Confira dicas de redação para o vestibular e Enem

Confira dicas de redação para o vestibular e Enem

Confira dicas de redação para o vestibular e Enem

Redação
Escrever… escrever… escrever…

Confira dicas de redação para o vestibular e Enem- Redação Nota 10

Algo que é decisivo para a classificação final dos candidatos ao Enem ou vestibulares, são os pontos obtidos através da nota da redação, que é parte importante dos pontos finais da prova de Redação ou de Português.

Isso pode facilmente ser observado, segundo as regras estabelecidas no chamado manual do candidato, a prova de Redação tem sempre Peso superior a outras disciplinas, principalmente nos cursos da área de Humanas e nas Licenciaturas, e Peso também considerável nos demais cursos e áreas do conhecimento. Os pontos finais obtidos através da prova de redação eliminam vestibulandos em caso de empate na classificação final.

Para ajudar os estudantes nesta fase de preparações antes das provas, o Vestibular1 conversou com a professora de Redação Aide M., que falou com exclusividade sobre algumas dicas que podem ajudar na realização desta importante etapa, seja para o Enem, vestibular ou até mesmo para quem vai prestar um concurso público.

Segundo a professora, os temas que tem maiores chances de cair na Redação são aqueles que estão em voga, como impeachment, conflitos entre religiões e terrorismo, guerras, entre outras atualidades. “Basta ler um jornal, uma revista ou atentar-se aos fatos pela TV que caracterizam o caráter nacional e mundial”.

Assim saiba que o contato com jornais, livros e revistas é imprescindível para qualquer candidato. Tenha como base inicial, leituras qualificadas, que abordam os temas de caráter social, sobre educação, saúde, perspectivas de vida, meios de comunicação de massa, relacionamentos humanos entre outros atuais.

O estudante deve estar atento às regras e normas da língua portuguesa, revisando sempre os principais conceitos. Fazer uma revisão de regras gramaticais que abrangem os critérios de concordância verbal e nominal, da colocação pronominal e outras que se encontram em nossa seção de Revisão Online.

Devemos ressaltar que é importante o aluno descartar o uso de gírias nas redações. Este é um “pecado capital”. Neste tipo de prova tem que utilizar a linguagem coloquial com a construção das idéias presentes nos textos. A redação deve estar na terceira Pessoa do Singular e do Plural ou na primeira Pessoa do Plural. Em hipótese alguma utilizar a 1ª Pessoa do Singular.

Geralmente é exigido um texto dissertativo-argumentativo, assim não esquecer da presença de 4 parágrafos no mínimo e 5 no máximo. Ou ainda alguns professores indicam no máximo 30 linhas. A introdução não deve possuir menos de 3 e mais de 5 linhas. Quanto ao desenvolvimento, procure fazer com uma estrutura pautada em causa e conseqüência, ou ainda com possíveis aspectos positivos e negativos.

Na conclusão lembre-se de que este é o parágrafo destinado para uma solução do problema. Ressaltamos ainda que todos os termos em gerúndio devem ser evitados, bem como pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos em excesso.

Navegue mais por esta seção de Redação Nota 10 e tenha outras dicas e informações importantes com conteúdos relevantes sobre redações. Visite também as seções do Enem e Vestibular para saber mais! Confira dicas de redação para o vestibular e Enem

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!