Escolas Literárias

Escolas Literárias ou Movimento Literário

Escolas Literárias ou Movimento Literário.Para que você possa conhecer as principais características, autores, escritores, obras e a época histórica das Escolas Literárias, preparamos para você o resumo desses principais Movimentos literários.

Quero ver

Obras do Pré-Modernismo

Escolas Literárias Obras do Pré-Modernismo. O Pré-Modernismo foi um período literário caracterizado por inovações como o uso de linguagem mais próxima da falada e a focalização nos problemas reais do Brasil da época, mas com características conservadoras que provinham do Realismo e do Naturalismo.

Quero ver

Humanismo e Quinhentismo

Revisão de Literatura: Humanismo e Quinhentismo. Humanismo Início: 1434 (nomeação de Fernão Lopes); Término: 1527 (retorno de Sá de Miranda). Características: Período de transição; Separação entre a música e o texto poético; Ascensão da burguesia mercantilista; Expansão comercial e marítima; Desenvolvimento cultural; Preocupação com realidade dos fatos; Transição do teocentrismo para o antropocentrismo.

Quero ver

Obras do Realismo e Naturalismo

Escola literária Obras do Realismo e Naturalismo. As seguintes são obras de autores realistas, naturalistas e outros que apesar de se encaixar nestas tendências, não são classicamente pertencentes a estas escolas.

Quero ver

Literatura Portuguesa

Revisão de Literatura: Literatura Portuguesa. Com o século XVI começa uma nova etapa. Os descobrimentos provocam profundos câmbios na sociedade em todos os campos, não só no campo econômico, mas também no social, político e ideológico.

Quero ver

Obras do Realismo e Naturalismo II

Escola literária, Obras do Realismo e Naturalismo. As principais características são a apresentação do homem como produto do meio no Naturalismo, a linguagem mais próxima da falada, a não idealização da mulher (mais sensual que anteriormente apresentada) e vários outros rompimentos com o Romantismo.

Quero ver

Realismo e Naturalismo

Revisão de Literatura: Realismo e Naturalismo. Segunda Revolução Industrial (eletricidade; siderurgia). Burguesia x Proletário (protestos, etc.) Em pró do proletário: Socialismo Utópico, liberdade do proletário; Destruição das Formas de Poder, Anarquia; Marxismo, sociedade igualitária

Quero ver

Pré-Modernismo

Pré-Modernismo. O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para o Modernismo. De caráter inovador, a maioria de seus membros nãos e enquadra como Modernistas por não terem sobrevivido o suficiente para participar ou terem criticado o movimento.

Quero ver

Modernismo e Teatro

Revisão de Literatura: Modernismo e Teatro. Características: Junção das vanguardas europeias; Quanto à forma: Versos livres; Liberdade na escolha de palavras; Síntese na linguagem, parágrafos curtos; Busca de uma linguagem brasileira; Pontuação relativa

Quero ver

Quinhentismo e Literatura de Informação

Escola literária Quinhentismo e Literatura de Informação. A maioria das obras escritas no Brasil na época não foram feitas por brasileiros, mas sobre o Brasil por visitantes. Elas são chamadas Literatura de Informação. Apenas dois autores da época podem ser considerados autores brasileiros: Bento Teixeira, o primeiro poeta do Brasil, e José de Anchieta, iniciador do teatro brasileiro.

Quero ver

Parnasianismo

Revisão de Literatura: Parnasianismo. Características do Parnasianismo: Busca da perfeição formal – Linguagem rebuscada; Vocabulário culto; Gosto pelo soneto; Rimas raras e chaves de ouro; Gosto pelas descrições; Objetivismo; Racionalismo, contenção das emoções; Universalismo; Apego à tradição clássica;

Quero ver