Simulados On-Line - Biologia

Questões de Vestibular



 

 

Simulados On-Line - Biologia (Simulado 10)

Simulado com gabarito

Este simulado contém questões específicas de matérias que mais caem nos vestibulares. Cada questão é de um vestibular diferente que selecionamos os assuntos mais exigidos. Assinale a resposta para conferir o gabarito no final.   Boa Sorte !
 

 Questões

 

01. (CESGRANRIO) Mus musculus, Rattus rattus norvegicus e Macaca mulatta produzem gametas com 20, 21 e 24 cromossomos, respectivamente. Uma célula somática destes animais conterá, respectivamente, quantos cromossomos?

 

(A) 40, 42 e 48
(B) 20, 21 e 24
(C) 80, 84 e 96
(D) 60, 63 e 72
(E) 100, 105 e 120

 

02. (UNIV. GAMA FILHO) Analise as afirmativas abaixo sobre reprodução celular (mitose e meiose).

 

I. É um processo que compensa a fecundação e em que, se não ocorresse a cada geração, teríamos duplicação do número cromossomial.

II. Esse processo é responsável pela formação de gametas nos animais e de esporos nos vegetais.

III. É responsável pelo crescimento dos indivíduos pluricelulares e pela reprodução dos unicelulares.

 

Estão associadas aos processos de mitose e meiose, respectivamente, as frases

 

(A) III e I.
(B) II e III.
(C) II e I.
(D) I e III.
(E) I e II.

 

03. (VUNESP) Correlacione os fenômenos enumerados com os algarismos arábicos 1, 2, 3 e 4 às definições ou aos conceitos, expressos nas afirmativas de I a IV.

 

1. Evolução.

2. Mutação.

3. Adaptação.

4. Especiação.

 

I. Modificações nas freqüências gênicas das populações através do tempo, orientadas pela seleção natural.

II. Modificação ao acaso dos genes ou cromossomos, acarretando variação genética.

III. Modificações de estruturas e funções em um grupo, que favorecem sua sobrevivência.

IV. Determinada pelo isolamento reprodutivo, que pode ter como causa o isolamento geográfico.

 

A alternativa correta é:

 

(A) I - 4; II - 2; III - 3; IV - 1.
(B) I - 3; II - 1; III - 2; IV - 4.
(C) I - 2; II - 3; III - 4; IV - 1.
(D) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.
(E) I - 1; II - 3; III - 4; IV - 2.

 

04. (UNIFOR) Os nucléolos são estruturas nucleares responsáveis pela formação de

 

(A) centrômeros.
(B) complexo de Golgi.
(C) centríolos.
(D) ribossomos.
(E) cromatina.

 

05. (UEB) As afirmações abaixo relacionam-se à mitose:

 

I. Na prófase, ocorre a duplicação do DNA.

II. Na metáfase, é possível visualizar duas cromátides em cada cromossomo.

III. Na anáfase, é observada a separação das cromátides irmãs.

IV. Na telófase, os cromossomos estão dispostos na zona equatorial da célula.

 

Estão corretas apenas

 

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

 

06. (FATEC) Em relação á primeira divisão da meiose, associe corretamente as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

 

(1) Prófase 1 (   ) os cromossomos homólogos separam-se indo para pólos opostos.
(2) Anáfase 1 (   ) os cromossomos chegam aos pólos ainda duplicados e formados por duas cromátides presas pelo mesmo centrômero: o citoplasma pode dividir-se.
(3) Metáfase 1 (   ) emparelhamento de cromossomos homólogos.
(4) Telófase 1 (   ) os cromossomos homólogos ficam um de cada lado da região mediana da célula.

 

(A) 2, 4, 1, 3.
(B) 3, 2, 4, 1.
(C) 1, 4, 2, 3.
(D) 2, 1, 3, 4.
(E) 3, 1, 2, 4.

 

07. (VUNESP) A condição inicial básica para ocorrer o processo de especiação é

 

(A) o isolamento geográfico.
(B) o isolamento reprodutivo.
(C) a mutação gênica.
(D) a adaptação do organismo.
(E) o aumento da variabilidade gênica.

 

08. (VUNESP) Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produziria híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produziria descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que:

 

(A) X, Y e Z continuaram pertencendo à mesma espécie.
(B) X, Y e Z formaram três espécies diferentes.
(C) X e Z tornaram-se espécies diferentes e Y continuou a pertencer à mesma espécie.
(D) X e Z continuaram a pertencer á mesma espécie e Y tornou-se uma espécie diferente.
(E) X e Y continuaram a pertencer à mesma espécie e Z tornou-se uma espécie diferente.

 

09. (UEL) A taxa de consumo de oxigênio em relação à massa corpórea é muito mais alta no mamífero pequeno do que no grande. Por exemplo, 1g de tecido de um camundongo consome oxigênio numa taxa até 100 vezes maior que 1g de tecido de um elefante. Este elevado consumo de oxigênio do animal pequeno requer um maior suprimento desse elemento para os tecidos. Assim sendo, espera-se que mamíferos menores apresentem:

 

(A) maior freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que mamíferos maiores.
(B) menor freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que mamíferos maiores.
(C) menor freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que animais maiores.
(D) maior freqüência cardíaca e maior freqüência respiratória que mamíferos maiores.
(E) freqüência cardíaca e respiratória igual à dos mamíferos maiores.

 

10. (ESEFIC) A hematose e um processo que ocorre

 

(A) no coração.
(B) no fígado.
(C) nos pulmões.
(D) no baço


 

 

 

 

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 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  06/10 = 0,6x100 = 60%

Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

  


 

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