Escolas Literárias ou Movimento Literário

Escolas Literárias ou Movimento Literário.Para que você possa conhecer as principais características, autores, escritores, obras e a época histórica das Escolas Literárias, preparamos para você o resumo desses principais Movimentos literários.

Quero ver

Pré-Modernismo

Pré-Modernismo. O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para o Modernismo. De caráter inovador, a maioria de seus membros nãos e enquadra como Modernistas por não terem sobrevivido o suficiente para participar ou terem criticado o movimento.

Quero ver

Literatura Brasileira

Revisão de Literatura: Literatura Brasileira. A literatura brasileira é variada em estilos e tendências. A abordagem da realidade do país se consolidou com o movimento modernista ocorrido em 1922, no estado de São Paulo.

Quero ver

Escola Literária Arcadismo

Escola Literária Arcadismo. O arcadismo no Brasil desenvolveu-se em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais, que fervia cultural e socialmente e de onde saíram os grandes poetas.
Iniciou-se em 1768 com a publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa e a fundação da Arcádia Ultramarina em Vila Rica.

Quero ver

Quinhentismo e Literatura de Informação

Escola literária Quinhentismo e Literatura de Informação. A maioria das obras escritas no Brasil na época não foram feitas por brasileiros, mas sobre o Brasil por visitantes. Elas são chamadas Literatura de Informação. Apenas dois autores da época podem ser considerados autores brasileiros: Bento Teixeira, o primeiro poeta do Brasil, e José de Anchieta, iniciador do teatro brasileiro.

Quero ver

Pré-Modernismo Os Sertões Euclides da Cunha

Revisão de Literatura: Pré-Modernismo Os Sertões Euclides da Cunha. O texto que você vai ler foi extraído da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. Ele será o ponto de partida para o nosso estudo Pré – Modernismo.

Quero ver

Autores Contemporâneos

Autores Contemporâneos. Os autores da atual produção literária brasileira caracterizam por uma única qualidade unificadora: são individuais. Não existe atualmente uma corrente dominante, e apesar de muitos terem estilos parecidos, devem todos serem estudados separadamente.

Quero ver

Realismo Naturalismo Parnasianismo

Realismo Naturalismo Parnasianismo. O Realismo e o Naturalismo foram as duas escolas literárias de domínio no fim do século XIX e início do século XX. Sua contraparte na poesia é chamada de Parnasianismo.

Quero ver

Humanismo e Quinhentismo

Revisão de Literatura: Humanismo e Quinhentismo. Humanismo Início: 1434 (nomeação de Fernão Lopes); Término: 1527 (retorno de Sá de Miranda). Características: Período de transição; Separação entre a música e o texto poético; Ascensão da burguesia mercantilista; Expansão comercial e marítima; Desenvolvimento cultural; Preocupação com realidade dos fatos; Transição do teocentrismo para o antropocentrismo.

Quero ver

Barroco

Escola Literária Barroco. Tinha como principais características o constante uso de metáforas e (principalmente) antíteses, assim como outras figuras de linguagem que expressassem a visão conflituosa do mundo; havia também uma linguagem rebuscada.

Quero ver

Escola literária Romantismo II

Escola literária Romantismo. Ele pretendia, junto com Álvares de Azevedo, instalar a boêmia byroniana em São Paulo. Tornou-se célebre principalmente por sua famosa obra A Escrava Isaura, que foi adaptada para filme, teatro e televisão.

Quero ver