Simulado por matéria de Geografia 3

Simulado por matéria de Geografia 3 com gabarito e 20 questões

Simulados por matéria de Geografia – Desafie seus conhecimentos

Simulado por matéria de Geografia 3 com gabarito. Prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Simulado por matéria de Geografia 3 com gabarito)
Este Simulado por matéria de Geografia 3 com gabarito contém 20 questões de das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Simulado por matéria de Geografia 3 estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Simulado por matéria de Geografia 3.

Boa Sorte !

 

Vamos ao Simulado com gabarito:

1. A China apresenta ao final do século XX uma realidade contraditória: um país pobre, mas também uma grande potência. Seu atraso econômico é explicado, sobretudo, por importantes contrastes físicos, demográficos e políticos, que sempre fizeram oscilar a política econômica deste grande país entre a descentralização e a restauração do poder central, e entre a auto-suficiência econômica e a abertura ao mundo exterior.
Alguns fatos, deste movimento oscilatório, estão relacionados cronologicamente nas alternativas abaixo, com exceção de uma.
Assinale-a:

 

 

 

 

 

2. O território norte-americano apresenta diferentes paisagens fitogeográficas. As faixas ocupadas pela tundra correspondem às porções:

 

 

 

 

 

3. Sabemos que o clima do Oriente Médio é predominantemente desértico; as massas de ar responsáveis por esse comportamento são:

 

 

 

 

 

4. Dentre as recentes medidas de “modernização do socialismo”, na China, pode-se destacar:

 

 

 

 

 

5. Observe as frases:

I – predomínio de população urbana com baixas taxas de crescimento populacional, devido ao processo de urbanização antiga, a partir do século XIX
II – altas taxas de analfabetismo, populações rurais, baixos índices de consumo de proteínas, elevados índices de crescimento populacional
III – setores econômicos desenvolvidos, como indústria, comércio e finanças, alta renda per capita, acesso da população ao ensino e à educação

São características da América Anglo-Saxônica:

 

 

 

 

 

6. Um dos acidentes físicos mais interessantes da região teve origem quando, provavelmente, o surgimento de montanhas vizinhas isolou um braço de mar no continente. Esta região, localizada na desembocadura do Rio Jordão, está a 394 m abaixo do nível do mar. Trata-se do(a):

 

 

 

 

 

7. Sobre o modo de produção capitalista, é correto afirmar:que sua base econômica:

I – está nas mãos do Estado, que determina a distribuição dos bens produzidos
II – é a propriedade social dos meios de produção
III – está em poder de uma minoria, que detém os meios de produção
IV – está em poder da maioria, que usufrui dos meios de produção
V – é a propriedade privada dos meios de produção

Assinale:

 

 

 

 

 

8. Não há nada mais difícil de realizar nem mais perigoso de controlar do que o início de uma nova ordem de coisas
Niccolo Machiavelli – filósofo italiano
Se transporto para a atualidade, o raciocínio acima nos permite entender porque a estruturação de uma nova ordem internacional requer alterações nas formas e objetivos de atuação dos grandes organismos políticos e econômicos mundiais fundados no II Pós-Guerra, a exemplo do FMI e da ONI. No caso da ONU, a sua reformulação se justificaria pela necessidade de:

 

 

 

 

 

9. A respeito do desenvolvimento econômico do Canadá, não é correto afirmar que:

 

 

 

 

 

10. Um dos traços mais importantes do fenômeno do subdesenvolvimento é sua complexidade, a superposição de sintomas sociológicos e econômicos, o emaranhado de suas interações. Observa-se pelas diferentes estatísticas e avaliações que os países considerados subdesenvolvidos representam aproximadamente três quartos da população mundial
(Yves Lacoste)
Qual das fórmulas abaixo melhor retrata o conjunto do mundo subdesenvolvido?

 

 

 

 

 

11. Apesar de seu grande poderio econômico em âmbito mundial, a economia japonesa enfrenta alguns problemas para manter o seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que encerra um desses problemas:

 

 

 

 

 

12. Qual das características abaixo mais de aplica ao processo de industrialização que ocorre em certos países não-desenvolvidos do Sudeste Asiático e do Extremo Oriente, como Formosa, Coréia do Sul e Cingapura?

 

 

 

 

 

13. De acordo com o mapa, aponte a alternativa que contém a bacia hidrográfica mais importante em termos econômicos e a de maior extensão, nessa ordem:

simulado por matéria de geografia com 20 questões e gabarito. Bacia Paraná amazônica. Vestibular

 

 

 

 

 

14. Simulado por matéria de geografia 3 20 questões gabarito. Focos de tensão. Vestibular

No mapa acima 1, 2, 3 e 4 referem-se, respectivamente aos seguintes focos de tensão nacional e internacional:

 

 

 

 

 

15. Complete a tabela e aponte a alternativa correta:

Localidade Clima Vegetação
Centro da América do Sul Equatorial I
Sul do Brasil II Araucárias
Centro do Canadá III Pradarias

 

 

 

 

 

 

16. As maiores concentrações populacionais asiáticas correspondem às áreas:

 

 

 

 

 

17. Dos rios asiáticos, qual desemboca na Indochina?

 

 

 

 

 

18. A Fronteira meridional do Brasil apresenta-se como a mais dinâmica do país, em fluxos comercial e populacional. Sobre algumas das características econômicas dessa fronteira, é correto afirmar que:

 

 

 

 

 

19. As principais semelhanças geográficas entre a América do Norte e a do Sul referem-se à:

 

 

 

 

 

20. As guerras entre árabes e judeus, que se verificaram no Oriente Médio, tiveram como causa principal:

 

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Question 1 of 20

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Faça o nosso Teste de Ansiedade. Aprenda a enfrentar a ansiedade, Conheça o Prouni, Informações sobre o Fies.

Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!