Citologia e Reprodução das plantas

Revisão de Biologia: Citologia e Reprodução das plantas

Biologia: Citologia e Reprodução das plantas

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: Citologia e Reprodução das plantas

Revisão de Biologia: Citologia e Reprodução das plantas

 

Citologia e Reprodução das plantas

A cada ano que passa, os vestibulares vêm solicitando do aluno muito mais o entendimento dos processos biológicos do que a memorização de conceitos.
Um assunto muito solicitado nesses exames é a citologia. No entanto, não basta saber o nome de todas as organelas presentes na célula eucariótica se não se souber a função de cada uma delas e a maneira como elas se relacionam entre si.

Um exemplo dessas relações é a sequencia de eventos que leva à formação dos lisossomos. A noção de que várias organelas podem trabalhar em conjunto é muito importante para que se entenda o funcionamento da célula.
Responda à questão:
No citoplasma das células são encontradas diversas organelas, cada uma com funções específicas, mas interagindo e dependendo das outras para o funcionamento celular completo. Assim, por exemplo, os lisossomos estão relacionados ao complexo de Golgi, ao retículo endoplasmático rugoso e a todas as mitocôndrias.
a) Que relação existe entre lisossomos e complexo de Golgi.
b) Qual a função dos lisossomos?
c) Por que todas as organelas dependem das mitocôndrias?

a) Essas organelas são bolsas membranosas repletas de enzimas digestivas. Essas enzimas são produzidas no retículo endoplasmático rugoso; depois, dirigem-se ao aparelho de Golgi, passam pelo sistema de canais do retículo endoplasmático e de lá saem empacotadas em bolsas que já são os lisossomos prontos.
b) As enzimas do lisossomo são então utilizadas no processo de digestão intracelular, tanto do alimento que penetra na célula por fagocitose ou pinocitose, como de estruturas da própria célula.
c) As mitocôndrias contribuem com a energia para que tudo isso ocorra. Nessas organelas se dá o processo de respiração celular, com a produção de ATP, a partir da queima da glicose que só ocorre na presença de oxigênio.

Reprodução das plantas

Você sabe o que os principais grupos de vegetais têm em comum? Todos têm uma fase diploide (2n) chamada esporófito e uma fase haploide (n) conhecida como gametófito. Na fase de esporófitos são produzidos esporos e, como eles são haploides, isso se dá por meiose.

Atenção! Esporos são sempre estruturas que germinam em condições apropriadas e resulta em uma fase haploide chamada gametófito.

Na fase haploide os gametas são produzidos por mitose. Esses gametas se unem formando um zigoto diploide, que resulta numa nova planta, que é novamente o esporófito. Observe como o ciclo se repete em briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.
O que varia é a fase duradoura, os nomes dos esporos e os nomes das estruturas que produzem os gametas. Mas o esquema de reprodução por alternância de gerações é igual para todos os grupos. Agora que você reviu o que é haploide, responda à questão da FUVEST a seguir:

No reino das plantas, organismos multicelulares haploides:
a) produzem esporos por meiose;
b) crescem por divisões meióticas de suas células;
c) produzem gametas por mitose;
d) são encontrados apenas em ambientes aquáticos;
e) originam-se diretamente de uma fecundação.

A alternativa correta é c.

Revisão de Biologia: Citologia e Reprodução das plantas

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!