Bom-Crioulo de Adolfo Caminha - Vestibular1

Bom-Crioulo de Adolfo Caminha

Bom-Crioulo de Adolfo Caminha

 

Resumo Bom-Crioulo de Adolfo Caminha

Bom-Crioulo de Adolfo Caminha é considerado um grande exemplo do Realismo Naturalismo da literatura brasileira, sendo a primeira obra brasileira a abordar o homossexualismo masculino. Baseado em fatos reais, defende a tese determinista e retrata o homem dentro de um ambiente pernicioso, mostrando seu caráter perverso e sem moral.

O romance se passa na segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro.

Bom-Crioulo de Adolfo Caminha: O livro é dividido em 12 capítulos e narrado em terceira pessoa. A narrativa é concisa e a elaboração da linguagem conferem ao romance lugar de destaque na literatura brasileira.

Bom-Crioulo é o apelido de Amaro, escravo fugido que se torna marinheiro. Ele desenvolve um relacionamento homossexual com Aleixo, jovem grumete.

Eles arranjam um sótão para seus encontros na casa de Carolina, amiga de Amaro.

Quando este é transferido, passam a se desencontrar e Carolina seduz Aleixo. Amaro, que estava hospitalizado, doente e fraco quando antes era forte, descobre que ele havia se tornado amante de Carolina e mata-o.

Nem homófobo nem homófilo, este romance apresenta a imparcialidade naturalista típica. O relacionamento dos dois é retratado como outro qualquer e Aleixo é sempre descrito como “feminino”, tornando-se “masculino” só após algum tempo como amante de Carolina.

Leia também outra versão do resumo de O Bom-Crioulo de Adolfo Caminha

Leia sobre a escola literária Naturalismo

Veja também: Dúvidas resolvidas de estudos e outras, Dúvidas em Carreiras e Profissões e Dúvidas Sanadas de matérias e Redação. Aqui você encontra as dúvidas mais frequentes sanadas pelos professores e colaboradores do Vestibular1.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Enem e Vestibular

Está de bobeira? Então faça e treine com nossos novos simulados, não perca tempo! Confira A melhor maneira de estudar!

Saiba Como se preparar para o Enem e Vestibular, Simulados, provas, inscrições,  e muito mais. Para obter uma boa nota no Enem, estude e faça uma revisão em nosso site. Inicie sua revisão com as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Bom-Crioulo de Adolfo Caminha

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!