Simulado por matéria

Testes de conhecimentos


História

Instruções para realização do teste

Este teste contém 20 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.                    Boa Sorte !

ANUNCIE AQUI!

 Questões


01. Sobre o Islamismo e a expansão da Civilização Árabe durante a Alta Idade Média, é incorreto afirmar que:
a)O Islão - submissão a Alá - foi fundado pelo profeta Maomé por volta de 610 d.C.. Sua fuga para Medina em 622 d.C. - Hégira - marca o início da era muçulmana.
b)A expansão do Islamismo contribuiu para a ruralização da Europa, uma vez que os Árabes dominaram e fecharam a principal via de comércio até então, o Mar Mediterrâneo.
c)Baseado no ideal de Guerra Santa - jihad - que prega o combate ao infiel, os Árabes expandiram durante a Alta Idade Média, ultrapassando o limite dos Pirineus, e com isso conquistando o Império Merovíngeo, atual França.
d)O estímulo à Guerra Santa, o aumento da população Árabe, e a guerra entre Império Bizantino e Império Persa, que vai enfraquecer a ambos, são razões significativas para a contínua expansão da religião islâmica.
e)A expansão do Islamismo tem fim com a derrota dos Árabes na Batalha de Poitiers em 732 d.C., impedindo que os muçulmanos adentrem na Europa além da Península Ibérica, que já está sob o seu domínio.

02.  Nossas leis das Doze Tábuas, tão páreas em impor a pena capital, castigavam com essa pena o autor ou o recitador de versos que atraísse sobre outrem a infâmia. (Marco Túlio Cícero, Da República - Livro Quarto. Rio de Janeiro: Athena Editora, 1979, p. 117.)

As leis que o texto acima se refere, também conhecidas como as primeiras leis escritas, foram criadas para regulamentar a organização política e para estabelecer os direitos e deveres dos habitantes da cidade. Esse conjunto de leis foi uma importante conquista conseguida:

a)Através de reuniões dos patrícios com a plebe, para com isso tomarem decisões que agradassem a todos os cidadãos de Roma, evitando assim possíveis revoltas.
b)Depois de uma longa e sangrenta guerra civil, envolvendo os patrícios que lutavam contra os escravos e os plebeus, sendo que os primeiros vencem e impõem as leis para reprimir seus inimigos derrotados.
c)Durante uma revolta dos escravos e gladiadores, que eram muito mal tratados e que decidem tentar tomar o poder que estava concentrado nas mãos dos plebeus.
d)Após uma série de debates em praça pública, onde todos os cidadãos decidiram a melhor forma de criar as leis e coloca-las em prática, adotando um sistema democrático como o de Atenas.
e)Através de uma série de revoltas que envolveram a plebe, e onde estes se retiraram da cidade e foram se fixar no Monte Sagrado, conseguindo com essa estratégia uma série de benefícios, como a criação do cargo de Tribuno da Plebe, e as leis das Doze Tábuas.

03.
De acordo com seus objetivos, podemos estabelecer três tipos de expedições bandeirantes. No Mapa (ao lado), as áreas I, II e III correspondem, respectivamente, ás regiões de predomínio das bandeiras de :
a)caça ao índio, sertanismo de contrato e pesquisa mineral.
b)caça ao índio, pesquisas minerais e sertanismo de contrato.
c)sertanismo de contrato, caça ao índio e pesquisa mineral.
d)sertanismo de contrato, pesquisa mineral e caça ao índio.
e)n.d.a.

04. De forma geral, a religião e a cultura dos grupos indígenas da América do Norte caracterizava por ser:
a)
politeísta e animista
b)monoteísta
c)dualista
d)antropomórfica
e)humanista

05. A Ilíada e a Odisséia, principais documentos para o estudo de período homérico na Grécia Antiga, foram atribuídos ao poeta:
a)Virgilio
b)Platão
c)Pindaro
d)Aristófanes
e)Homero

06.  Julgue as afirmações abaixo:
I - Os historiadores romanos dedicaram-se principalmente ás guerras, ás tradições de Roma e aos grandes personagens da época.
II - A filosofia romana recebeu grande influência dos pensadores gregos e não produziu nenhuma corrente original de pensamento.
III - Um dos mais importantes poetas romanos foi Virgilio, autor de Eneida, obra em que é narrada a origem mitológica de Roma.
IV - Apesar de pouco original, a civilização romana deixou um legado importante na área do direito, das técnicas militares, da vida urbana e do idioma.
a)Estão corretas as afirmações I e III
b)Estão corretas as afirmações I,III e IV
c)Estão corretas as afirmações II e IV
d)Todas as afirmações são corretas
e)Todas as afirmações são incorretas

07. Sobre a igreja de Santa Sofia é incorreto afirmar:
a)Sua construção durou seis anos, utilizando o trabalho de dez mil homens.
b)De suas 107 colunas, várias foram retiradas de templos no Egito e na Grécia.
c)Suas paredes foram pintadas pelos muçulmanos, após a conquista, para apagar as imagens cristãs.
d)Sua decoração interna era simples, quase insignificante.
e)Seus arquitetos foram Antêmio de Trales e Isidoro de Mileto.

08. Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I - A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
II - A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posteriormente ao Neolítico.
III - A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a)Todas as afirmações são corretas
b)Estão corretas as afirmações I e III
c)Estão corretas as afirmações II e III
d)Estão corretas as afirmações I e II
e)Todas as afirmações são incorretas

09.


Esse mapa do Brasil-colônia assinala a área econômica de :
a)pecuária
b)exploração das drogas do sertão
c)mineração
d)exploração do pau-brasil
e)cultivo da cana de açucar


10. Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem pode-se afirmar que:
a)
foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b)ocorreu no Oriente Próximo ( Egito e Mesopotâmia ) e daí se difundiu para a Àsia (Ìndia e China), Europa e, a partir desta, para a América.
c)como tantas outras invenções, teve origem na China donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d)ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo ( Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Ìndia e China) e na América.
e)de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso do homem.

11. Com relação á civilização maia, podemos considerar como corretas, exceto:
a)Estruturou-se em cidades-estado teocráticas.
b)Sua sociedade era igualista, não havendo diferenças entre os membros da comunidade.
c)Organizou-se em cidades-estado, independentes umas em relação ás outras.
d)Em sua fase de declínio integrou-se á cultura tolteca.
e)Apesar de toda resistência, foi coinquistada pelos espanhóis.

12.  É fator que contribuiu para a grande expansão marítima:
a)a estabilidade econômica da Idade Média.
b)a organização das corporações de ofício.
c)o advento das monarquias nacionais.
d)o desenvolvimento do comércio continental europeu.
e)o enriquecimento da nobreza feudal.

13.  Os agentes mais importantes do povoamento interior no período colonial brasileiro foram:
a)o sistema das capitanias e a missão católica.
b)a missão católica e a atividade pecuária.
c)o sistema das capitanias e a mineração.
d)a mineração e a atividade pecuária
e)nenhuma das anteriores.

14.Mas Commodus realmente existiu da forma como é apresentado no filme. Ele praticou vilanias e atrocidades, sem que no entanto sobressaísse nesses quesitos em relação aos outros que reinaram em Roma. (...) Tibério adorava recrutar efebos da plebe para com eles satisfazer suas necessidades libertinas. Depois matava-os. Nero entre outras delicadezas, assassinou a mãe. Um dos passatempos de Calígula era ensaiar expressões aterrorizantes ao espelho, para amedrontar seus súditos. Commodus pertence a essa estirpe perversa. (Revista Veja, Abril, n.º 20, 17 mai. 2000, p.192.)

Roma volta as telas do cinema após quase 40 anos de esquecimento, e volta com um filme que trata do governo do Imperador Commodus em 180 d.C., mostrando as suas perversidades e crimes. Porém isso não era exclusividade de seu governo, mas sim de grande parte dos Imperadores de Roma. Em relação a este fato, é correto afirmar que:

a)Durante todo o período do Império em Roma, esta teve diversos governantes cruéis e perversos, que achavam necessário mostrar sua força e reprimir qualquer tipo de revolta que pudesse vir a ameaçar seu poder, e ainda executar todas as suas vontades, fossem elas quais fossem, sem sofrerem nenhuma punição por isso em grande parte das vezes.
b)Durante todo o Império romano não houve nenhum Imperador bondoso, marcando esse período final na história de Roma como um período de extrema repressão, e de intensa tirania.
c)Nesse momento da história de Roma, não há maus Imperadores, sendo estes citados no trecho acima, apenas criações para um filme, tiradas de lendas e falsas histórias.
d)Não se sabe realmente se houve um período da história de Roma em que esta possa ter passado por governos de Imperadores perversos, como Nero ou Calígula, e que grande parte desses fatos são ficção criadas para o uso do cinema.
e)Durante o Império romano, esta esteve sob o governo de diversos tiranos como Júlio César, Marco Antônio, Pompeu, Otávio e Trajano, sendo no governo deste último o pior período da história de Roma.

15. O mercantilismo, sistema político-econômico dominante de meados do século XV a meados do século XVIII, tem como um de seus pressupostos básicos:
a)a estruturação  da sociedade segundo o sistema feudal.
b)a composição política a partir da organização em cidades-Estados.
c)a existência de um governo forte que centraliza o Estado, dirigindo a economia.
d)a doutrina de uma economia independente do monetarismo.
e)a superestimação da agricultura, principal fonte da riqueza do homem.

16. Uma das características marcantes da literatura do Renascimento, em oposição à da Idade Média, consiste, basicamente:
a)na restauração dos valores religiosos, omitidos na obra dos grandes escritores.
b)na valorização do homem, que passa a ser medida de todas as coisas.
c) na criação de novos modelos baseados nas chamadas canções de gesta.
d)no abandono das regras em favor do verso livre.
e)na elaboração de um quadro que valoriza a tradição, fundamento da sociedade.

17. Dentre os fatores que impossibilitaram a utilização do trabalho livre no Brasil colonial não podemos mencionar:
a)a abundância de terras que permitiria a transformação do assalariado em pequeno produtor independente, o que se chocava com os interesses da Metrópole.
b)a existência de uma camada mercantil metropolitana interessada na expansão do tráfico de negros para o Brasil e para o mundo colonial.
c)a inexistência de mão-de-obra branca disponível na Metrópole, em quantidade suficiente para propiciar o povoamento e a colonização do Brasi.
d)o desinteresse dos mercadores portugueses em realizar o apresamento e comércio dos indígenas, uma vez que os lucros obtidos através desse tráfico acabariam sendo controlados pelos colonos aqui radicados.
e)a inadaptação do branco para o trabalho agrícola nas difíceis condições coloniais, comprovada pelo fracasso da experiência realizada nos Açores, Cabo Verde e São Tomé.

18.   A criação do governo geral no Brasil representou:
a)o fim das capitanias hereditárias.
b)a proteção dos indígenas contra o avanço jesuítico.
c)a descentralização administrativa da colônia.
d)um maior controle da Metrópole sobre a colônia.
e)a liberação da atividade mineradora.

19. O termo quilombo liga-se:
a)ao relacionamento entre brancos e índios no início da colonização portuguesa.
b)às formas de inserção do negro na sociedade de trabalho após a abolição.
c)ao processo de imigração de mão-de-obra para a economia cafeeira do século XIX.
d)às lutas dos negros e à sua resistência à exploração do trabalho através da escravidão.
e)às associações operárias existentes no Brasil no início do século XX, de ideologia anarquista.

20. A doutrina de segurança nacional preconizava o surgimento de governos autoritários na América Latina, constituindo assim parte integrante do momento histórico ligado:
a)ao período de entre-guerras.
b)à ascensão do nazi-facismo.
c)à Primeira Guerra Mundial
d)à Doutrina Monroe.
e)à Guerra Fria.


Pontuação instantânea:  

 

 

 Gabarito do seu teste simulado de História

01 - C             02 - E            03 - B            04 - A              05 - E

06 - D            07 - D            08 - B             09 - A             10 - D

11 - B            12 - C             13 - D             14 - A             15 - C

16 - B             17 - E             18 - D              19 - D             20 - B

 

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  10/20 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

 
Visite a página de   Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras
Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras 

 Brasil,
Copyright © Desde 08/2000 Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.