Tenha uma boa escrita

Tenha uma boa escrita

Tenha uma boa escrita – Redação Nota 10

Redação
Escrever… escrever… escrever…

Tenha uma boa escrita – Redação Nota 10

Analisando muitas das redações enviadas por Internautas ao Vestibular1, podemos chegar a algumas conclusões que a seguir passaremos a lhe passar para que tenha uma boa escrita e consequentemente faça uma redação com um mínimo de erros para que sua nota da prova do vestibular, seja significativa.

Falaremos principalmente do que deve evitar e do que utilizar para um rendimento, além de melhorar a compreensão da idéia contida em sua redação. Assim, a primeira dica é que você evite frases longas, por dificultarem ao leitor a compreensão da idéia contida nela.

Também não tenha mais de uma idéia além da central, isto dificulta o entendimento, forçando, desta forma, o leitor a separá-las em seus conteúdos diversos. Assim procure sempre utilizar frases mais curtas.

Na prova de redação do vestibular, você deve evitar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, como termos jurídicos ou técnicos, como Vossa Senhoria, Outrossim, tal prática advém, Esmero excessivo, assim deve-se deixar de lado o parecer exibicionista.

E evite abreviações e nunca utilize o famoso, etc. Não abuse das citações. Como costumava dizer meu pai: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.

Procure não ser redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de diferentes formas, ou seja, basta mencionar cada argumento só uma vez. Não fique repetindo a mesma idéia. E não perca a ideia, não deixe o leitor perdido. Frases incompletas podem causar isso e você deve evitar.

Lembre-se de que nomes próprios iniciam-se com letras maiúsculas, e a voz passiva deve ser evitada. Evite mesóclises. Não abuse das analogias e de exclamações! Seu texto fica horrível!

Cuidado com a ortografia, para não deturpar a língua, se não sabe a grafia correta de uma palavra, não a escreva, evite, encontre um sinonimo que será melhor. E lembre-se que o uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário, você pode escrever sem este recurso que pode prejudicar sua nota na redação.

Evite lugares-comuns como o a bruxa tá solta, além de estrangeirismo que podem também te levar a enganos ortográficos. Utilize palavras de origem portuguesa e seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que seja maneiro no falar… Sacou Figura?

As palavra de baixo calão pode transformar sua redação em uma nota zero. E evite repetir a mesma palavra, que vai ficar repetitiva. A repetição vai fazer sua nota baixar bastante, mesmo.

Procure ser mais ou menos específico, e utilize a pontuação corretamente. O ponto e a vírgula especialmente. Ou será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação?

Corte, frase com apenas uma palavra, não faça perguntas retóricas e não use siglas que você desconhece, como por exemplo D.F.H.B. Modere nos comentários por ser mais prudente que os exageros. Seja incisivo e coerente.

Talvez seja melhor você acessar a nossa seção de Redação Nota 10, assim terá mais informações e dicas para produzir uma redação que terá uma nota acima da média. O Vestibular1 (www.vestibular1.com.br) procura sempre deixar o vestibulando afiado para as provas de redação do Vestibular e Enem.

.
Acesse a Apostila de Linguagens para o Enem e Vestibular
(Material de interpretação voltado para o ENEM)

Tenha uma boa escrita

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!