A Circulação do Sangue

Revisão de Biologia: A Circulação do Sangue

Biologia: A Circulação do Sangue

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: A Circulação do Sangue

Revisão de Biologia: A Circulação do Sangue

 

A Circulação do Sangue

A Circulação

Vamos começar com uma comparação.
A água movimentada pôr uma bomba chega a diversos pontos da casa – cozinha, banheiro, tanque etc. – através de uma rede de canos.
Nas folhas de uma planta a seiva bruta (água e sais minerais retirados do solo pelas raízes) circula pôr todos os seus órgãos, ela é transformada em seiva elaborada, graças à fotossíntese, passando a conter todas as substancias que vão nutrir o vegetal.

A seiva elaborada também circula pôr todos os órgãos da planta, indo nutrir suas células. Tanto a circulação da seiva bruta como da seiva elaborada são feitos através de “canos”, os vasos lenhosos e cravados.

Na verdade, o coração funciona como duas bombas: a metade esquerda recebe o sangue dos pulmões e o envia a todo o organismo; a metade direita recebe o sangue que percorreu todo o organismo e o envia aos pulmões.

Essa comparação entre a circulação da água numa residência, a circulação da seiva nos vegetais e a circulação do sangue em nosso organismo nos leva a uma conclusão: o transporte da água, da seiva e do sangue é feito através de um sistema de vasos fechados. Na residência são os canos; nos vegetais, os vasos lenhosos e crivados; no homem, os vasos sanguíneos. Esse sistema de vasos deve estar ininterruptamente cheio de liquido e sem ar. Caso contrário a circulação cessa. No caso do homem, ocorrerá rapidamente a morte.

O que é o sangue?

O sangue é o veículo que transporta as substâncias de que o nosso organismo necessita.
Nos pulmões, ele recebe oxigênio, conduzindo-o a diferentes partes do organismo. Aí recolhe gás carbônico e o leva até os pulmões. Isso é feito pelas células do sangue.

Ao passar pelo intestino, recebe os alimentos (já assimilados) e os transporta a todas as células. Recolhe ainda todos os resíduos que se formam continuamente nos diversos órgãos, e leva-os até os rins, que os eliminam através da urina.

Componentes do sangue

Você conhece o sangue como um liquido vermelho. A parte liquida é o plasma. Mas ele apresenta também elementos sólidos: os glóbulos vermelhos, ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas.

O Plasma

É formado pôr água (90 a 92%), proteínas (albumina, fibrinogênio, etc.), glicose, sais minerais (de cálcio, de sódio, de potássio) e outras substâncias.
O plasma é a substância que contém os elementos nutritivos. Além disso, nele estão dissolvidas as substâncias excretadas dos tecidos e também o produto de várias glândulas.

Glóbulos vermelhos ou hemácias

São células sem núcleo. Têm a forma de um disco escavado no centro.
Cada milímetro cúbico de sangue contém aproximadamente 5 milhões de glóbulos vermelhos.
A cor vermelha é devida a um pigmento chamado hemoglobina.

A principal função dos glóbulos vermelhos e transportar oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo e trazer de volta o gás carbônico. O oxigênio e o gás carbônico se combinam com a hemoglobina, o que lhes permite serem transportados pelo sangue.

Os glóbulos vermelhos são fabricados pela medula óssea e vivem, no máximo, de 100 a 120 dias.
Os glóbulos vermelhos mortos são destruídos no baço e no fígado; aí eles dão origem a pigmentos que tornam a bile esverdeada.
A diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue provoca uma doença chamada anemia.

Os glóbulos brancos ou leucócitos

São células com núcleo. Apresentam formas e tamanhos variados.
Segundo sua forma e tamanho, distinguimos diversos tipos de glóbulos brancos. Cada milímetro cúbico de sangue contém aproximadamente 8000 glóbulos brancos.

A principal função dos glóbulos brancos é defender o organismo contra a entrada de corpos estranhos no sangue. Geralmente, esses corpos estranhos são micróbios, muitos deles causadores de doenças.
Para que o leucócito realize esse trabalho, seu citoplasma emite pseudópodes, que cercam e destroem os corpos estranhos. Esse processo denomina-se fagocitose. Pôr ele, os glóbulos brancos englobam os micróbios invasores do sangue.

As plaquetas

Apresentam-se como pequenos grãos, menores que os glóbulos vermelhos. Existe no sangue na proporção aproximada de 300.000 por milímetro cúbico.
As plaquetas são pegajosas e têm tendência a fixar-se em superfícies ásperas. Pôr isso aderem às paredes de um vaso sanguíneo lesado, onde se desintegram, liberando uma enzima chamada tromboquínase, a qual inicia o fenômeno da coagulação do sangue.

Para que haja coagulação do sangue são necessárias várias substâncias. Vamos relacionar as mais importantes:
• tromboquínase, fabricada pelas plaquetas;
• protrombina, formada pelo fígado;
• cálcio, existente no sangue;
• fatores acessórios, que ainda estão sendo estudados e cujos mecanismos de ação não foram esclarecidos.

Essas substâncias reagem em conjunto até formar a trombina, que atua sobre o fibrinogênio do plasma, transformando-o em fibrina. A fibrina em forma de filamento formará uma rede que retém as células, constituindo o coágulo.

Esquema da coagulação do sangue:
• Tromboquínase + protrombina + cálcio + fatores acessórios = trombina
• Trombina + fibrinogênio = fibrina
• Fibrina + células = coágulo

O coágulo é uma rede de filamentos de fibrina dispostos em todas as direções e que reúne glóbulos sanguíneos, plaquetas e plasma.

 

Sangue arterial e sangue venoso

Sangue arterial é o sangue carregado de oxigênio.
Sangue venoso é o sangue carregado de gás carbônico.
Você então já deve ter percebido que o sangue arterial é aquele que passou nos pulmões, recebeu oxigênio e se dirige às células; e que o sangue venoso é o que passou pelas células, recebeu gás carbônico e volta aos pulmões.

Continuar lendo a Revisão de Biologia: A Circulação do Sangue – parte DOIS

Revisão de Biologia: A Circulação do Sangue

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!