Biografia dos Autores e Escritores

Biografia dos Autores e Escritores. Prepare-se bem para o Vestibular e Enem, lendo a biografia dos Autores e Escritores, sobre a escola literária a que pertencem e o resumo de suas obras. Tudo isso aqui no Vestibular1!

Quero ver

Biografia Castro Alves

Biografia Castro Alves. Entusiasmado com as ideias liberais e abolicionistas dos jovens acadêmicos da época, dedica-se à poesia e ao desenho, frequenta os teatros e começa a publicar seus versos na imprensa.

Quero ver

Biografia Harry Laus

Biografia Harry Laus. único romance de Harry Laus. Em Os Papéis do Coronel, o texto coloca seriamente a questão do escrever, deixando-nos o testemunho do processo literário de Harry Laus, suas angústias, questionamentos e seu caminho interior.

Quero ver

Biografia Graciliano Ramos

Biografia Graciliano Ramos. Do ponto de vista formal, Graciliano Ramos talvez seja o escritor brasileiro de linguagem mais sintética. Em seus textos enxutos, a concisão atinge seu clímax: não há uma palavra a mais ou a menos. Trabalha a narração com a mesma mestria, tanto em primeira como em terceira pessoa.

Quero ver

Biografia João Cabral de Melo

Biografia João Cabral de Melo. A poesia de João Cabral se caracteriza pela objetividade na constatação da realidade e, em alguns casos, pela tendência ao surrealismo. No nível temático, podemos distinguir em sua poética três grandes preocupações, apresentadas a seguir.

Quero ver

Biografia Ronald de Carvalho

Biografia Ronald de Carvalho. Simbolista e parnasiano, nos primeiros livros, e modernista nos subsequentes, deixou em todos a marca da cor, da luminosidade fulgurante, realizando uma poesia gráfica e nítida.

Quero ver

Biografia Jorge de Lima

Biografia Jorge de Lima. Estreou na literatura em 1914, ainda fortemente influenciado pelo Parnasianismo, com XlV alexandrinos, o que lhe valeu mais tarde o título de Príncipe dos Poetas Alagoanos.

Quero ver

Biografia Álvares de Azevedo

Biografia Álvares de Azevedo. Conhecido como o poeta macabro do romantismo, previu a morte de dois amigos que efetivamente desapareceram sem deixar rastro, sua vida pessoal é tema de grande confusão entre os críticos, pois uns bendizem-no como um santo franzino e virginal, outros pinçam-lhe a alcunha de depravado e demoníaco.

Quero ver

Biografia Cecília Meireles

Biografia Cecília Meireles. “Mas creio que todos padecem, se são poetas. Porque, afinal, se sente que o grito é o grito; e a poesia já é o grito (com toda a sua força) mas transfigurado.” Um dos aspectos fundamentais da poética de Cecília Meireles é sua consciência da transitoriedade das coisas; por isso mesmo, o tempo é personagem central de sua obra: o tempo passa, é fugaz, fugidio. A vida é fugaz e a morte uma presença no horizonte.

Quero ver

Biografia de Jorge Amado

Biografia de Jorge Amado. Jorge Amado representa o regionalismo baiano da zona rural do cacau e da zona urbana de Salvador. Sua grande preocupação foi fixar tipos marginalizados para, através deles, analisar toda uma sociedade.

Quero ver

Biografia Rachel de Queiroz

Biografia Rachel de Queiroz. Rachel de Queiróz utilizava o realismo em seus textos, principalmente os problemas nordestinos. Questionava a existência humana e a inquietação social. Tinha também grande interesse por temas nacionais e utilizava uma linguagem bem brasileira.

Quero ver