Vícios de leitura

Vícios de leitura

Vícios de leitura

Vícios de leitura Interpretação de Texto ler… ler… ler…

Vícios de leitura

Como é seu comportamento de leitor?
Por acaso você tem o hábito de ler movimentando a cabeça? Ou, quem sabe, acompanhando com o dedo? Talvez vocalizando baixinho… Você não percebe, mas esses movimentos são alguns dos tantos que prejudicam a leitura. Esses movimentos são conhecidos como vícios de linguagem.

Movimentar a cabeça
Procure perceber se você não está movimentando a cabeça enquanto lê. Este movimento, ao final de pouco tempo, gera muito cansaço além de não causar nenhum efeito positivo. Durante a leitura apenas movimentamos os olhos.

Regressar no texto, durante a leitura
Pessoas que têm dificuldade de memorizar um assunto, que não compreendem algumas expressões ou palavras tendem a voltar na sua leitura. Este movimento apenas incrementa a falta de memória, pois secciona a linha de raciocínio e raramente explica o desconhecido, o que normalmente é elucidado no decorrer da leitura. Procure sempre manter uma sequência e não fique “indo e vindo” no livro. O assunto pode se tornar um bicho de sete cabeças!

Ler palavra por palavra
Para escrever usamos muitas palavras que apenas servem como adereços. Procure ler o conjunto e perceber o seu significado.

Sub-vocalização
É o ato de repetir mentalmente a palavra. Isto só será corrigido quando conseguirmos ultrapassar a marca de 250 palavras por minuto.

Usar apoios
Algumas pessoas têm o hábito de acompanhar a leitura com réguas, apontando ou utilizando um objeto que salta “linha a linha”. O movimento dos olhos é muito mais rápido quando é livre do que quando o fazemos guiado por qualquer objeto.

 

Depois de se instruir com os Vícios de leitura, Veja mais: Um primeiro passo, Leitura eficiente, Um primeiro passo, Níveis de leitura, ideias NúcleoMetologia para interpretação de textoUm primeiro passo, Não deixe também de visitar os canais de Enem e Vestibular.

Veja mais: REDAÇÃO SEM CTRL+C, Critérios de avaliação, Especialistas dão dicas de como fazer…, Afinal, o que cai no vestibular? Se der um “branco” na hora “H”? A diferença entre a língua falada e a escrita, Contexto, texto e sua coesão, Significados e sentidos das palavras, A leitura e a construção do leitor em potencial, A importância da leitura na produção de textos, Interdisciplinaridade, Como escrever bem. Vícios de leitura.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta