Esaú e Jacó de Machado de Assis

Esaú e Jacó de Machado de Assis

 

Resumo Esaú e Jacó de Machado de Assis

A obra, de 1904, é o penúltimo livro machadiano. O romance apresenta como motivação a estória de Pedro e Paulo, os gêmeos, filhos de Agostinho Santos e Natividade.
Os irmãos sempre foram rivais, pois desde o ventre materno brigavam. Para os desgostos da mãe, Pedro e Paulo se desentendiam por qualquer coisa. Pedro, estudante de Direito, era republicano; enquanto Paulo, estudante de Medicina, era monárquico (conservador).
Os rapazes adversos se apaixonam pela mesma senhorita, a Flora Batista, a qual deveria escolher entre um deles.

Esaú e Jacó de Machado de Assis: contudo, a inexplicável “namorada” não conseguiu se decidir. Pressionada por esse conflito emocional, ela começa a delirar que esses dois ambos fundiam-se em uma única pessoa, pois para ela, um sem o outro não fazia sentido.
O insolúvel triângulo amoroso se desfez diante à morte da moça. O trato de paz durou pouco, como era de suas naturezas, retornaram a brigar. Nem os pedidos da mãe, nem os conselhos de Aires, possuíam forças para estabelecer uma concórdia entre Pedro e Paulo.
Eles seguiam na vida, cumprindo a mesma sina dos irmãos bíblicos “Esaú e Jacó”, entretanto, em comoção, perante o leito de morte da mãe, prometem tréguas de paz. Já eleitos deputados, moviam todos os esforços para não entrarem em conflito.
Os gêmeos de partidos políticos opostos, começaram a se contradizer politicamente frente aos companheiros partidários. Poucos meses depois. Pedro e Paulo voltaram ao estado natural: completamente irreconciliáveis. As profecias da cabocla do castelo (mensagem do destino irrevogável) confirmam-se: os filhos de Natividade tornam-se grandes homens e implacáveis inimigos.

Leia a biografia de Machado de Assis

Se você está querendo se preparar para o Enem e vestibulares neste ano, o Vestibular1 é o lugar certo! As seções de Revisão OnLine e de Vestibular vão fazer a diferença na busca por uma boa nota, saiba tudo de vestibulares e do Enem, conteúdos relevantes e dicas exclusivas só pra você. Outra seção imperdível é o de Redação, que também tem conteúdo inédito saiba fazer uma Redação Nota 10!

Saiba Como se preparar para o Enem e Vestibular, Simulados, provas, inscrições,  e muito mais. Para obter uma boa nota no Enem, estude e faça uma revisão em nosso site. Inicie sua revisão com as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Esaú e Jacó de Machado de Assis

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!