Simulado online com gabarito de História 06

Simulado online com gabarito de História 06

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Simulado online com gabarito de História 06):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online com gabarito de História 06 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em História.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do Simulado online com gabarito de História 06 estão no final.

Bons estudos!

Vamos ao Simulado online com gabarito:

1. (FUVEST) A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1.960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado “Cone Sul”, teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado:

 

 

 

 

 

2. (PUCCAMP)… derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas.

O quadro descrito no texto conduziu à:

 

 

 

 

 

3. (UNIP) Pela abrangência, distinguia-se dos planos anteriores. Previa a reforma agrária, que se acreditava necessária não só no aspecto social, mas para ampliar a produção agrícola e outras reformas no setor administrativo, fiscal etc. A curto e médio prazo propunha um programa semelhante aos anteriores para reduzir a inflação e manter a capacidade de importação do país. O primeiro ponto passava pela redução dos gastos públicos, mas não dos investimentos públicos, pois estes eram essenciais para o crescimento econômico. Os recursos não seriam obtidos e às indústrias estatais e através do aumento dos impostos incidentes sobre os grupos de renda mais alta.

O texto trata do Plano Trienal lançado pelo presidente:

 

 

 

 

 

4. (UNIP)As pressões norte-americanas, em meio à Guerra Fria, culminaram com a expulsão da OEA, em 1962. Desse episódio, a URSS aproveita-se para enfraquecer as posições dos Estados Unidos e prometem instalar uma base de mísseis na ilha, gerando um dos episódios mais tensos da Guerra Fria, quando navios americanos impedem a frota russa de chegar a este país, em outubro de 1.962.

O texto é uma clara referência aos desdobramentos provocados pela Revolução:

 

 

 

 

 

5. (FGV)

I. Fulgêncio Batista, apesar de sair do governo em 1.959, permanece em Cuba até a tentativa de invasão norte-americana, através da baía dos Porcos, em janeiro de 1.966.
II. O processo insurrecional que culminou com a vitória de Fidel Castro e seus companheiros, no final dos anos de 1.950, tem início em julho de 1.953, com a tentativa de assalto ao quartel Moncada.
III. Em janeiro de 1.962, a Conferência de Organização dos Estados Americanos (OEA) decide o bloqueio econômico e político a Cuba, por proposta dos Estados Unidos da América.
IV. Cuba e Porto Rico, a exemplo da maioria dos países latino-americanos, conseguiram suas independências no final do século passado através de lutas sangrentas comandadas por líderes oriundos das classes populares.

Acerca da história política cubana é correto apenas o afirmado em:

 

 

 

 

 

6. (FUVEST)As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência.
Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1.914, pode-se afirmar que exprime:

 

 

 

 

 

7. (VUNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.

 

 

 

 

 

8. (UNISAL)Na Índia, o império formal nunca deixou de ser vital para a economia britânica. Em outras partes do mundo, parecia tornar-se cada vez mais vital após a década de 1870, quando a competição externa se tornou aguda (…). A partir da década de 1880 tornou-se universalmente popular entre as grandes potências o ‘imperialismo’ – a divisão do mundo em colônias formais e em esferas de influência (…)
(Eric Hobsbawn, Da Revolução Industrial inglesa ao imperialismo, Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1978, p. 138)

A respeito do imperialismo do século XIX, pode-se afirmar que:

 

 

 

 

 

9. (PUC) Dentre os vários fatores que podem ser arrolados como responsáveis pela Primeira Grande Guerra, destacam-se, exceto:

 

 

 

 

 

10. (FGV) A gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:

 

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Question 1 of 10

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!, Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro, Confira A melhor maneira de estudar!

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos ou faça o download: Prova e gabarito de anos anteriores.

ESPECIAL ENEM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER! Confira as provas e gabaritos. Respostas das perguntas mais frequentes deste exame que avalia estudantes. Não perca mais tempo e confira estas dicas exclusivas sobre preparação para o Enem. Veja mais em: Preparação Eficaz para o Enem, Preparação do Enem e Vestibular, Como se preparar para o Enem e Vestibular e Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro!

Se você precisa e quer melhorar suas notas ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, e principalmente rumo a sonhada universidade!