Geografia Geral – África

Exercícios específicos de Geografia Geral – África

Desafie seus conhecimentos e prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1
Instruções para realização do teste (Exercício específico de Geografia Geral – África)
Este Exercício de Geografia Geral – África – Termologia Transmissão de Calor contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício de Geografia Geral – África estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício de Geografia Geral – África.
Boa Sorte !
Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Exercícios específicos de Geografia Geral – África

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

1. (UNESP) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países. Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.

 

 

 

 

 

2. O mapa abaixo indica duas importantes bacias hidrográficas africanas. Quais são elas, respectivamente?

 

Geografia Geral - África bacias hidrograficas enem vestibular

 

 

 

 

 

3. Do ponto de vista demográfico a República Sul-Africana é um país predominantemente habitado por:

 

 

 

 

 

4. Em quantas partes podemos dividir o relevo da áfrica?

 

 

 

 

5. (FUVEST) No processo de ocupação da África Negra pelos europeus surgiu um tipo étnico chamado afrikander descendente de:

 

 

 

 

 

6. Quanto ao clima e a vegetação da Africa pode-se afirmar:
1 – As áreas de maior riqueza florestal do continente se encontra no Saara ao norte e Calaari ao sul.
2 – A floresta equatorial, tipo floresta amazônica, ocorre no centro do continente, ao longo da bacia do rio Congo onde o relevo mais suave permite a entrada das massas de ar úmidas trazidas pelos ventos alísios.
3  – A savana localiza-se ao redor das matas tropicais representando uma vegetação rala formada por gramíneas e árvores esparsas.
4  – As plantas xerófilas são próprias das áreas de clima árido chamadas também de tundra.
5 – Os animais africanos estão distribuídos de acordo com a vegetação, onde ela é mais rala de fácil penetração aparecem os animais de grande porte onde ela é mais densa animais menores.

 

 

 

 

 

7. (UNIP) É o maior país produtor de petróleo da África do Norte, cuja exploração é feita no deserto do Saara. Trata-se do(a):

 

 

 

 

 

8. Considere as seguintes afirmações sobre a África Sub-Saariana.

I. Um dos motivos que justificam os conflitos violentos, nessa parte do continente, é o da necessidade de controle dos recursos minerais aí abundantes.
II. A violência e a impunidade aí presentes representam desrespeito à Declaração dos Direitos Humanos e às Leis Internacionais sobre Refugiados.
III. A assistência ao desenvolvimento dos países que a compõem foi incrementada em 40% pelos países ricos, entre os anos 1990-1999.
IV. A África Sub-Saariana vem sofrendo limitações no desenvolvimento de sua produção local, devido ao fato de estar fora das prioridades dos mercados mundiais.

Está correto apenas o que se afirma em

 

 

 

 

 

9. (FUVEST) O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam

 

 

 

 

 

10. (FATEC) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”
(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)

Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos

 

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Visite nossas seções de Vestibular e de Enem!

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Veja as Tendências de Carreiras – Saiba mais sobre Opção de carreira – Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Revise com nossas Vídeo Aulas, Visite a seção de faculdades e faça sua escolha, Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular, Resumos de livros – conheça a seção.

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Contribua com seu artigo. Quer falar o que pensa? Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!