Simulados específicos

Questões de Vestibular



 

 

Física - Movimento Circular Uniforme - 2

Simulado com gabarito

Este simulado contém questões específicas de matérias que mais caem nos vestibulares. Cada questão é de um vestibular diferente que selecionamos os assuntos mais exigidos. Assinale a resposta para conferir o gabarito no final.   Boa Sorte !
 

 Questões

 


01. (UFGO) Uma partícula executa um movimento circular uniforme de raio 1,0 m com aceleração 0,25 m/s2. O período do movimento, em segundos, é:
a) 2
p
b) 4
p
c) 8
p
d)
p/2
e)
p/4


02. (FEI-SP) Um automóvel, cujas rodas possuem um diâmetro d = 0,50 m, move-se com velocidade constante, percorrendo a distância L = 56,6 km no intervalo de tempo ∆t = 30 min. Determine:
a) sua velocidade, em m/s;
b) o número de rotações por minuto de cada roda.
Adote
p = 3,14.


03. (UFRN) Duas partículas percorrem uma mesma trajetória em movimentos circulares uniformes, uma em sentido horário e a outra em sentido anti-horário. A primeira efetua 1/3 rpm e a segunda 1/4 rpm. Sabendo que partiram do mesmo ponto, em 1 hora encontrar-se-ão:
a) 45 vezes
b) 35 vezes
c) 25 vezes
d) 15 vezes
e) 7 vezes


04. (Mackenzie-SP) Ao observarmos um relógio convencional, vemos que pouco tempo depois das 6,50 h o ponteiro dos minutos se encontra exatamente sobre o ponteiro das horas. O intervalo de tempo mínimo necessário para que ocorra um novo encontro é:
a) 1,00 h
b) 1,05 h
c) 1,055 h
d) (12/11) h
e) (24/11) h


05. (ITA-SP) O ponteiro das horas e o ponteiro dos minutos de um relógio estão superpostos às 5 horas, x minutos e y segundos. Obtenha x e y.


06. (Fatec-SP) Uma formiga, encontrando-se no centro de uma roda-gigante que gira uniformemente, caminha para um carrinho. À medida que a formiga se aproxima do carrinho:
a) seu período aumenta.
b) sua freqüência aumenta.
c) sua velocidade angular cresce.
d) sua velocidade linear aumenta.
e) sua aceleração escalar diminui.


07. (Mackenzie-SP) Devido ao movimento de rotação da Terra, uma pessoa sentada sobre a linha do Equador tem velocidade escalar, em relação ao centro da Terra, igual a:
a) 2.250 km/h
b) 1.650 km/h
c) 1.300 km/h
d) 980 km/h
e) 460 km/h
Adote:
- Raio equatorial da Terra = 6.300 km
-
p = 22/7


08. (FMTM-MG) Num aparelho para tocar CDs musicais, a leitura da informação é feita por um dispositivo que emite um feixe de laser contra a superfície do CD e capta a luz refletida. Ao reproduzir as faixas da primeira à última, o dispositivo movimenta-se radialmente perto da superfície do CD, do centro para a borda ( ao contrário dos discos de vinil), enquanto o CD gira rapidamente, para que o feixe de laser percorra as trilhas de informação.
A velocidade de leitura na trilha do CD permanece constante durante toda a reprodução. Nesta situação, considere as afirmações:
I. O CD tem movimento de rotação com velocidade angular variável.
II. Se duas faixas musicais têm a mesma duração, o CD dará o mesmo número de voltas para reproduzir cada uma delas.
III. O período de revolução do movimento circular do CD aumenta ao longo da reprodução.
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.


09. (PUC-MG) A roda de um carro tem diâmetro de 60 cm e efetua 150 rotações por minuto (150 rpm). A distância percorrida pelo carro em 10 s será, em centímetros, de:
a) 2.000
p
b) 3.000
p
c) 1.800
p
d) 1.500
p


10. (UERJ) Um satélite encontra-se em órbita circular, cujo raio é cerca de 42.000 km, ao redor da Terra. Sabendo-se que sua velocidade é de 10.800 km/h, o número de horas que corresponde ao período de revolução desse satélite é, aproximadamente, igual a:
a) 6
b) 8
c) 12
d) 24


11. (Mackenzie-SP) Num relógio convencional, às 3 h pontualmente, vemos que o ângulo formado entre o ponteiro dos minutos e o das horas mede 90º. A partir desse instante, o menor intervalo de tempo, necessário para que esses ponteiros fiquem exatamente um sobre o outro, é:
a) 15 minutos.
b) 16 minutos.
c) (180/11) minutos.
d) (360/21) minutos.
e) 17,5 minutos.


12. (UFSCar-SP) Exatamente a 0:00 hora, os três ponteiros de um relógio coincidem. Supondo que seus movimentos sejam uniformes, determine:
a) Quantos minutos, após este instante, pela primeira vez o ponteiro dos minutos alcançará o ponteiro das horas?
b) Quantos minutos, após esse instante, pela primeira vez o ponteiro dos segundos alcançará o ponteiro dos minutos?


 

 

 Gabarito do seu teste


 


Resposta 01: letra b
- Calculando a velocidade angular temos:
acp = w2R
0,25 = w2∙1,0
w2 = 0,25
w = 0,5 rad/s
- Calculando T:
w = 2
p/T
0,5 = 2
p/T
T =  2
p/0,5
T =  4
p s


Resposta 02:
a) Como ∆s = 56,6 km ou ∆s = 56.600 m e ∆t = 30 min ou ∆t = 1.800 s, temos:
v = ∆s/∆t
v = 56.600/1.800
v  = 31,4 m/s

b) Sendo o raio metade do diâmetro temos:
v = 2
pRf
31,4 = 2∙3,14∙0,25∙f
f = 20 Hz


Resposta 03: letra b


Resposta 04: letra d


Resposta 05: x = 27 e y = 16


Resposta 06: letra d


Resposta 07: letra b
- Calculando temos:
v = 2pR/T
v = 2(22/7)6.300/24
v = 1.650 km/h


Resposta 08: letra e
I) Correta.
- Como a velocidade v é constante, e o dispositivo de leitura aumenta seu R, a velocidade angular (w = v/R) irá decrescendo.
II) Errada.
- com o avanço do dispositivo, O diminui, assim, sua freqüência (f = O/2P) também diminui, levando a um menor número de voltas, para um mesmo intervalo de tempo.
III) Correta.
- Se f diminui, T aumenta.


Resposta 09: letra d
- Calculando a freqüência, em hertz, temos:
f = 150/60
f = 2,5 Hz
- Podemos, agora, calcular a velocidade linear:
v = 2pRf
v = 2p∙30∙2,5
v = 150p cm/s
- Calculando a distância temos:
d = v∙∆t
d = 150p∙10
d = 1500p cm


Resposta 10: letra d


Resposta 11: letra c
- Os períodos dos ponteiros são:
Minutos: TM = 60 min.
Horas: TH = 720 min.
- Calculando a velocidade angular relativa temos:
wR = wMwH
wR = (2p/TM) − (2p/TH)
wR = (2p/60) − (2p/720)
wR = (2p/60) − (p/360)
wR = (12p/360) − (p/360)
wR = (11p/360) rad/min
- Como estão deslocados de 90º = (
p/2) rad, calculamos o tempo utilizando a velocidade angular relativa:
wR = ∆jR/∆t
(11
p/360) = (p/2)/∆t
∆t = (360
p/22p)
∆t = 360/22     (simplificando por 2)
∆t = (180/11) s


Resposta 12:
a) (720/11) min
b) (60/59) min


 

 

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  06/10 = 0,6x100 = 60%

Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

  


 

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