Faróis de Cruz e Sousa

Faróis de Cruz e Sousa

 

Resumo Faróis de Cruz e Sousa

Obra póstuma Faróis de Cruz e Sousa, composta por poemas em verso e organizada pelo amigo Nestor Victor que nos comentários a esta edição diz: Cruz e Souza confiou-me antes de partir para a estação do Sitio, onde três dias depois faleceu, todos aqueles de seus manuscritos que ele destinava á publicação.

Formam eles três livros, dos quais ainda em vida sua, começou-se a tratar de publicar Evocações, em prosa, que ha mais de um ano foi lançado á venda […]. O segundo, de versos, sob este titulo de Pharóes, Cruz e Souza ainda não havia deliberado definitivamente sobre o nome geral que daria á coleção; em todo caso este que resolvi adaptar foi lembrado por ele, embora n’um tom consultivo, em conversa, horas antes de sua partida, entre ele, o nosso amigo comum Arthur de Miranda e eu.
Resta o terceiro, agora, Últimos Sonetos.

Obra constituída de 49 poemas, em que o poeta enfatiza novamente o tom musical ao lado de um intenso trabalho, como vemos em:

Faróis de Cruz e Sousa – Luar de Lágrima
“Nos estrelados, límpidos caminhos
Dos céus, que um luar criava de prata e de ouro,
Abrem-se róseos e cheirosos ninhos,
E há muitas messes do bom trigo louro…”

Do ponto de vista formal compõe poemas mais livres, sem, no entanto, abandonar a rima. O poema “Violões que choram”, não só pela presença de recursos formais simbolistas (assonância, aliterações, repetições), como pela belíssima concepção musical que alia a forma ao conteúdo.

“Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

Faróis de Cruz e Sousa: formalmente, “Faróis” engloba poemas mais longos, com versos de medidas regulares mas diferentes, inclusive versos curtos (redondilhas maiores) e variada estrofação (vários poemas em dísticos).
Evidencia-se sempre o esmero no uso do vocabulário erudito e seleto.
O destaque de palavras em maiúsculas para indicar sua elevação à categoria absoluta, dentro da estilística simbolista, continua frequente.
Não obstante a deprimência de tom e a acentuação do senso trágico, sempre relacionados com a matéria, persiste a tendência em abstrair, em diluir a realidade na aspiração ansiosa pelo vago, fluido e indefinido, como talvez melhor exemplifiquem as tristezas incertas, esparsas, indefinidas de:

Faróis de Cruz e Sousa – Tristeza do Infinito
“Anda em mim, soturnamente,
Uma tristeza ociosa,
Sem objetivo, latente,
Vaga, indecisa, medrosa.”

Em Faróis de Cruz e Sousa, a presença do sonho continua sempre como opção compensadora do sufocante mundo material, mesmo que essa aspiração libertadora nunca seja de todo satisfeita.
E em oposição aos aprisionantes laços materiais, abre-se um vago mundo superior, nas regiões siderais, no espaço, no céu, nas estrelas, nas constelações, nos astros, particularmente na branca lua.
Enfim, “Faróis” é o conjunto de poemas que confirma a decisiva opção simbolista de Cruz e Souza, não obstante encerre cosmo-visão extremamente trágica e deprimente.

Faróis de Cruz e Sousa – Comentários
Broqueis e Faróis têm como características marcantes a ausência de rigor métrico, a presença da concepção platônica, um clima de mistério; proliferam as insinuações verbais; a metáfora é atribuída à facilidade de atingir o essencial, o cultivo do belo, o espiritual, o místico e o não consciente.
Vemos também: maior interesse pelo particular do que pelo geral e universal; tentativa de conseguir a aproximação da poesia com a música lançando mão de alguns recursos, como a aliteração; ênfase na sugestão do imaginário, na fantasia e na percepção intuitiva da realidade.

Faróis de Cruz e Sousa
Broqueis A dor de ser negro! Além disso, Excesso de musicalidade e valorização há fortes mensagens de constantes de tudo o que sugere brancuras sensualismo espiritualizado e transparências.
Faróis A dor de ser homem! Aprisionado Musicalidade, mais equilibrada e as limitações da matéria, harmoniosa. Revolta, pessimismo.

Leia a biografia de Cruz e Sousa

Estude com nossas Vídeo Aulas
Aproveite: Curso de Redação da Usp 

 

Faróis de Cruz e Sousa

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!