Interpretação de Texto

ler... ler... ler...


 

Voltar Menu
 Interpretação

Um primeiro passo

 

 O entendimento de um texto, ainda o elemento básico da comunicação humana, implica uma análise: a sua decomposição em partes. Só assim, o seu entendimento é possível. Como analisar um texto e interpretá-lo é o objetivo do vestibular1 - Interpretação de texto.


Como ler um texto - O aprendizado da leitura 

Interessa a todos saber que procedimento se deve adotar para tirar o maior rendimento possível da leitura de um texto. Mas não se pode responder a essa pergunta sem antes destacar que não existe para ela uma solução mágica, o que não quer dizer que não exista solução alguma. Genericamente, pode-se afirmar que uma leitura proveitosa pressupõe, além do conhecimento lingüístico propriamente dito, um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. A título e ilustração, observe a questão seguinte, extraída de um vestibular da UNICAMP: 
Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que se lê. Um bom exemplo é o texto que segue: 

"As video-locadoras de São Carlos estão escondendo suas fitas de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas de vídeo aluguem, exponham e vendam fitas pornográficas a menores de 18 anos. A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais. (Folha Sudeste, 6/6/92)"

É o conhecimento lingüístico que nos permite reconhecer a ambigüidade do texto em questão (pela posição em que se situa, a expressão sem a companhia ou autorização dos pais permite a interpretação de que com a companhia ou autorização dos pais os menores podem ir a rodeios ou motéis). Mas o nosso conhecimento de mundo nos adverte de que essa interpretação é estranha e só pode ter sido produzida por engano do redator. É muito provável que ele tenha tido a intenção de dizer que os menores estão proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorização dos pais e de freqüentarem motéis. 
Como se vê, a compreensão do texto depende também do conhecimento de mundo, o que nos leva à conclusão de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de Português, mas também de todas as outras disciplinas sem exceção. 

- Três questões básicas 
Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido é a resposta a 
três questões básicas: 
I - Qual é a questão de que o texto está tratando? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárias da principal, isto e, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem repertório suficiente para compreender o que está diante de seus olhos. 
II - Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Por isso, uma leitura competente não terá dificuldade em identificá-la. Não saber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura desatenta e dispersiva. 
III - Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idéias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção o seu percurso argumentativo. 

ANUNCIE AQUI!

  

Enem

SAIBA TUDO!


 
 
  

Veja ainda

 
  Treine simulado
 

Confira o Calendário

 

 Faça revisão das matérias conosco

 

Visite  faculdades  e faça sua opção

 

 Faça um Tour virtual

 

Visite cursinhos

 
Cadastre, ou solicite o cadastramento de uma carreira ou profissão no Vestibular1 Clique aqui
 

 


Conheça o Exclusivo
Guia de Planejamento do Tempo

Tenha uma boa escrita
REDAÇÃO SEM CTRL+C
Critérios de avaliação
Especialistas dão dicas de como fazer...
Afinal, o que cai no vestibular?
Se der um "branco" na hora "H" ?
A diferença entre a língua falada e a escrita
Contexto, texto e sua coesão
Significados e sentidos das palavras
A leitura e a construção do leitor em potencial
A importância da leitura na produção de textos 
Interdisciplinaridade
Como escrever bem


OUTROS
CANAIS
DO
PORTAL=>


Página Principal


|Notícias |Provas Resolvidas |Atlas Geográfico | Fórum do Vestibular | Ansiedade | Boletins|
| Fies | Prouni | Mural de Recados | Tipos de Vestibulandos | Ajuda "V1" |Bolsas de Estudo|
| Agenda | Termo de uso | Papel de Parede | V1 Blog | Hora do Recreio | Redação Nota 10 |
| Professor on-line | Exercícios por matéria | Provão | Novidades | TourVirtual | Fale conosco |
| Carreiras | Testes | Faculdades | Cursinhos | Revisão | Redação | Novidades | Calendários |
| Informativo Exclusivo | Sites de Vestibular | Teste vocacional | Links | Sites Recomendados |
| Divulgue | Gabaritos | Simulados | Bate papo | Macetes | Teste QI | Oriente-se | Resumos |
| Resultados | Cadastre-se | Mapa Geral | SAV | Cartões | Desafio | Apostilas | Enem | Breve |
| Apostilas Selecionadas | Dúvidas Sanadas | Ranking das Faculdades | Vídeo Aulas |
 

 Copyright © Desde 08/2000- Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.