2 > 2 mn vale:
a)somente para m > 0 , n > 0
b)para todos os m e n reais
c)somente para m > 0 , n < 0
d)somente para m = n = 0 
e)somente para m e n inteiros 

10. O gráfico abaixo fornece o número de unidades vendidas de um produto em função do tempo (dados trimestrais).

I) qual o aumento porcentual de unidades vendidas do quarto trimestre de 98 (IV/98) em relação às do mesmo período do ano anterior (IV/97)?
II) qual o aumento porcentual de unidades vendidas do ano de 98 em relação às do ano de 97?
a)
33,33%  ;  30%
b)33,33%  ;  36%
c)33,62%  ;  36%
d)33,60%  ;  30%
e)33,33%  ;  33%

11. Um quadrado e um triângulo têm perímetros iguais. Se a diagonal do quadrado mede m, então a altura do triângulo, em metros é:

a)
b)
c)
d)
e)

12.  Dado o sistema de equações lineares S:
    
onde determine:
I) a matriz A dos coeficientes de S e o determinante de A
II) o coeficiente c, para que o sistema admita uma única solução

a)

b)

c)

d)

13.  Na figura abaixo têm-se representados os conjuntos A, B e C, não disjuntos:

A região sombreada representa o conjunto:
a)
b)
c)
d)
e)

14. A soma de dois números positivos é igual ao triplo da diferença entre esses mesmos dois números. Essa diferença, por sua vez, é igual ao dobro do quociente do maior pelo menor.
I) encontre esses dois números.
II) escreva uma equação do tipo x2 + bx + c = 0 cujas raízes são aqueles
dois números.
a)4 e 6  ;  x2 + 12x - 32 = 0
b)4 e 4  ;  x2 - 8x + 12  = 0 
c)4 e 6  ;  x2 + 32x -8 = 0
d)4 e 8  ;  x2 + 12x -8 = 0
e)4 e 8  ;  x2 - 12x + 32 = 0 

15. Na divisão dos lucros com seus 20 acionistas, uma empresa distribuiu R$600,00 entre os preferenciais e R$600,00 entre os ordinários. Sabe-se que cada acionista preferencial recebeu R$80,00 a menos do que cada acionista ordinário. Determine quantos acionistas preferenciais esta empresa possui:
a)5
b)10
c)15
d)18
e)20

16. Um prêmio em dinheiro estava para ser dividido, em partes iguais, entre 10 ganhadores. Inesperadamente, surgiram mais 2 ganhadores, devendo o prêmio ser dividido, portanto em 12 partes iguais. Sabendo que a parcela cabível a cada um dos 10 primeiros ganhadores foi reduzida em R$ 700,00, marque a opção que corresponde ao valor do prêmio:
a)R$ 64.500,00
b)R$ 42.000,00
c)R$ 50.400,00
d)R$ 84.000,00
e)R$ 35.000,00

17. O gráfico abaixo, em forma de pizza, representa as notas obtidas em uma questão pelos 32.000 candidatos presentes a primeira fase de uma prova de vestibular. Ele mostra, por exemplo, que 32% desses candidatos tiveram nota 2 nessa questão.
Pergunta-se:
I) quantos candidatos tiveram nota 3?
II) é possível afirmar que a nota média, nessa questão foi < que 2?
a)5.120 ; não
b)5.210 ; não
c)5.120 ; sim
d)5.210 ; sim
e)5.510 ; sim

18.   O valor de é:
a)8
b)4
c)2
d)
e)

19. Observe a figura:

Nessa figura, a reta r determina uma corda AB de comprimento
, na circunferência de equação x2 - 18x +y2 - 16y + 96 = 0. Além disso, a reta r faz com que o eixo x um ângulo ø tal que
tgø = 3/4 e intercepta o eixo y em um ponto de ordenada positiva.
Determine a equação da reta r.
a)r: 3x - 2y + 30 = 0
b)r: 4x - 4y + 30 = 0
c)r: 3x - 3y + 30 = 0
d)r: 3x - 4y + 30 = 0
e)r: 3x - y + 30 = 0

20. No canto A de uma casa quadrada ABCD, de 4 metros de lado, prende-se uma corda flexível e inextensível, em cuja extremidade livre é amarrada uma pequena estaca que serve para riscar o chão, o qual se supõe que seja plano. A corda tem 6 metros de comprimento, do ponto em que está presa até sua extremidade livre. Mantendo-se a corda sempre esticada de tal forma que inicialmente sua extremidade livre esteja encostada à parede BC, risca-se um contorno no chão, em volta da casa, até que a extremidade livre toque a parede CD.
O desenho que ilustra a situação descrita e a área da região exterior à casa delimitada pelo traçado da esta, em m², são respectivamente:

a)

c)

b)

d)


Pontuação instantânea:  

 

 

 Gabarito do seu teste simulado de Matemática

01 - D             02 - C            03 - B            04 - B              05 - C

06 - E            07 - A            08 - E             09 - B             10 - A

11 - E            12 - A             13 - B             14 - E             15 - C

16 - B             17 - A             18 - B              19 - D             20 - C

 

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  10/20 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

 
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