As grandes religiões da humanidade

Revisão de História: As grandes religiões da humanidade

 

História: As grandes religiões da humanidade

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos

História: As grandes religiões da humanidade

Revisão de História: As grandes religiões da humanidade

 

As grandes religiões da humanidade

Ao longo da história, os homens já acreditaram em muitas religiões diversas. Cada povo tinha seus próprios deuses, ou adorava as forças da natureza. Entretanto, algumas religiões conseguiram se espalhar pelo mundo e unir grande número de seguidores: são as chamadas grandes religiões. Na Europa e Oriente Médio predominam o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Judeus, cristãos e muçulmanos acreditam no mesmo deus, embora com nomes diferentes. Na Índia a religião majoritária é o hinduísmo, mas há também grande número de budistas. Na China a maioria da população pratica o confucionismo. Dentro de cada uma dessas religiões existe uma diversidade de crenças. Por exemplo, os cristãos se dividem em católicos, ortodoxos, protestantes, etc.

 

A Bíblia

A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos e dos judeus. Os muçulmanos também se inspiram nela. A Bíblia judaica ou Antigo Testamento é uma coletânea de textos que narra à história do povo judeu. Os cristãos acrescentam à Bíblia o Novo Testamento, ou seja, vários livros que relatam a história de Jesus Cristo e dos apóstolos.

Os judeus e os cristãos creem que foi o próprio Deus quem inspirou os autores da Bíblia. O Muro das Lamentações, em Israel, é a única parte que resta do antigo Templo de Jerusalém. Judeus de todo o mundo ali acorrem para rezar e, segundo o costume, deixar papéis com suas orações nas fendas do Muro

 

Jesus de Nazaré

Os cristãos acreditam que Jesus de Nazaré (Jesus Cristo) é o Filho de Deus feito homem. Jesus, filho da Virgem Maria e José, era judeu. Alguns historiadores afirmam que viveu com os pais até os trinta anos de idade; depois se dedicou a pregar por toda Palestina. Jesus dizia que era enviado de Deus e, para demonstrar, fazia milagres. Convidava as pessoas a segui-lo e a mudar de vida.

Os sacerdotes judeus não acreditavam que ele fosse o Filho de Deus, o Messias, e permitiram que fosse crucificado pelos romanos, que dominavam a região. Após a crucificação, Jesus Cristo foi depositado numa tumba, porém, segundo os cristãos, ressuscitou no terceiro dia. Nesse lugar onde permaneceu o corpo de Jesus foi construída a Basílica do Santo Sepulcro. Milhares de peregrinos cristãos acorrem todos os anos a Jerusalém para visitá-la.

 

A religião judaica

Abraão foi o fundador do povo judeu ou hebreu. Jeová (Deus) apareceu a Abraão e com ele firmou um pacto sagrado. Segundo esse pacto, Jeová ajudaria os judeus e lhes daria um país para viver. Em troca, os judeus não adorariam a nenhum outro deus (monoteísmo). O povo judeu sofreu muitas perseguições, mas sobreviveu a todas elas. Os judeus acreditam que em algum dia, Jeová enviará um salvador (o Messias) que trará a paz e a justiça ao povo judeu e a toda a humanidade.

 

Origens e expansão do cristianismo

Pouco depois da morte de Jesus Cristo, um funcionário romano chamado Saul converteu-se ao cristianismo e foi batizado com o nome de Paulo. A partir daí, dedicou-se a pregar o cristianismo aos não judeus e a batizar todos os que desejavam se converter. Os romanos prenderam Paulo e o executaram.

Os primeiros cristãos foram perseguidos pelas autoridades romanas. No século IV D.C., porém, o imperador Constantino quis batizar-se. O número de cristãos no Império Romano cresceu rapidamente. No final do século, o cristianismo tornou-se a religião oficial do império.
Séculos mais tarde, com a expansão colonial da Europa, o cristianismo espalhou-se pelas Américas, África, Ásia e Oceania. Hoje, um terço da população mundial é cristã.

 

Islamismo

Maomé foi um caravaneiro árabe nascido em Meca no século VI D.C. Um dia o arcanjo Gabriel apareceu anunciando que Alá (Deus) o escolhera como enviado. Maomé dedicou-se então a pregar o Islã (obediência a Deus). Perseguido pelas autoridades, no ano 622 foi obrigado a fugir de Meca para Medina (Hégira). Após a sua morte, muitos árabes se converteram ao Islã ou islamismo.

Hoje em dia, é a religião da maioria da população da Ásia e do norte da África. Jerusalém é a terceira cidade santa do Islã, já que os muçulmanos acreditam que foi dali que Maomé subiu aos céus. O Domo do Rochedo é uma edificação destinada a recobrir a rocha de onde Maomé começou a ascender aos céus. Os peregrinos muçulmanos rezam dando voltas ao redor dessa pedra.

 

Budismo

Gautama Buda foi um nobre que viveu na Índia no século VI A.C. Segundo Buda, todas as pessoas voltam a terra após a morte, reencarnando em outros seres. Para acabar com esse constante morrer e renascer, o homem deve conseguir não mais desejar nenhum bem terreno. Confúcio, filósofo chinês do século V A.C., não acreditava em deuses e defendia o culto aos ancestrais. Confúcio afirmava que o mundo é estruturado segundo uma ordem perfeita e que o homem deve praticar uma moral adequada a essa ordem.

A vida de Buda. Sidarta Gautama, o Buda, foi um príncipe indiano que fundou o budismo. Aos 29 anos de idade abandonou seu país e passou a levar uma vida de rigoroso ascetismo. Depois de seis anos, dedicou-se à meditação. Em 528 a.C., começou a pregar pelo vale do Ganges, conseguindo muitos adeptos.
Buda significa “iluminado”. É o homem que renuncia ao mundo para buscar, por meio da meditação, a libertação final e assim livrar-se da dor.

 

Hinduísmo

O hinduísmo (ou bramanismo) é a religião da maioria da população na Índia. Os hindus creem em três deuses: Brahma, Vishnu e Shiva. As façanhas desses deuses e as regras básicas do hinduísmo estão escritas nos Vedas e outros textos sagrados. Dentro do hinduísmo existem muitas seitas distintas.

Revisão de História: As grandes religiões da humanidade

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!