Simulados On-Line - História

Questões de Vestibular



 

 

Simulados On-Line - História (Simulado 6)

Simulado com gabarito

Este simulado contém questões específicas de matérias que mais caem nos vestibulares. Cada questão é de um vestibular diferente que selecionamos os assuntos mais exigidos. Assinale a resposta para conferir o gabarito no final.   Boa Sorte !
 

 Questões

 

01. (FUVEST) A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado "Cone Sul", teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado

 

(A) pela criação de uma política desenvolvimentista baseada em um processo de industrialização associados aos capitais estrangeiros.
(B) pela organização de políticas de moldes socialistas que ocasionaram a fuga de capitais estrangeiros.
(C) pela elaboração de uma política populista, caracterizada por uma intensa reforma agrária, levando a um processo de crescimento do mercado interno.
(D) pelo surgimento de governos militares de regime ditatorial instalados para frear a expansão de movimentos socialistas.
(E) pela preservação de uma política oligárquica e de caráter nacionalista, responsável por um desenvolvimento industrial contrário aos interesses norte-americanos.

 

02. (FGV) A gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada

 

(A) a aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
(B) a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
(C) a extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.
(D) a implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
(E) a recusa de participação, na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.

 

03. (UNIP) "As pressões norte-americanas, em meio à Guerra Fria, culminaram com a expulsão da OEA, em 1962. Desse episódio, a URSS aproveita-se para enfraquecer as posições dos Estados Unidos e prometem instalar uma base de mísseis na ilha, gerando um dos episódios mais tensos da Guerra Fria, quando navios americanos impedem a frota russa de chegar a este país, em outubro de 1962."

 

O texto é uma clara referência aos desdobramentos provocados pela Revolução

 

(A) nicaragüense
(B) chilena
(C) boliviana
(D) cubana
(E) brasileira

 

04. (FGV)

 

I. Fulgêncio Batista, apesar de sair do governo em 1959, permanece em Cuba até a tentativa de invasão norte-americana, através da baía dos Porcos, em janeiro de 1966.

II. O processo insurrecional que culminou com a vitória de Fidel Castro e seus companheiros, no final dos anos 50, tem início em julho de 1953, com a tentativa de assalto ao quartel Moncada.

III. Em janeiro de 1962, a Conferência de Organização dos Estados Americanos (OEA) decide o bloqueio econômico e político a Cuba, por proposta dos Estados Unidos da América.

IV. Cuba e Porto Rico, a exemplo da maioria dos países latino-americanos, conseguiram suas independências no final do século passado através de lutas sangrentas comandadas por líderes oriundos das classes populares.

 

Acerca da história política cubana é correto apenas o afirmado em

 

(A) I e II
(B) I e III
(C) I e IV
(D) II e III
(E) II e IV

 

05. (UNIP) Pela abrangência, distinguia-se dos planos anteriores. Previa a reforma agrária, que se acreditava necessária não só no aspecto social, mas para ampliar a produção agrícola e outras reformas no setor administrativo, fiscal etc. A curto e médio prazo propunha um programa semelhante aos anteriores para reduzir a inflação e manter a capacidade de importação do país. O primeiro ponto passava pela redução dos gastos públicos, mas não dos investimentos públicos, pois estes eram essenciais para o crescimento econômico. Os recursos não seriam obtidos e às indústrias estatais e através do aumento dos impostos incidentes sobre os grupos de renda mais alta.

O texto trata do Plano Trienal lançado pelo presidente

 

(A) Jânio Quadros
(B) Eurico Dutra
(C) Fernando Henrique
(D) Fernando Collor
(E) João Goulart

 

06. (VUNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.

 

(A) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.
(B) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
(C) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
(D) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
(E) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.

 

07. (UNISAL) "Na Índia, o império formal nunca deixou de ser vital para a economia britânica. Em outras partes do mundo, parecia tornar-se cada vez mais vital após a década de 1870, quando a competição externa se tornou aguda (...). A partir da década de 1880 tornou-se universalmente popular entre as grandes potências o 'imperialismo' - a divisão do mundo em colônias formais e em esferas de influência (...)" (Eric Hobsbawn, Da Revolução Industrial inglesa ao imperialismo, Rio de Janeiro: Editora

Forense Universitária, 1978, p. 138)

A respeito do imperialismo do século XIX, pode-se afirmar que:

 

(A) as potências imperialistas, notadamente os Estados Unidos e Inglaterra, instalaram-se na África e na Ásia em busca de matérias-primas para suprir as necessidades industriais advindas da Segunda Revolução Industrial.
(B) a corrida imperialista européia constituiu-se baseada na propagada "superioridade da raça branca" sobre todas as outras "raças", tendo como missão levar a religião cristã e o desenvolvimento técnico e científico aos povos "menos favorecidos".
(C) em fins do século XIX, a partir das definições da Conferência de Berlim, tanto a Ásia quanto a África foram partilhadas, de maneira igualitária, entre Inglaterra, Alemanha e Itália, principais potências imperialistas européias.
(D) assim como o colonialismo do século XV, o imperialismo tinha como principal objetivo a retirada de metais preciosos e especiarias coloniais, ambos valorizados no comércio internacional.

(E) a divisão da África foi feita respeitando as diferenças étnicas e religiosas existentes entre as tribos do continente, garantindo a paz no continente, fator primordial para a manutenção dos impérios europeus.

 

08. (FUVEST) "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência."

Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime

 

(A) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época, conhecida como Belle Époque;
(B) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o confronto;
(C) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;
(D) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando iria, por causa do seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;
(E) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes de a paz definitiva ser alcançada.

 

09. (PUC) Dentre os vários fatores que podem ser arrolados como responsáveis pela Primeira Grande Guerra, destacam-se, exceto:

 

(A) o aumento da tensão nos Bálcãs, fruto das aspirações autonomistas dos inúmeros grupos étnicos que ocupavam aquela região.
(B) a crescente disputa econômica travada entre o Império Alemão, potência emergente, e a Grã-Bretanha, nação hegemônica.
(C) a pretensão da Alemanha em reanexar a região da Prússia Oriental ao território germânico, separada pelo corredor polonês.
(D) o fim da diplomacia birmarckiana e adoção de uma política expansionista comandada pelo imperador Guilherme II.
(E) o acirramento do espírito revanchista francês, reavivando os ódios adormecidos e reforçando o sentimento antigermânico da população.

 

10. (PUCCAMP) "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas."

O quadro descrito no texto conduziu à

 

(A) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.
(B) descolonização Afro-Asiática em 1945.
(C) rebelião Boxer na China em 1900.
(D) Segunda Guerra Mundial em 1939.
(E) Revolução Russa em 1917.


 

 

 

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Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

  


 

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