Hidrografia e energia elétrica do Brasil - Vestibular1

Hidrografia e energia elétrica do Brasil

Revisão de Geografia: Hidrografia e energia elétrica do Brasil

 

Geografia: Hidrografia e energia elétrica do Brasil

Resumão – Revisão da Matéria de Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia: Hidrografia e energia elétrica do Brasil

Revisão de Geografia: Hidrografia e energia elétrica do Brasil

 

Hidrografia e energia elétrica do Brasil

O Brasil é um país extremamente rico em rios, situando-se, no seu território, a maior parte das duas maiores bacias hidrográficas do planeta: a Amazônica e a Platina, composta pelas bacias do Paraná, Uruguai e Paraguai, cujos rios principais apresentam suas nascentes no território brasileiro.

A presença, no Brasil, de uma ampla rede hidrográfica é decorrente do fato de a maior parte do território brasileiro estar situada em domínios climáticos caracterizados pela ocorrência de elevados índices pluviométricos, ou seja, do tipo equatorial e tropical.

 

Os rios brasileiros são predominantemente volumosos e planálticos, ou seja, ricos em queda d’ água o que significa dizer que apresentam, no seu conjunto, elevada potência hidráulica, isto é, grandes possibilidades para a instalação de usinas hidroelétricas.

Os cursos fluviais brasileiros são exorreicos, ou seja, têm como destino final, de forma direta ou indireta, o oceano. São também, predominantemente, perenes — a exceção ocorre no Sertão Nordestino onde o clima semiárido determina a existência de rios temporários.

Os rios brasileiros apresentam predominantemente regime pluvial-tropical: isso significa dizer que as suas águas provém das chuvas, com cheias de verão e vazantes de inverno.
Com exceção do rio Parnaíba — no Nordeste Ocidental ou Meio-Norte —, cuja foz tem forma de delta, e do Amazonas, que possui foz mista, os rios brasileiros apresentam foz na forma de estuário.

Mais de 90% da produção de energia elétrica no Brasil, da ordem de 55 mil MW, são provenientes de usinas hidroelétricas, fato decorrente, entre outros fatores, da grande potência hidroelétrica do território brasileiro, da ordem de 250 mil MW.

A maior potência hidroelétrica do país encontra-se na Amazônia, ou seja, nas duas bacias hidrográficas presentes nessa região — a Amazônica e a do Tocantins. E a maior potência hidroelétrica instalada está na bacia hidrográfica do Paraná, no Centro-Sul do país.

A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil está a cargo da Eletrobrás, por meio de suas subsidiárias, caso da Eletronorte, Chesf, Furnas e Eletrosul. Dentre as Estaduais destaca-se, pela quantidade de usinas instaladas, a Cesp — Cia Energética de São Paulo.

 

 

 

A usina de Itaipu, a maior do Brasil, apresenta uma potência instalada de 12.600W.

 

 

 

 

A usina de Tucuruí, a segunda do Brasil, apresenta uma potência instalada de 4.245 MW, sendo à base de sustentação energética do Projeto Grande Carajás.

 

 

 

O aproveitamento da energia elétrica na Amazônia é relativamente pequeno, fato que decorre, entre outros fatores, da distância das quedas d’água presentes na região (em sua maior parte situadas nos afluentes do rio Amazonas) em relação aos mercados consumidores do Centro-Sul.

Dentre as usinas hidroelétricas presentes no Complexo Regional Amazônico, destaca-se, por sua potência instalada, a de Tucuruí, no rio Tocantins, integrada ao sistema Eletronorte, que atende às necessidades energéticas, entre outras áreas, dos projetos minerais e industriais desenvolvidos no âmbito do Projeto Grande Carajás.

Dentre as usinas hidroelétricas presentes no Complexo Regional do Centro-Sul, destaca-se, por sua potência instalada, a de Itaipu, no rio Paraná, construída de comum acordo com o Paraguai e que atende, nos dias atuais, a parte considerável das necessidades energéticas do Sudeste e do Sul do país.

Revisão de Geografia: Hidrografia e energia elétrica do Brasil

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!