Escolas Literárias

Escolas Literárias ou Movimento Literário

Escolas Literárias ou Movimento Literário.Para que você possa conhecer as principais características, autores, escritores, obras e a época histórica das Escolas Literárias, preparamos para você o resumo desses principais Movimentos literários.

Quero ver

Escola literária Romantismo II

Escola literária Romantismo. Ele pretendia, junto com Álvares de Azevedo, instalar a boêmia byroniana em São Paulo. Tornou-se célebre principalmente por sua famosa obra A Escrava Isaura, que foi adaptada para filme, teatro e televisão.

Quero ver

Escola literária Romantismo

Escola literária Romantismo. O primeiro poeta romântico brasileiro foi Gonçalves de Magalhães, que publicou Suspiros Poéticos e Saudades em 1836. Era marcado por grande subjetividade, idealização (da mulher e do amor) e sentimentalismo. Foi a primeira tentativa consciente de se produzir literatura verdadeiramente brasileira.

Quero ver

Escola literária Simbolismo

Escola literária Simbolismo. O Simbolismo foi uma escola literária de poetas, que tinham colegas por todo mundo como o francês Charles Baudelaire, mas tinham pouco reconhecimento e aceitação artística.

Quero ver

Escola Literária Arcadismo

Escola Literária Arcadismo. O arcadismo no Brasil desenvolveu-se em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais, que fervia cultural e socialmente e de onde saíram os grandes poetas.
Iniciou-se em 1768 com a publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa e a fundação da Arcádia Ultramarina em Vila Rica.

Quero ver

Autores Contemporâneos

Autores Contemporâneos. Os autores da atual produção literária brasileira caracterizam por uma única qualidade unificadora: são individuais. Não existe atualmente uma corrente dominante, e apesar de muitos terem estilos parecidos, devem todos serem estudados separadamente.

Quero ver

Simbolismo A Estética Simbolista

Revisão de Literatura: Simbolismo A Estética Simbolista. A Estética Simbolista. Antecedentes Históricos e Culturais. A transformação cultural que deu ensejo ao surgimento do simbolismo pode ser explicada ao nos volver aos meados do século XIX, quando economicamente, se assistir à intensificação da Revolução Industrial e, quando, culturalmente, o homem tentou explicar o real através de pressupostos científicos.

Quero ver

Barroco

Escola Literária Barroco. Tinha como principais características o constante uso de metáforas e (principalmente) antíteses, assim como outras figuras de linguagem que expressassem a visão conflituosa do mundo; havia também uma linguagem rebuscada.

Quero ver

Simbolismo Origens e Características

Revisão de Literatura: Simbolismo Origens e Características. Origens do Simbolismo. O Simbolismo configurou-se como doutrina na França, graças a poetas e doutrinadores do porte de Bandelaire, Riambauol e Mallarmé, mas seus percussores encontraram-se na literatura anglo-germânica. E aquilo que entre os franceses, no Simbolismo, se traduzia por novos temas e por uma subjetividade que controlava emoções, já era patente entre os românticos ingleses.

Quero ver

Modernismo Primeira Fase

Modernismo Primeira Fase. “E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra.” Mário de Andrade

Quero ver

Simbolismo na Europa e nas Américas

Revisão de Literatura: Simbolismo na Europa e nas Américas. As características do simbolismo, o culto do vago, do mistério, a busca do ideal, somados ao desejo de encontro da “poesia pura”, irradiando-se na França a partir de 1857, data da publicação das Flores do Mal. Bandelaire é o primeiro grande nome do movimento, com sua poesia visionária, que, a um só tempo, conta a vida artificial das metrópoles, o desejo do desconhecido e o sonho de uma pátria “anterior”, de raiz platônica.

Quero ver