Cuidados com a gramática

Cuidados com a gramática

Cuidados com a gramática

Cuidados com a gramática

Redação
Escrever… escrever… escrever…

Cuidados com a gramática – Redação Nota 10

Quem já não enfrentou dificuldades ao escrever um texto com o uso dos pronomes demonstrativos. Deve-se escrever este, esse ou aquele? isto, isso ou aquilo? esta, essa ou aquela? Ó, dúvida cruel! Que fazer?

A solução poderia estar em um bom livro de gramática, porém poucos possuem um desses em casa, e quem o possui não tem paciência para realizar a pesquisa. É para isso que estamos aqui. Então, vamos à teoria:

Exemplos de uso: “este, esta, isto”, para referência a elemento.
“O saneamento tem grande efeito sobre o bem-estar da população. Por isso, é inexplicável o fato de esse setor não se ter tornado prioridade do atual governo.”
“A crise de energia demonstrou que a introdução de um novo modelo nos setores de infra-estrutura envolve riscos. Isso não significa, porém, que o modelo privado seja inviável.”

Usamos este, esta, isto para referência a elemento, frase ou oração posterior. Por exemplo:
“As principais dúvidas são estas: Como determinar quais empresas serão privatizadas? Quem deve exercer o poder concedente: Estados ou municípios?”
“Essas questões não são tão complexas quanto as de outro setores, sendo os mais importantes estes: o de energia e o de telecomunicações.”

Usamos este, esta, isto também para referência a elemento imediatamente anterior. Por exemplo:
“Essas questões não são tão complexas quanto as de outro setores, como o de telecomunicações e o de energia, sendo este o mais importante de todos.” (O pronome “este” refere-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, a “setor de energia”)
“É preciso que o Executivo promova as reformas necessárias no saneamento básico, pois este é o problema mais grave de hoje.” (O pronome “este” refere-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, a “saneamento básico”).

Em uma enumeração de dois elementos, usamos este, esta, isto para referência ao segundo elemento e aquele, aquela, aquilo para o primeiro. Por exemplo:
“Essas questões não são tão complexas quanto as de outro setores, como o de energia e o de telecomunicações, sendo aquele mais importante do que este”. (O pronome “aquele” refere-se ao primeiro elemento da enumeração, ou seja, a “setor de energia”; o pronome “este” refere-se ao segundo elemento da enumeração, ou seja, a “setor de telecomunicações”).
“A privatização e a concorrência em substituição a um modelo estatal envolvem riscos, pois aquelas apresentam a incógnita da futura administração; este, a garantia do envolvimento da sociedade”. (O pronome “aquela” refere-se aos primeiros elementos da enumeração, ou seja, a “privatização e concorrência”; o pronome “este” refere-se ao segundo elemento da enumeração, ou seja, a “modelo estatal”).

 

Agora que já soube os Cuidados com a gramática, veja mais conteúdos interessantes: Antes de escrever, Desenvolvendo um tema, Coerência textual, Tenha uma boa escrita, REDAÇÃO SEM CTRL+C, Critérios de avaliação, Especialistas dão dicas de como fazer… Como escrever bem. Cadastre, ou solicite o cadastramento de uma carreira ou profissão no Vestibular1. Faça nosso Teste de QI, Faça nosso Teste Vocacional, Treine simulado e Faça revisão das matérias conosco. Cuidados com a gramática

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!