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Contexto, texto e sua coesão

  

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Contexto e texto
Uma simples frase ou um longo romance - o texto deve seguir certas regras para adquirir um significado.

O que é contexto? O que é texto? 

O texto é uma unidade global de comunicação que expressa uma idéia ou trata de um assunto determinado, tendo como referência a situação comunicativa concreta em que foi produzido, ou seja, o contexto. O texto pode ser uma única frase de sentido completo:

Os edifícios de São Paulo têm uma arquitetura moderna.

O texto também está em obras maiores, formadas por orações e parágrafos: crônicas, reportagens jornalísticas e romances de fôlego, como Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Quando escrevemos ou falamos, lançamos mão de mecanismos de coerência e coesão para conseguirmos formar uma mensagem compreensível e instigante.

1. Lingüística do texto
Descreve as regras básicas para a elaboração de frases corretas e interessantes. Sua finalidade é tornar compreensível o que é ouvido ou lido. Para que um texto tenha coerência, não basta que ele trate somente de um assunto. É preciso também que os seus parágrafos estejam relacionados e não apresentem contradições. Finalmente, ele deve oferecer ao leitor ou ao ouvinte uma mensagem completa, superior à simples reunião de orações e períodos.

2. Fatores internos ou significativos
O parágrafo geralmente é a primeira unidade dos textos corridos e em prosa. Formado por um número variável de frases encadeadas, lógica e lingüisticamente, ele é finalizado graficamente por um ponto final, de interrogação ou de exclamação. Ao ler um texto, devemos em primeiro lugar, prestar atenção em seu conteúdo informativo fundamental, ao qual se subordinam, de modo articulado, vários enunciados. A maioria das frases possui uma palavra-chave, que pode ser percebida diretamente ou com a ajuda de outras palavras que a substituem. O segundo passo é identificar, nos diversos parágrafos, as idéias secundárias.

 

3. Contexto
Qualquer texto deve estar baseado no conhecimento do mundo real dos falantes. Essa é uma condição cuja finalidade é contribuir para sua significação global. No contexto, deve-se ter em mente os elementos que influenciam a mensagem:

  • Verbos implicativos são os que envolvem o leitor.
    Exemplo: conseguir, evitar, concordar:

 

O monitor não evitou que as crianças se machucassem.
(As crianças machucaram-se)

  • Verbos factivos, como lamentar, perceber e idéias preconceituosas que o falante expressa inconscientemente:

 

Daniela hoje não chegou tarde aos ensaios.
(Daniela habitualmente chega tarde)

 

4. Mecanismos de coesão
Nas frases e parágrafos que constituem o texto, devem aparecer elementos lingüísticos. Esses elementos lingüísticos têm a função de relacionar os parágrafos, as frases e as palavras:

  • Enlaces fraseológicos:

 

Como ia te dizendo.
Tendo em vista o que aconteceu.

  • Enlaces entre parágrafos:

 

Primeiramente... (em geral no início do discurso); Finalmente...;
Concluindo...; Por um lado...; Acima de tudo...; No fundo...

Outros enlaces têm caráter temporal, comparativo, causal, consecutivo, explicativo:

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