Simulado por matéria de História 2 - Vestibular1

Simulado por matéria de História 2

Simulado por matéria de História 2 com gabarito e 20 questões

Simulado por matéria de História 2 com gabarito – Desafie seus conhecimentos

Simulados por Matéria com gabarito. Prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Simulado por matéria de História 2 com gabarito)
Este Simulado por matéria de História 2 contém 20 questões de das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Simulado por matéria de História 2 estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Simulado por matéria de História 2.

Boa Sorte !

 

Vamos ao Simulado com gabarito:

1. Condenados por um sistema tributário injusto e por um fiscalismo brutal, a única saída viável para a elite colonial endividada com a metrópole, foi naquele momento a concepção de uma rebelião de cunho separatista. Com certeza a região das minas não suportaria a devassa que estava para ser decretada. Daí a facilidade com que as ideias liberais e republicanas penetraram nas elites e em alguns segmentos médios da sociedade mineira do século XVIII.
O texto acima está se referindo especificamente a:

 

 

 

 

 

2. “Os Profetas” do escultor mineiro conhecido por Aleijadinho, considerado como o maior conjunto escultural barroco mineiro, encontra-se na cidade de:

 

 

 

 

 

3. A invenção do tear mecânico foi um dos fatores que contribuíram para a Revolução Industrial; seu inventor é conhecido como:

 

 

 

 

4. Todavia o Império Bizantino sobreviveu; e isso suscita uma questão. Por que esse domínio oriental, bizantino, teve uma história tão diferente de seu correspondente ocidental? Ao invés de ruir no século V, continuou existindo (…) até a queda final (…), em 1453.
(Michael Grant, História Resumida da Civilização Clássica, Rio de Janeiro: Zahar.)

O trecho acima faz alusão à sobrevivência da porção oriental do Império Romano, contrapondo a queda do Império Ocidental ocorrida em 476. Podemos apontar, dentre as razões que motivaram tal fato:

 

 

 

 

 

5. Um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados…, subordinados uns aos outros por uma hierarquia dá vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver.
(Jacques Le Goff)

O texto acima descreve características da sociedade:

 

 

 

 

 

6. Na vida dos índios consiste toda a riqueza e remédio dos moradores e é muito ordinário virem a cair em pouco tempo em grande pobreza os que se tem por muito ricos e afazendados, porque a fazenda não consiste nas terras, que são comuns, senão nos frutos ou indústrias com que cada um os fabrica e de que são os únicos instrumentos os braços dos índios.
(Pe. Antonio Viera, apud Roberto Simonsen, História Econômica do Brasil.)

Sobre o trabalho compulsório indígena é incorreto afirmar que:

 

 

 

 

 

7. O estado de prostração e pobreza em que se encontravam a Metrópole e a Colônia e a extraordinária rapidez com que se desenvolveu a economia do ouro nos primeiros decênios do século XVIII.
(Celso Furtado, Formação Econômica do Brasil)

O funcionário é o outro eu do rei, um outro eu muitas vezes extraviado da fonte de seu poder. (…) O cargo, como no sistema patrimonial, não é mais um negócio a explorar, um pequeno reino a ordenhar, uma mina a aproveitar.
(Raymundo Faoro, Os donos do poder)

Relacionando os textos depreendemos que o período da Mineração no Brasil caracterizou-se por:

 

 

 

 

 

8. A expansão marítima europeia a partir do século XV foi uma solução à crise que a economia europeia vinha atravessando.

Assinale qual a alternativa que contém os elementos que podem ser considerados como uma verdadeira “camisa de força” que limitava o crescimento econômico da Europa durante esse período:

 

 

 

 

 

9. É a partir deste momento que, com o levante dos exércitos, Otávio governou a República, a princípio com Marco Antônio e Marco Lépido, depois com Marco Antônio somente, (…) finalmente, sozinho, durante quarenta e quatro anos.
(Suetônio. As vidas dos doze Césares – Otávio. Rio de Janeiro: Athena Editora,  v.1, p. 67.)

Analisando o trecho acima, podemos entender que se trata do período romano em que:

 

 

 

 

 

10. Deus tinha distribuído tarefas especificas a cada homem; uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma simples e em conformidade com o plano divino e assim sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica…
(Georges Duby)

Assinale a alternativa na qual as relações feudais de produção NÃO correspondem ao texto:

 

 

 

 

 

11. …todo cristão deveria deixar à Igreja em testamento ‘a parte de um filho’, e caso não tivesse descendente deveria nomeá-la sua herdeira. Por outro lado, graças ao celibato clerical o patrimônio eclesiástico não era dividido ou alienado.
(Hilário Franco Jr. A Idade Média – Nascimento do Ocidente. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986, p. 68.)

De acordo com o texto, e seus conhecimentos sobre o período em questão, é correto afirmar que:

 

 

 

 

 

12. Institutos científicos e culturais, obras de assistência de toda ordem e importantes organismos políticos e administrativos davam à sede do governo da Nova Holanda (Recife) um esplendor que a destacava singularmente no meio da miséria americana.
(Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil)

Os holandeses não se tinham apoderado do Brasil com a intenção de o colonizar, isto é, de para aqui se transferir com as famílias e estabelecer um renovo da pátria: movia-os, sobretudo o interesse mercantil. Haviam-nos atraído os grandes lucros do açúcar, fabricado nos engenhos que os portugueses tinham fundado em terras tropicais.
(J. A. Gonçalves Mello,. In História Geral da Civilização Brasileira)

De acordo com os textos e os seus conhecimentos sobre o domínio holandês na América Portuguesa, assinale a alternativa correta:

 

 

 

 

 

13. Os animais selvagens espalhados pela Itália têm cada um a sua toca, o seu covil, a sua furna; aqueles que combatem e morrem pela Itália têm apenas o ar e depois nada mais: sem casa, sem moradia fixa, erram com suas mulheres e seus filhos.
(Tibério Graco in: Malet/Isaac, História Universal.)

Dentre as medidas propostas pelos irmãos Tibério e Caio Graco, a “Lex Agrária“, que previa a divisão de terras do Estado entre os camponeses livres, visava:

 

 

 

 

 

14. Durante a II Guerra Mundial, dois blocos se evidenciaram: os “Aliados” e o “Eixo” composto por quais países:

 

 

 

 

 

15. Os fatores que levaram ao desenvolvimento e a ampliação das atividades econômicas periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão dos holandeses, em 1654, foram:

 

 

 

 

 

16. Na Pólis grega e no Império Romano, o trabalhador escravo esteve na origem das grandes realizações, podendo-se afirmar que:

 

 

 

 

 

17. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. a fé religiosa em nada contribuiu para a expansão marítima, uma vez que Portugal era um país católico, e a teoria de que Deus premiava com a riqueza aqueles com quem queria passar a eternidade é da autoria de Calvino, um dos líderes da Reforma Protestante.
II. o empenho da Coroa Portuguesa em expandir as rotas e a atividade do comércio explica-se pela possibilidade do aumento da arrecadação de impostos sobre essa atividade.
III. os europeus atropelaram a cultura dos povos que encontraram à frente em seu processo de expansão marítima, impondo a estes sua língua, sua religião e seus valores.
IV. Genoveses e venezianos levaram a pior na disputa pela hegemonia comercial pelo Atlântico com portugueses e espanhóis.

 

 

 

 

 

18. Assinale a alternativa incorreta, acerca da expansão do Cristianismo no Império Romano.

 

 

 

 

 

19. Perguntou o dito Ministro ao dito preso pelo seu nome, pela sua naturalidade, nome de seus pais, seu oficio e idade. Disse que o seu nome é Manuel Faustino do Santos Lira, que é natural do termo da Vila de Nossa Senhora da Purificação, e Santo Amaro e Engenho do Calogi, filho legítimo de Raimundo Ferreira, pardo e já falecido, e de Felizarda, também parda ainda escrava do Padre Antônio Francisco de Pinho. Vivia do ofício de alfaiate é forro tem de idade dezessete anos incompleto.
(Anais do Arquivo Público da Bahia, volume 35, p. 10.)

Essa passagem do julgamento de Manuel Faustino nos indica que a Conjuração dos Alfaiates foi um movimento:

 

 

 

 

 

20. A transformação da religião cristã em um culto oficial do Império Romano foi realizada por:

 

 

 

 

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