Geografia Humana Movimentos Migratórios

Exercícios específicos de Geografia Humana Movimentos Migratórios

Instruções para realização do teste (Geografia Humana Movimentos Migratórios)
Este Exercício de Geografia Humana Movimentos Migratórios contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico de Geografia Humana Movimentos Migratórios estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício de Geografia Humana Movimentos Migratórios.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Exercícios específicos de Geografia Humana Movimentos Migratórios

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

1. (UNIUBE) Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes:

 

 

 

 

 

2. (FGV-RJ) Transições demográficas em curso nos diferentes países do Sul, inverno demográfico em certos países do Norte, envelhecimento da população, urbanização sem precedentes: eis o que desenha uma paisagem demográfica inédita. Soma-se a questão das circulações migratórias: 214 milhões de pessoas residem de modo permanente em um país diferente daquele em que nasceram – um número que não inclui nem refugiados nem deslocados.
Gérard-François Dumont

Sobre o significado dos conceitos utilizados no texto acima para descrever a atual paisagem demográfica, leia as seguintes afirmações:

I. Transição Demográfica refere-se ao período de transição entre uma situação de elevadas taxas de mortalidade e de natalidade para um regime de baixa mortalidade e natalidade, em dado país ou região.
II. Inverno Demográfico refere-se a uma situação na qual a natalidade continua a diminuir no final da transição demográfica, em dado país ou região.
III. Urbanização refere-se ao crescimento absoluto da população que reside em assentamentos definidos como urbanos, em dado país ou região.
IV. Deslocadorefere-seaomigrantequeatravessaumafronteirapolíticainternacionalembuscade inserção no mercado de trabalho em um país estrangeiro.

Está correto apenas o que se afirma em

 

 

 

 

 

3. Sobre os movimentos da população, podemos dizer que:
1) Nomadismo é o sistema de vida de determinados povos, caracterizado pela inexistência de habitação fixa e pelo periódico, de toda a população.
2) A migração pendular é um fenômeno cuja intensificação está na razão direta da urbanização.
3) A migração que os habitantes de Olinda fazem diariamente para o Recife, onde trabalham, é um exemplo de migração pendular.
4) As migrações sazonais são o único movimento populacional que não se encontra na dependência das estações do ano.
5) Nos países capitalistas desenvolvidos, a principal causa da migração campo-cidade é a pressão demográfica no campo.

 

 

 

 

 

4. (UPE) O crescimento acelerado da população e a urbanização são, na atualidade, dois assuntos que vêm sendo estudados, com muita atenção, pela Geografia Humana. Sobre esse tema, o que pode ou não ser dito? (Assinale V ou F)

1 – O crescimento acelerado da população e da urbanização tem sido apontado como um dos responsáveis pela ruptura do funcionamento do ambiente natural.
2 – No Brasil, a urbanização tem sido intensa, sobretudo nos grandes centros e nas cidades de porte médio.
3- A Geografia Quantitativa é o único ramo do saber geográfico que analisa profundamente as relações entre o crescimento acelerado da população e as condições de funcionamento do ambiente natural.
4 – A complexidade do estudo do ambiente urbano decorre, sobretudo, do fato de que tal análise envolve inúmeras variáveis, tanto relacionadas ao quadro natural quanto àquelas ligadas à qualidade de vida da população.
5 – A vida nas grandes cidades tem-se tornado cada vez mais difícil devido, sobretudo, à degradação das
condições de vida do homem e dos recursos naturais.

 

 

 

 

 

5. (UNOPAR) Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional populacional foi dada pelos:
a)

 

 

 

 

 

6. A Europa recebe, hoje, os principais fluxos migratórios do planeta.
Em numerosos países do Terceiro Mundo, uma parcela da população encontra grandes dificuldades de sobrevivência − por causa da concentração de riqueza, das guerras étnico-religiosas, da discriminação das minorias e da falta de trabalho − e busca, na Europa, um refúgio e uma esperança de melhoria das suas condições de vida.

Com relação ao texto, assinale a alternativa INCORRETA.

 

 

 

 

 

7. (FEI) Migrações pendulares são:

 

 

 

 

 

8. (UFG-GO) – Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado:

 

 

 

 

 

9. As migrações internacionais vêm ganhando um certo destaque no cenário mundial, já há alguns anos, ou seja, desde a década de 80 do século passado. Contribuíram para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana:

1)  as desigualdades econômicas regionais.
2) os conflitos bélicos.
3) a destruição do bloco soviético.
4) a formação de blocos econômicos.
5) a nova onda de epidemias.
6) o fim das divergências étnicas.
Estão corretas apenas:

 

 

 

 

 

10. (PUC) Entre os fatores que impulsionaram a migração europeia para o Brasil entre 1870 – 1930, podemos excluir:

 

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Fique antenado com as datas de vestibulares – Confira na seção do Calendário!

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

Tudo que é necessário saber sobre o Enem está no Vestibular1. Confira as Matérias que mais caem no EnemComo se preparar para o Enem e Vestibular, Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Enem! Inscrições, simulados, e muito mais. Se você que ter uma boa nota no Enem, faça uma revisão aqui no site. Veja as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Participando do Enem e vestibulares este ano, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Acesse as seções de Revisão OnLine e de Vestibular saiba mais dos vestibulares e do Enem, confira as dicas e informações.

Faça uma redação que obtenha nota máxima. A redação é um dos grandes desafios para quem vai fazer vestibular ou ENEM. O apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC.