Física – Eletricidade – Estudo Matemático da Onda

Física – Eletricidade – Estudo Matemático da Onda

Instruções para realização do teste (Física – Eletricidade – Estudo Matemático da Onda)
Este Exercício específico de Física – Eletricidade – Estudo Matemático da Onda contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício específico de Física – Eletricidade – Estudo Matemático da Onda. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador em off-line.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Física – Eletricidade – Estudo Matemático da Onda

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

1. (UnB) um mostruário de uma exposição é iluminado por uma lâmpada de potência P1, a uma distância r1. Por motivos de estética, resolve-se dobrar a distância da luz ao mostruário, mantendo-se, no entanto, a mesma intensidade luminosa sobre ele. Para isso, tiveram que trocar a lâmpada por outra de potência igual a:

 

 

 

 

 

2. (USF) Duas ondas propagam-se no mesmo meio, com a mesma velocidade. O comprimento de onda da primeira é igual ao dobro do comprimento de onda da segunda. Então podemos dizer que a primeira terá, em relação à segunda:

 

 

 

 

 

3. (UFJF) Um homem balança um barco no qual se encontra e produz ondas na superfície de um lago cuja profundidade é constante até a margem, observando o seguinte:

I    – o barco executa 60 oscilações por minuto;
II   – a cada oscilação aparece a crista de uma onda;
III – cada crista gasta 10 s para alcançar a margem.

Sabendo-se que o barco se encontra a 9,0 m da margem e considerando as observações anteriores, pode-se afirmar que as ondas do lago têm um comprimento de onda de:

 

 

 

 

 

4. A quantidade média de energia que a Terra recebe do Sol por minuto e por cm2 é de 2,00 cal. Se o raio da órbita terrestre é de 1,50 . 1011 m e o de Plutão, 6,00 . 1012 m, qual a quantidade média de energia que Plutão recebe do Sol, por minuto e por cm2?

 

 

 

 

 

5. Se uma régua passa a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração:

 

 

 

 

 

6. (UFRS) uma onda esférica, gerada por uma fonte puntiforme, propaga-se num meio não absorvedor. A energia que incide por segundo sobre uma superfície de 1 m2, colocada perpendicularmente à direção de propagação da onda, a 1 km da fonte, é 5 joules. As energias que incidem por segundo sobre a mesma superfície, colocada nas mesmas condições a 2 km e a 3 km da fonte são, respectivamente, em joules, iguais a:

 

 

 

 

7. (FUVEST) O ouvido humano consegue ouvir sons desde aproximadamente 20 Hz até 20.000 Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de módulo 330 m/s, qual é o intervalo de comprimento de onda detectado pelo ouvido humano?

 

 

 

 

 

8. (FUVEST) Um vibrador, operando com frequência igual a f, perturba a superfície tranquila da água de um tanque num dado ponto O, produzindo um trem de ondas circulares. Essas ondas, ao se propagarem, atingem uma pequena boia situada a 2,0 m do ponto O, em um intervalo de tempo de 0,50 s depois de terem sido emitidas pelo vibrador. Se a distância entre uma crista e um vale consecutivos das ondas é igual a 10 cm, o valor de f, em hertz, é:

 

 

 

 

 

9. (MACKENZIE) Uma onda transversal se propaga obedecendo à função y = 4,0 cos [p(20T – 4,0x)] no sistema CGS. O módulo da velocidade de propagação dessa onda é:

 

 

 

 

 

10. Ondas senoidais, observadas de um referencial Oxy, propagam-se ao longo de uma corda ideal obedecendo à função y = 4 sen [p(2x – 4t)], onde x e y são dados em metros e t é dado em segundos. Para as ondas referidas, a frequência e o comprimento de onda valem, respectivamente:

 

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Revise com nossas Vídeo Aulas, Visite a seção de faculdades e faça sua escolha, Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular, Resumos de livros – conheça a seção.

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Desafio de Einstein – faça o Teste, Aproveite e faça, também, nosso Teste Vocacional, Exercícios por Matérias – Não deixe para depois, Conheça a nossa seção de Macetes.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Contribua com seu artigo. Quer falar o que pensa? Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!

Visite a seção de Carreiras ou veja Novos cursos Tecnológicos, conheça os tipos de ajuda que você pode ter com nossas informações e faça os testes.

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados