O entendimento do Tema - Vestibular1

O entendimento do Tema

O entendimento do Tema

O entendimento do Tema

Redação
Escrever… escrever… escrever…

O entendimento do Tema – Redação Nota 10

O PRIMEIRO PASSO: O ENTENDIMENTO DO TEMA
A primeira etapa de uma redação consiste em compreender plenamente o tema. Nos antigos vestibulares, este era proposto de forma direta. Exemplo, a faculdade de direito da Universidade de São Paulo, certa feita, pediu que os vestibulandos escrevessem sobre a “Cortina de Ferro”. Nesse caso, o vestibulando deveria dissertar sobre os países do leste europeu então dominados pela ex-União Soviética. Sem dúvida, questões propostas de maneira explícita facilitavam o entendimento do tema. Modernamente, os temas não mais são assim apresentados. São dados textos que, de alguma maneira, interligam-se e o vestibulando deve, em primeiro lugar, descobrir essas relações. Em linguagem simples, você deve “perceber” o conteúdo do tema.

Técnica de redação
Em todos os seus gêneros (dissertação, descrição, narração e crônica), é a mais importante prova dos exames vestibulares brasileiros. Pode-se dizer que ela é decisiva. Atualmente, a dissertação tem sido privilegiada pelas bancas examinadoras, pois ela exige que o aluno, após analisar textos, defenda suas opiniões sobre eles. O Redação nota 10 do vestibular1 – Redação ajuda você a fazer uma excelente redação no vestibular, após explicações, exemplos, temas e, na linguagem do aluno, “dicas” sobre o que escrever.

Quase todos os exames vestibulares exigem, como redação, textos dissertativos. Poucas universidades – uma delas é a UNICAMP (Universidade de Campinas) – aceitam narração e crônica.

O QUE É UMA DISSERTAÇÃO?
Uma dissertação consiste numa redação analítica sobre o tema proposto pela banca examinadora que elabora a prova. Dessa maneira, o vestibulando deve defender uma opinião sobre o assunto exigido pela faculdade. Portanto, ao contrário da opinião tradicional, o aluno não pode ser neutro quanto ao tema em questão. O Ministério da Educação determina que as opiniões não devem ser julgadas, mas sim avaliadas se estão explicadas e defendidas com coerência e lógica.

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A nota dada à redação deve obedecer aos seguintes critérios:
– adequação ao tema. A banca examinadora avalia se o vestibulando entendeu o tema proposto e redigiu um texto adequado a ele. “Fugir do assunto”, como se diz na gíria estudantil, implica “nota zero”;
– coerência no desenvolvimento do tema. As idéias contidas no texto devem estar interligadas de maneira lógica. O vestibulando não pode propor uma opinião no início do texto e desmenti-la no final;
– norma culta. O candidato a uma vaga nas faculdades e universidades precisa usar a língua portuguesa de maneira adequada, estruturas sintáticas (regência verbal e concordância) corretas e termos semanticamente precisos; portanto, não se deve usar uma palavra cujo sentido real você não conhece. Norma culta não quer dizer termos sofisticados, mas palavras simples e precisas no contexto da dissertação. Não pense que preciosismos (palavras complicadas) valorizam sua redação; pelo contrário, são ridículos. Em síntese, o vestibulando deve usar termos correntes com significados adequados;
– criatividade. É claro que uma abordagem original do tema valoriza seu texto. Mas, o vestibulando deve ter cuidado em não confundir criatividade com idéias esdrúxulas. Na gíria estudantil, não “viaje”.

Lembre-se:
Ninguém pode exigir que você escreva bem, pois isto pressupõe talento; as faculdades querem que se escreva certo.

.

Veja Também :

Temas de redação da Fuvest

Temas de redação da Unesp

Temas de redação da UEL

Outros temas de Redação

Agora você já viu O entendimento do Tema, então acesse também em novidades: Formas de descomplicar o vestibular, Não deixem aumentarem sua ansiedade, Como enfrentar o dia “D”, Um segredo básico para passar no vestibular e outras dicas e informações desta seção como: REDAÇÃO SEM CTRL+C, Critérios de avaliação, O que cai no vestibular, Língua falada e a escrita, Texto e sua coesão, Significados das palavras, A leitura, Produção de textos, Como escrever bem e por aí vai. O entendimento do Tema.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!