Simulados On-Line - Português

Questões de Vestibular



 

 

Simulado On-Line - Português (Simulado 7)

Simulado com gabarito

Este simulado contém questões específicas de matérias que mais caem nos vestibulares. Cada questão é de um vestibular diferente que selecionamos os assuntos mais exigidos. Assinale a resposta para conferir o gabarito no final.   Boa Sorte !
 

 Questões

 

 

01. (UFPR) Assinale a alternativa cujas formas preenchem corretamente as lacunas.

 

1. Veio ___ Curitiba.

2. Referia-se ___ revistas publicadas.

3. Relatei o fato ___ certa pessoa.

4. Não irei ___ festa.

5. Fez alusão ___ viagem.

 

(A) à, a, a, aquela, à.
(B) a, a, a, àquela, à.
(C) a, à, à, aquela, a.
(D) a, a, a, aquela, a.
(E) à, à, à, àquela, à.

 

02. (FCC - Carlos Chagas - RJ) Aconselhei-o ___ que, daí ___ pouco, assistisse ___ novela.

 

(A) a - à - a
(B) a - a - à
(C) à - à - a
(D) à - à - a
(E) à - a - à

 

03. (FUVEST) Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em.

 

(A) Morre o homem, (...) fica a fama.
(B) Reino com novo rei, (...) povo com nova lei.
(C) Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento.
(D) Amigos, amigos! (...) negócios à parte.
(E) A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro.

 

04. (ESPM-SP) Escolha a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte trecho: O início do Realismo brasileiro é assinalado pela publicação, em ________, dos romances _______________________________ e ________________, cujos autores são, respectivamente, ____________________ e _____________________. Os realistas brasileiros foram influenciados pelo escritor português __________________________________.

 

(A) 1891 - O Crime do Padre Amaro - Dom Casmurro - Aluísio Azevedo - Machado de Assis - Eça de Queirós
(B) 1889 - O Cortiço - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Álvares de Azevedo - Machado de Assis - Eça de Queirós
(C) 1889 - O Mulato - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Aluísio Azevedo - Machado de Assis - Eça de Queirós
(D) 1881 - O Cortiço Memórias Póstumas de Brás Cubas - Aluísio Azevedo - Machado de Assis - Eça de Queirós
(E) 1881 - O Mulato - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Aluísio Azevedo - Machado de Assis - Eça de Queirós

 

05. (FATEC) Considere as seguintes afirmações:

 

I - Sob a influência das teorias científico-filosóficas da época, o Realismo buscava revelar, de modo objetivo, a realidade cotidiana e o comportamento humano.

II - O gosto pela descrição, no Realismo, decorre da perspectiva da idealização da vida e do herói do romance urbano.

III - O estilo de Machado de Assis associa humor e pessimismo, para falar da condição humana.

 

Dentre essas afirmações, estão corretas

 

(A) I apenas.
(B) I, II e III.
(C) I e II apenas.
(D) II e III apenas.
(E) I e III apenas.

 

06. (UEL) Indique a afirmação incorreta sobre Machado de Assis

 

(A) Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance, e Papéis Avulsos, contos, representam o ingresso do autor em sua "segunda fase", de mais relevo que a primeira.
(B) Nos anos 80 do século XIX, adotou francamente os princípios filosóficos e estéticos do Naturalismo, abandonando o idealismo romântico das primeiras obras.
(C) No extraordinário romance em que adotou o ponto de vista de um defunto autor, o enredo é freqüentemente interrompido por referências ao processo de composição do livro.
(D) Tal como ocorreu com outros autores da época, parte de sua obra, antes de ser recolhida em livro, foi publicada em jornais; no caso dos romances, em capítulos, nos "folhetins".
(E) Sua ficção madura não se põe a serviço de causas históricas ou de teses científicas; revela, com precisão e ironia, o que está por trás das situações e do comportamento humano.

 

07. (FUVEST) Tanto Luísa (O primo Basílio) quanto Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) praticaram o adultério

 

(A) por influência direta do excesso de leituras romanescas.
(B) com parentes próximos, o que tornava mais grave a situação moral de ambas.
(C) com o fim de ascender socialmente, unindo-se a parceiros de classe social mais elevada.
(D) por sua própria iniciativa, seduzindo abertamente seus respectivos parceiros.
(E) com antigos namorados, que reencontraram depois de casadas.

 

08. (FUVEST/GV) O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.

 

É o que diz o narrador no segundo capítulo do romance Dom Casmurro. Afinal por que não teria ele alcançado o seu intento?

 

(A) Pelas dificuldades inerentes á estrutura do romance, na recuperação de outros tempos.
(B) Pelo receio de confessar suas fraquezas e a traição sofrida.
(C) Porque era impossível recuperar o sentido daquele período, pois ele já não era a mesma pessoa.
(D) Pela falta de bom senso e de clareza na apreensão das lembranças.
(E) Porque o tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas.

 

09. (UFL) Todas as alternativas apresentam informações sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, exceto:

 

(A) A questão do adultério, tratada de forma ambígua pelo autor, permanece em aberto no fim da narrativa.
(B) O narrador, através do exercício da memória, busca ligar o presente ao passado, a velhice à adolescência.
(C) O narrador protagonista, ao assumir a primeira pessoa, apresenta uma visão tendenciosa dos acontecimentos.
(D) O autor, introduzindo-se na narrativa, fornece ao leitor informações que contradizem as opiniões do narrador.
(E) A narrativa, marcada pela ironia, mantém uma relação intersexual com a tragédia Otelo, de Shakespeare.

 

10. (ITE) Leia as proposições acerca de O Cortiço.

 

I. Constantemente, as personagens sofrem zoomorfização, isto é, a animalização do comportamento humano, respeitando os preceitos da literatura naturalista.

II. A visão patológica do comportamento sexual é trabalhada por meio do rebaixamento das relações, do adultério, do lesbianismo, da prostituição etc.

III. O meio adquire enorme importância no enredo, uma vez que determina o comportamento de todas as personagens, anulando o livre-arbítrio.

IV. O estilo de Aluísio Azevedo, dentro de O Cortiço, confirma o que se percebe também no conjunto de sua obra: o talento para retratar agrupamentos humanos

 

Está(ão) correta(s)

 

(A) todas.
(B) apenas I.
(C) apenas I e II.
(D) apenas I, II e III.
(E) apenas III e IV.


 

 

 

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Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

  


 

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