Simulado por matéria de Biologia 2

Simulado por matéria de Biologia 2 com gabarito e 20 questões

Simulado por matéria de Biologia 2 com gabarito – Desafie seus conhecimentos

Simulados por Matéria de Biologia 2. Prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Simulado por matéria de Biologia 2 com gabarito)
Este Simulado por matéria de Biologia 2 com gabarito contém 20 questões de das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Simulado por matéria de Biologia 2 estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Simulado por matéria de Biologia 2. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador em off-line.

Boa Sorte !
Vamos ao Simulado com gabarito:

1. Após ser utilizado o inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em um sistema, foi avaliada a porcentagem dessa substância acumulada na cadeia alimentar abaixo:

Plantas → Herbívoros → Carnívoros

Espera-se encontrar:

 

 

 

 

 

2. O tico-tico tá comendo meu fubá / Se o tico-tico pensa / em se alimentar / que vá comer / umas minhocas no pomar (…) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alçapão (…)“.
Zequinha de Abreu, Tico-tico no fubá.
No contexto da música, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fubá, minhoca, alpiste e gato:

 

 

 

 

 

3. Observe a tabela abaixo referente as parasitoses humanas. Assinale a alternativa incorreta:

ParasitaDoençaContágioProfilaxia
a) Plasmodium spmaláriamosquito-prego (fêmea)combate ao mosquito
b) Schistossoma mansoniesquistossomosecaramujo planorbídeosaneamento básico
c) Wulchereria bancroftifilariosemosquito Culex (fêmea)combate ao mosquito
d) Leishmania braziliensisleishmaniosemosquito palha (fêmea)combate ao mosquito
e) Trypanosoma cruziascaridíaseingestão de ovos nos alimentossaneamento básico

 

 

 

 

 

 

4. A inversão térmica é um fenômeno bastante conhecido nas grandes cidades como São Paulo e México. Além da falta de ventos é correto afirmar que o acúmulo de poluentes deve-se:

 

 

 

 

 

5. “O século XX proporcionou uma série de pesquisas na área genética. Em 1928, Griffith realizou um importante experimento que envolvia transformação em bactérias. Este experimento, retomado por Avery e colaboradores, em 1944, foi a base para a descoberta da molécula formadora do material genético.
Nos anos 50, Watson e Crick apresentaram o modelo da dupla-hélice dessa molécula, abrindo caminho para que, na década seguinte, se demonstrasse como o gene, através de sua sequência de bases nitrogenadas, controla a produção de proteínas.
Nas duas últimas décadas, o avanço biotecnológico permitiu aos cientistas a manipulação do material genético e a transferência de um gene de uma espécie para outra.”

Considere os itens abaixo:

I. estrutura da molécula do DNA;
II. descoberta do código genético;
III. DNA como molécula constituinte do gene;
IV. obtenção de organismos transgênicos.

O texto faz referência:

 

 

 

 

 

6. Dentre as alternativas abaixo, procure assinalar aquela que reúne os argumentos para explicar a uma pessoa leiga a importância de se ter uma alimentação variada e equilibrada.

 

 

 

 

 

7. Os liquens da tundra ártica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substâncias orgânicas do alimento desses animais, portanto, são primariamente produzidas por um dos organismos componentes do líquen. Qual é esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substâncias orgânicas?

 

 

 

 

 

8. Assistindo a um documentário do programa Planeta Terra da TV Cultura, Gabriel um garoto muito perspicaz fez as seguintes perguntas à Aninha, sua irmã:

1º) De onde provém todos os açúcares naturais (carboidratos) utilizados pelos animais e vegetais?
2º) Por que se diz que, se a produção dos açúcares naturais acabasse, a vida na Terra seria extinta?

Aninha, logo respondeu:

 

 

 

 

 

9. A descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento da área de floresta promoverá maior:

 

 

 

 

10.

DoençasContaminação
I. Doença de ChagasA. ingestão de carne contaminada
II. AscaridíaseB. fezes do barbeiro
III. TeníaseC. penetração da larva através da pele
IV. AncilostomíaseD. ingestão de ovos

A associação correta entre as colunas é:

 

 

 

 

 

11. A Folha de S. Paulo, estampou longa notícia onde se afirmava: “As previsões mais otimistas para a recuperação da camada de ozônio são de 50 anos. Regulamentações internacionais estão reduzindo a emissão do principal composto que acelera sua destruição. Esse composto, o (X) , é liberado, por exemplo, por alguns tipos de (Y)”.
X e Y correspondem, respectivamente, a:

 

 

 

 

 

12. O ecoturismo é uma possibilidade de aproveitamento econômico das unidades de conservação no Brasil. Sobre esta atividade, é falso dizer que:

 

 

 

 

 

13. A célula, para formar _________ une _________, como está esquematizado entre dois deles através da ligação _________.

simulado por matéria de biologia 2 20 questões com gabarito. proteínas, aminoácidos e peptídica. vestibular

Indique a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco:

 

 

 

 

 

14. Recentemente, os noticiários divulgaram o lançamento excessivo de esgoto sanitário na lagoa Rodrigo de Freitas, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Considere as seguintes consequências:

I. Proliferação de organismos aeróbios.
II. Multiplicação dos microrganismos anaeróbios.
III. Diminuição da concentração de oxigênio na água.
IV. Aumento da quantidade de matéria orgânica na água.
V. Mortalidade dos peixes.

Aponte a sequência que melhor representa a ordem em que ocorreram os acontecimentos:

 

 

 

 

 

15. A Central de Cultura do Cursinho da Poli organizava um jantar de confraternização denominado de “Festival de Crustáceos”. Um aluno descreveu a lista do que não poderia faltar: camarão, lagosta, lula, ostra, mexilhão, caranguejo e siri. Mas, a Coordenação da Central estava atenta e disse que não deve incluir no cardápio os seguintes itens:

 

 

 

 

 

16. Os itens da tabela abaixo referem-se aos ácidos nucleicos:

EstruturaComposiçãoFunção
I. Cadeia simples1. Presença da timinaa. Transcrição
II. Dupla hélice2. Presença da uracilab. Síntese de proteínas

São características do ácido desoxirribonucleico:

 

 

 

 

 

17. Assinale a alternativa que indica o organismo que utiliza as brânquias para as trocas gasosas e também para a captura de alimentos:

 

 

 

 

 

18. Os trechos I e II, abaixo, referem-se ao processo de fotossíntese.

I. Em 1937, Robin Hill, da Universidade de Cambridge, trabalhou com cloroplastos solados em lugar de plantas intactas. Forneceu às organelas mantidas in vitro água, luz e um aceptor de hidrogênio.
II. Na década de 1940, Melvin Calvin, da Universidade da Califórnia, forneceu a uma alga gás carbônico marcado com isótopo 14. Esse carbono radioativo foi encontrado em moléculas orgânicas 30 segundos após iniciada a fotossíntese.

Ao ler atentamente os trechos indicados por I e II, um estudante do Ensino Médio fez cinco afirmações. Assinale a única incorreta:

 

 

 

 

 

19. Algumas pesquisas em relação às células cancerosas demonstraram resultados satisfatórios quando interrompem-se o fluxo de oxigênio e de nutrientes.
Nessas condições, as células sem o suprimento de aminoácidos, de imediato não mais poderão formar:

 

 

 

 

 

20. Uma pessoa recebeu pela primeira vez a injeção de uma toxina bacteriana e manifestou a resposta imunológica produzindo a antitoxina (anticorpo). Se após algum tempo esse indivíduo entra em contato com a toxina da bactéria, espera-se que ele:

 

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Question 1 of 20

Revise com nossas Vídeo Aulas, Visite a seção de faculdades e faça sua escolha, Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular, Resumos de livros – conheça a seção.

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!