Se der um branco na hora “H”?

Se der um branco na hora “H”?

Se der um branco na hora “H”?

Redação
Escrever… escrever… escrever…

Se der um branco na hora “H”? – Redação Nota 10

Caso, na hora em que for iniciar a sua prova de redação der um branco. Não se deixe dominar pelo nervosismo ou pela ansiedade. O Vestibular1 já lhe diz agora como poderá proceder:

Tenha calma e não se desespere nem se assuste.

Releia o que se pede e delimite o tema para desenvolver o assunto (Merece uma dissertação genérica ou específica, ou seja, vamos partir do geral ou do específico?).

Selecione a melhor idéia para fazer a frase-núcleo.

Verifique se o tema pode delimitar o assunto.

Vamos fixar o objetivo (para que, com que finalidade, qual a dimensão, em que ambiente, como vou formar a lógica do pensamento escrito?).

Selecionar a linha de pensamento, dentro dos limites, para facilitar a coerência.

Reler os parágrafos vendo se a formulação e a tradução das idéias periféricas como argumentação da proposta central e da finalização do texto estão distribuídas adequadamente.

Formar a conclusão com consciência de que todas as idéias estão amarradas e que não existe nenhum pensamento solto na redação.

Verificar as características de organização, unidade, coerência, clareza e concisão.

O QUE NUNCA DEVE ESTAR NUMA DISSERTAÇÃO:
textos óbvios e pobres em argumentos;
encurtar suas idéias sem necessidade e propósito;
concluir sem integrar as idéias como unidade redacional;
textos densos e cansativos para você e para o examinador;
frases centopéicas e períodos longos;
lógica da redação confusa;
esquecer da clareza e da concisão para quem lê;
deixar pensamentos soltos flutuando na redação e que necessite depois de reestruturação.

Delimitação do assunto:
Exemplo:
– Esportes (geral);
– Futebol (Específico);
– O papel do futebol como arte;
– O Futebol como profissão;
– O Futebol como propaganda para seus jogadores e para o clube;
– O Futebol como fanatismo da torcida ou como produto de exportação brasileira.
(Isto você determina em sua mente e depois vai selecionando o que é mais apropriado à redação)

Conclusão Parcial
O Futebol ganha novos prismas que fazem da arte uma profissão para muitos jogadores de pequenos clubes que sonham com a Seleção Brasileira e os clubes internacionais. Da profissão surge a capacidade de ser tão famoso pela propaganda que ele, jogador, pode fazer ao Futebol, promovendo o seu clube e ganhando o carinho e até o fanatismo dos torcedores que vibram nas arquibancadas, nos rádios, nos televisores, nos jornais e nas revistas de esportes que acompanham toda a trajetória de uma carreira de muitos gols ou de uma derrota no Maracanã por um time adversário.

A primeira coisa para livrar-se do branco que ocorre na hora da ansiedade é preparar-se antecipadamente com muita dissertação e acostumar-se a não perder dois fatores importantes para sua redação: concentração no momento da leitura do texto e interpretação da proposta do autor e capacidade de escrever com lógica sem fugir ao que foi pedido. Lembre-se que o objetivo desta avaliação é cobrar do vestibulando o conhecimento da matéria dada, a interpretação do enunciado da questão e a redação própria, com clareza e objetividade.

Aplique suas habilidades com a língua escrita, mediante a produção da dissertação, partindo da leitura de um texto ou de fragmentos de livros, jornais, revistas, poesias e figuras abstratas e/ou simbólicas sobre o tema proposto.

Cada candidato tem um tipo variável de leitura ou releitura do texto e a imaginação traduz de forma criativa a realidade escondida no texto que vai ser interpretado. Urge o estudo da interpretação de textos. Quem não sabe ler dificilmente poderá interpretar e assim os níveis de redação podem variar e traduzir um tipo de leitura própria de cada vestibulando.

Procure escrever desde já e ler Livros de Técnicas de Redação e procurar as Dicas de Português para entender como a Gramática age nas formas redacionais e como os estilos agem na Gramática tornando-se Literatura Brasileira.

Veja agora em Novidades : Como evitar o famoso “branco”

 

Depois de conferir Se der um branco na hora “H”?, veja alguns modelos em nossa seção especial Modelos de Redação. Para ver dicas e informações para redações como A diferença entre a língua falada e a escrita, Significados e sentidos das palavras e Como fazer uma boa Redação. Visite Enem e Vestibular, dois canais que todo estudante nesta fase deve visitar! Se der um branco na hora “H”?

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!