Dicas de redação

Dicas de redação

Dicas de redação

Nesta seção de Redação Nota 10, você encontra inúmeras Dicas de redação para que possa conquistar uma boa nota na prova de redação. Então vamos lá!

Uma boa redação…

…começa sempre com uma boa leitura. Leia atentamente as dicas do Vestibular1 para se dar bem na hora do exame!

Confira abaixo!

Dicas

Não há fórmulas mágicas para se fazer uma boa redação. O exercício contínuo, aliado à prática da leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de textos. O vestibular não pretende formar escritores, como também o professor não dispõe de uma varinha mágica que lhe permita transformar o aluno em um escritor consagrado. Mesmo assim é possível apontar alguns caminhos que ajudam na hora de produzir um bom texto:

Qualidades do texto

– Concisão: Ser conciso significa que não se deve abusar das palavras para exprimir uma ideia. Deve-se ir direto ao assunto, não ficar enrolando, enchendo a linguiça. Eliminar tudo aquilo que não é necessário.

– Correção: A linguagem utilizada na redação deve estar de acordo com a norma culta, ou seja, deve obedecer aos princípios estabelecidos pela gramática. Conhecer as normas que regem o uso da língua é de fundamental importância para a produção de um texto correto. Evidentemente, a maioria das pessoas não conhecem todas as regras gramaticais. Por isso, não hesite em consultar um livro de gramática. Tome cuidado com: A grafia, flexão das palavras, concordância, regência e colocação de pronomes.

– Clareza: A clareza consiste na expressão da ideia de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo leitor. Ser claro é ser coerente, não contradizer-se e não confundir o leitor.

– Elegância: A elegância consiste em uma leitura de texto agradável. É alcançada quando se observam as qualidades que foram apontadas anteriormente e também pelo conteúdo da redação, que deve ser original e criativa. A elegância deve começar pela própria apresentação do texto. A redação deve ser entrega limpa, sem borrões ou rasuras e com letra legível.

Defeitos do texto

-Ambiguidade: Ocorre ambiguidade quando a frase apresenta mais que um sentido, geralmente por má pontuação ou mau emprego das palavras ou expressões. É considerada um defeito da prosa, porque atenta contra a clareza.

– Obscuridade: É o mesmo que falta de clareza. Vários motivos determinam a obscuridade, como: períodos excessivamente longos, linguagem rebuscada ou má pontuação.

– Pleonasmo: Consiste na repetição desnecessária de um termo: A brisa matinal da manhã enchia do dia de alegria.

– Cacofonia: Acontece quando existe produção de sons desagradáveis pela união de sílabas de palavras: Nunca gaste dinheiro com bobagens

– Eco: Repetição de palavras terminadas pelo mesmo som: A decisão causou comoção na população

– Prolixidade: É a utilização de mais palavras que o necessário, ou seja, encher linguiça.

Exemplos:

1) A escrita não só traz à realidade o sentimento de um homem, como o faz comunicar com outros, indeterminados, fixando seu pensamento e sua vontade. Ela é o elo de comunicação entre povos contemporâneos, e ajudando a compreender o passado, marcando o presente para o futuro. Contudo, a escrita veio com a finalidade e necessidade do homem de fixar sua realidade, podendo ser até uma realidade subjetiva, uma realidade íntima, ou muitas das vezes, como uma realidade inventada.

2) A escrita tem sido um legado valioso na descoberta da história da humanidade. Por seu intermédio, pesquisadores podem analisar e entender, com um grau maior de confiabilidade, fatos passados. Tem ela também, a qualidade lúdica do entretenimento, a qualidade do agente estimulante das emoções, do raciocínio, da lógica.

O texto 1 é o típico exemplo de texto mau estruturado, não diz nada. Cheio de palavras mas com ideia confusa, o contrário do texto 2, que possui uma introdução consistente e que vai direto ao ponto.

Acesse também dicas para o Enem no Canal Especial do Enem!

Dicas de redação

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!