Simulado expresso

Testes de conhecimentos


Simulado Express IV

Instruções para realização do teste

Este teste contém 24 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.                    Boa Sorte !

 Acessórios:   se você quiser !

ANUNCIE AQUI!

 Questões

01. Sabendo-se que a soma dos coeficientes no desenvolvimento do binômio (a + b)m é igual a 256, calcule (m/2)!
a)12
b)24
c)06
d)03
e)36

02.  Determine os seguintes limites:
  lim (2 senx - cos2x + cotgx)
.....x® p /2


a)3
b)6
c)12
d)9
e)n.d.a.

03. Na figura ao lado, o valor de x está mais próximo de:

 


a)3
b)5
c)7
d)9
e)11

   

   

  

  

04. Quando fazemos faxina na nossa casa, eliminamos não somente o pó e a sujeira que se acumulam com o passar dos dias, mas também uma série de organismos vivos que habitam nosso lar. Abaixo estão listados um pouco da biodiversidade encontrada em qualquer residência:

- ácaros; bactérias; traças; protozoários; cogumelos;
- formigas; piolhos-de-cobra; mosquitos; baratas; mariposas;
- vírus; besouros; aranhas; lesmas; bolores;
- lagartas; lagartixas; vermes; percevejos

Assinale a alternativa que só se refira aos metazoários:

a)
piolhos-de-cobra, vermes, vírus e percevejos.
b)
formigas, aranhas, mariposas e protozoários.
c)
vermes, bolores, protozoários e cogumelos.
d)
besouros, bactérias, mosquitos e baratas.
e)
lagartixas, ácaros, lesmas e traças.

05.  Leia o texto abaixo:

Nenhuma praia da costa sul paulista possui tratamento de esgoto. Existem sistemas em fase de construção em Barequeçaba, Juqueí e Boiçucanga. Por enquanto, os proprietários são responsáveis por instalar redes próprias, mas a CETESB afirma que não tem como fiscalizar. As residências usam fossas sépticas, opção de baixo custo que está longe de ser a ideal. 'O maior problema são as obras irregulares, que jogam o esgoto direto nos rios', diz Sílvio do Prado Bohn Júnior, gerente da CETESB em Ubatuba. 'As águas do litoral, incluindo o lençol freático, estão contaminadas.' No verão, a produção de lixo salta de 60 para 250 toneladas por dia. Embora o município conte com um sistema de reciclagem, a coleta seletiva não chega a 10%.

Revista VEJA, junho/2001

A falta de saneamento básico polui e contamina o lençol freático, sendo o principal fator no aparecimento de doenças endêmicas como:

a)doença de Chagas, amebíase, malária.
b)esquistossomose, ascaridíase, amebíase.
c)ascaridíase, doença de Chagas, esquistossomose.
d)esquistossomose, ascaridíase, malária.
e)ancilostomose, doença de Chagas, amebíase.

06. A ilustração a seguir mostra de maneira esquemática o ciclo de vida do parasita Schistosoma mansoni.

Assinale a alternativa que mostra a seqüência correta do ciclo de vida do parasita da esquistossomose:

a)I -> II -> III -> IV -> V -> VI
b)II -> III -> IV -> VI
c)III -> IV -> V-> I
d)IV -> III -> II -> I -> V
e)V -> IV -> III -> II -> I -> VI

07.  Considere os seguintes fragmentos:
I. Combinam-se personagens e interesses com o exclusivo objetivo do casamento: é assim que a ideologia burguesa acaba por condicionar as conveniências de classe, mal disfarçadas pelo idealismo com base em virtudes abstratas, assumido pelo escritor.
II. Estruturalmente, a forma do romance busca renovação: a intriga cede lugar à análise psicológica ou social, com vistas ao conhecimento das causas profundas do comportamento, seja do indivíduo, seja da classe a que pertence.
III. Empresta-se um verniz medieval às façanhas de nossos nativos, como se a civilização pré-cabralina constituísse nossa gloriosa Idade Média.

As afirmações corretas: 

a)I e III referem-se à prosa romântica, e II, à realista.
b)I e II referem-se à prosa realista, e III, à romântica.
c)I refere-se à prosa romântica, e II e III, à realista.
d)I refere-se à prosa realista, e II e III, à romântica.
e)I e III referem-se à prosa realista, e II, à romântica.

08. É correto afirmar que no poema dramático Morte e Vida Severina , de João Cabral de Melo Neto
a)o poeta buscou exprimir um aspecto da vida nordestina no estilo dos autos medievais , valendo-se da retórica e da moralidade religiosa que os caracterizam
b)o destino que as ciganas prevêem para o recém-nascido é o mesmo que Severino já cumprira ao longo de sua vida , marcada pela seca , pela falta de trabalho e pela retirada
c)o "auto de natal" acaba por definir-se não exatamente num sentido religiosos, mas enquanto reconhecimento da forca afirmativa e renovadora que está na própria natureza
d)a cena inicial e a final dialogam de modo a indicar que, no retorno à terra de origem , o retirante estará munido das convicções religiosas que adquiriu com o mestre carpina.
e)a sucessão de frustrações vividas pós Severino faz dele um exemplo típico de herói moderno cuja tragicidade se expressa na rejeição à cultura que pertence

09. Assinale a única frase em que a ordem de colocação das palavras NÃO produz ambigüidade
a)Regressou a Brasília depois de uma cirurgia cardíaca com cerimonial de chefe de estado
b)É só colocar as moedas , girar a manivela e ter a escova já com a pasta embalada nas mãos
c)Casal procura filho seqüestrado via internet
d)Câmara torna crime porte ilegal de armas
e)Rossi pede ao STF processo por calúnia conta Motta

10.  Uma barra homogênea e de secção transversal constante tem peso 10N e comprimento 1m. Suspendendo-a por duas molas de mesmo comprimento inicial e constantes elásticas iguais a k=200N/m e k=300N/m, fica em equilíbrio na posição ilustrada na figura.


A distância da extremidade A, em que devemos colocar sobre a barra um corpo de peso 20N para que ela fique em equilíbrio na horizontal, é:

 
a)80 cm
b)75 cm
c)70 cm
d)65 cm
e)60 cm

11.  As figuras a seguir ilustram a trajetória de um elétron movendo-se entre dois fios retilíneos à mesma distância de cada um. A trajetória do elétron e os dois fios encontram-se no mesmo plano.

 Das situações a seguir, a única que representa corretamente os sentidos e intensidades das correntes (“i” e “i”) capazes de manter o elétron em sua trajetória retilínea é:

 

  

   a)

    b)

    c)

    d)

    e)

 

12. A biblioteca de uma universidade contém 2 X 10 elevado a 5 de livros. Qual a ordem de grandeza expressa em metros, do comprimento da prateleira ocupada pelos livros?
a)10 elevado a 8
b)10 elevado a 2
c)10 elevado a 4
d)10 elevado a 6
e)10 elevado a 10

13.  Um elemento M do grupo 2A forma um composto binário iônico com um elemento X do grupo 7A. Assinale, entre as opções abaixo, a fórmula mínima do respectivo composto:

a)MX
b)MX2
c)M2X
d)M2X7
e)M7X2

14.  A água, a amônia e o metano têm massas moleculares muito próximas. Apesar disso, a água possui ponto de ebulição muito mais elevado que o da amônia e o do metano. Essas observações experimentais podem ser explicadas porque:
a)A água possui moléculas polares que formam ligações de pontes de hidrogênio, aumentando a força de coesão entre suas moléculas.
b)A água apresenta ligações iônicas, enquanto o metano e a amônia são formados por ligações covalentes.
c)Todos os três compostos apresentados têm ligações covalentes, porém a amônia e o metano são polares.
d)As moléculas de água apresentam ligações covalentes oxigênio-hidrogênio, facilmente rompíveis.
e)Os tipos de ligação não interferem no ponto de ebulição.

15. Em um acidente , um caminhão carregado de solução aquosa de ácido fosfórico tombou derramando cerca de 24,5 toneladas dessa solução no asfalto.Quantas toneladas de óxido de cálcio seriam necessário para reagir totalmente com essa quantidade de ácido?

Porcentagem em massa do H3PO4 na solução=80%
massas molares(g/mol) H3PO4=98   CaO=56

a) 7,5
b)16,8
c) 21,0
d)11,2
e)22,9

16.  Sobre a situação geopolítica dos Bálcãs, assinale a alternativa correta:

a)Atingida indiretamente pelas transformações geo-políticas iniciadas em Moscou e posteriormente irradiada aos países do "bloco soviético", pondo fim ao "socialismo real" na Europa, a Federação Iugoslava acabou desmembrando-se após a ocorrência de sangrentas guerras civis.
b)As guerras civis ao longo da década de 1990, nessa região, podem ser considerados fatos isolados e já resolvidos e não representaram grave ameaça para a estabilidade da União Européia.
c)A guerra do Kosovo (1999) nada tem a ver com os demais conflitos na região dos Bálcãs, pois o motivo que levou as tropas da OTAN, lideradas pelos Estados Unidos e com a devida autorização do Conselho de Segurança da ONU, a bombardearem a região restringem-se a fatores humanitários.
d)A guerra da Bósnia (1992-95) só chegou ao fim após uma enérgica intervenção das tropas formadas pelos países da União Européia, não sendo preciso recorrer às forças da OTAN para garantir a segurança externa do continente.
e)O esfacelamento da Federação Iugoslava está diretamente relacionada com o fim da URSS (1991), pois o país também integrava o "bloco soviético".

17.  "A importância de não nascer importante".

Essa frase aparece num trecho do livro As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano. Para tentar esclarecer por que o Reino Unido não manteve um controle mais rígido sobre as Treze Colônias do Norte (Estados Unidos), já que foi justamente nessa região que surgiu o embrião do separatismo norte-americano, que acabou se transformando em um forte concorrente britânico. Segundo Galeano, "as Treze Colônias do Norte não tinham ouro, nem prata, nem civilizações indígenas com densas concentrações de população já organizada para o trabalho, nem solos tropicais de fertilidade fabulosa na faixa costeira. A natureza tinha se mostrado avara, e também a história: faltavam metais e mão-de-obra escrava para arrancar metais do ventre da terra. Foi uma sorte."

O fato de ter "nascido sem importância" também foi importante para a criação das condições de industrialização no Japão, ou seja, o Japão não foi vítima da ganância dos mercantilistas no período colonial, ao contrário de seus "vizinhos" China e Índia. Entre os fatores que não despertaram os ávidos comerciantes, durante o mercantilismo e, mesmo mais tarde, na época do imperialismo, os ávidos industriais europeus, destacaram-se, exceto:

a)o fato de ser um país de pequenas dimensões territoriais, vulcânico e com freqüentes abalos sísmicos.
b)o fato de ser um país pobre em recursos minerais e energéticos.
c)inexistência de solos tropicais de fertilidade fabulosa no litoral.
d)o fato de ser um país banhado por correntes marítimas quentes e frias.
e)o fato de o país ser predominantemente montanhoso.

18.  

EMPREGOS NO JAPÃO
Para descendentes e casal misto. Atendemos em domicílio ou em nosso escritório. Regiões de Jaú, Pederneiras, Bauru, Bariri, Botucatu e proximidades.
Áreas de alimentos, autopeças e eletrônica. Fazemos documentação grátis. Serviço já definido no Brasil. Segurança e tradição.
11 anos no ramo.


O anúncio acima oferece empregos no Japão para descendentes de japoneses e casais mistos. Uma situação completamente oposta daquela apresentada entre os anos 20 e 30 do século XX, quando milhares de imigrantes japoneses vieram tentar a sorte em terras brasileiras.
As explicações para a mudança do fluxo imigratório pode ser explicada pelas seguintes afirmativas:

I- A imigração de nipo-brasileiros para o Japão visa suprir a demanda do mercado de trabalho não especializado e temporário.
II- As crises econômicas das últimas décadas, principalmente a da década de oitenta, ajudam a entender a saída de brasileiros descendentes de japoneses para o Japão onde a oferta de empregos é maior.
III- O desejo de conhecer e se engajar em trabalhos especializados levam a inversão do fluxo imigratório.
IV- Essa inversão do fluxo imigratório pode ser também explicada a partir das mudanças socioeconômicas que ocorreram nos dois países durante o século passado.
V- As atividades ligadas às artes e ao futebol são as principais fontes de emprego de nipo-brasileiros no Japão.

São verdadeiras:
a)todas
b)II e III
c)I, II e IV
d)somente I
e)I e II

19.  Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b)a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c)os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
d)os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
e)a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

20.  A década de 1920 no Brasil foi marcada por expressivos movimentos políticos e culturais. São daquele período:
a)Movimento Tenentista e Convênio de Taubaté.
b)Formação da Aliança Liberal e Campanha da Cisplatina.
c)Campanha da Cisplatina e Semana de Arte Moderna.
d)Semana de Arte Moderna e formação da Aliança Liberal.
e)Fundação do Partido Comunista Brasileiro e Convênio de Taubaté.

21.  Um jovem príncipe troiano foi procurado por três deusas (Atena, Hera e Afrodite) que lhe pediram que escolhesse entre elas, qual seria a mais bela.
Páris, o príncipe troiano, teve três propostas: Atena lhe prometeu, caso fosse escolhida, que ele seria o melhor guerreirro do mundo; Hera lhe prometeu o controle sobre todos os reinos do mundo; Afrodite, por fim, lhe prometeu a mulher mais bela do mundo. Das três deusas, Páris escolheu Afrodite e esta lhe disse que Helena, a princesa grega seria a mulher. Seguindo as palavras da deusa, Páris seqüestra Helena, levando toda ira grega contra a cidade de Tróia.

Nesta narrativa encontramos os episódios sobre a lendária guerra entre gregos e troianos. A obra e o respectivo autor são:
a)Édipo Rei - Sófocles.
b)Os Sete contra Tebas - Ésquilo.
c)A Ilíada - Homero.
d)A República - Platão.
e)A História da Guerra do Peloponeso - Tucídides.

O texto a seguir refere-se às questões de 22 à 24

A Big Money Decision Against Big Tobacco

A dying smoker says Philip Morris lied about the risks of cigarettes - and a jury awards him $3 billion

Thursday, June 07, 2001


Richard Boeken has conquered three major addictions in his life: Heroin, methadone and alcohol. It was the one he couldn't beat that will eventually kill him.
Boeken, 56, has smoked two packs of Marlboro cigarettes every day for the last 43 years, despite repeated attempts to stop smoking. He now has lung cancer, which has spread to his brain, back and lymph nodes; doctors give him less than a year to live. Who's responsible (…) this sad situation? According to a Los Angeles jury, his imminent death can be attributed directly to Philip Morris, the manufacturer of Marlboro cigarettes. The reason? Boeken says he believed the company's constant insistence that cigarettes are not addictive. And while juries had long been incredulous of individual claims against tobacco companies - why didn't they just quit? - they now seemed more inclined to place the blame on the cigarette manufacturer.

22.  Complete the space "Who's responsible (...) this sad situation ?" from the text with the right preposition:
a)on
b)for
c)around
d)in
e)at

23. According to the text, Richard Boeken:
a)was only addicted to tobacco during his entirely life.
b)had lung cancer and was cured in less than a year.
c)has worked for the last 43 years at Phillip Morris.
d)will probably die.
e)will have to pay $ 3 billion to Phillip Morris.

24. According to a Los Angeles jury:
a)Individuals who claim against tobacco companies are not believed these days.
b)Boeken is responsible for his cancer because he didn't stop smoking.
c)If Phillip Morris pays Boeken, he can pay his hospitalization and be cured.
d)Phillip Morris is responsible for Boeken's imminent death.
e)Boeken must stop smoking to have the money.


Pontuação instantânea:  

 

 

 Gabarito do seu teste simulado express

01 - B             02 - A            03 - B            04 - E              05 - B

06 - E            07 - A            08 - C             09 - D             10 - D

11 - B            12 - D             13 - B             14 - A             15 - B

16 - A             17 - D             18 - C              19 - B             20 - D

21 - C             22 - B             23 - D              24 - D                        

 

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  12/24 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

 
Visite a página de   Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras
Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras 


OUTROS
CANAIS
DO
PORTAL=>


Página Principal


|Notícias |Provas Resolvidas |Atlas Geográfico | Fórum do Vestibular | Ansiedade | Boletins|
| Fies | Prouni | Mural de Recados | Tipos de Vestibulandos | Ajuda "V1" |Bolsas de Estudo|
| Agenda | Termo de uso | Papel de Parede | V1 Blog | Hora do Recreio | Redação Nota 10 |
| Professor on-line | Exercícios por matéria | Provão | Novidades | TourVirtual | Fale conosco |
| Carreiras | Testes | Faculdades | Cursinhos | Revisão | Redação | Novidades | Calendários |
| Informativo Exclusivo | Sites de Vestibular | Teste vocacional | Links | Sites Recomendados |
| Divulgue | Gabaritos | Simulados | Bate papo | Macetes | Teste QI | Oriente-se | Resumos |
| Resultados | Cadastre-se | Mapa Geral | SAV | Cartões | Desafio | Apostilas | Enem | Breve |
| Apostilas Selecionadas | Dúvidas Sanadas | Ranking das Faculdades | Vídeo Aulas |
 

 Brasil,
Copyright © Desde 08/2000 Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.