Teste de raciocínio

Testando rapidamente sua lógica


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Instruções para realização do teste

Este teste contém 30 questões, cada uma contendo  5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Anote a resposta em um rascunho para conferir no final. O rascunho que usar deve ser em folha grande, onde o vestibulando poderá usar como rascunho ou rasuras.  Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.                    Boa Sorte !

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 Com  palavras

1. Todos os marinheiros são republicanos. Assim sendo:
(A) o conjunto dos marinheiros contém o conjunto dos republicanos.
(B) o conjunto dos republicanos contém o conjunto dos marinheiros.
(C) todos os republicanos são marinheiros.
(D) algum marinheiro não é republicano.
(E) nenhum marinheiro é republicano.

2. Assinale a alternativa que apresenta uma contradição.
(A) Todo espião não é vegetariano e algum vegetariano é espião.
(B) Todo espião é vegetariano e algum vegetariano não é espião.
(C) Nenhum espião é vegetariano e algum es pião não é vegetariano.
(D) Algum espião é vegetariano e algum es pião não é vegetariano.
(E) Todo vegetariano é espião e algum espião não é vegetariano.

 

3. Todos os que conhecem João e Maria admiram Maria. Alguns que conhecem Maria não a admiram. Logo:
(A) todos os que conhecem Maria a admiram.
(B) ninguém admira Maria.
(C) alguns que conhecem Maria não conhecem João.
(D) quem conhece João admira Maria.
(E) só quem conhece João e Maria conhece Maria.

 

4. Válter tem inveja de quem é mais rico do que ele. Geraldo não é mais rico do que quem o inveja. Logo:
(A) quem não é mais rico do que Válter é mais pobre do que Válter.
(B) Geraldo é mais rico do que Válter.
(C) Válter não tem inveja de quem não é mais rico do que ele.
(D) Válter inveja só quem é mais rico do que ele.
(E) Geraldo não é mais rico do que Válter.

5. Em uma avenida reta, a padaria fica entre o posto de gasolina e a banca de jornal, e o posto de gasolina fica entre a banca de jornal e a sapataria. Logo:
(A) a sapataria fica entre a banca de jornal e a padaria.
(B) a banca de jornal fica entre o posto de gasolina e a padaria.
(C) o posto de gasolina fica entre a padaria e a banca de jornal.
(D) a padaria fica entre a sapataria e o posto de gasolina.
(E) o posto de gasolina fica entre a sapataria e a padaria.

6. Um técnica de futebol, animado com as vitórias obtidas pela sua equipe nos últimos quatro jogos, decide apostar que essa equipe também vencerá o próximo jogo. Indique a Informação adicional que tornaria menos provável a vitória esperada.
(A) Sua equipe venceu os últimos seis jogos, em vez de apenas quatro.
(B) Choveu nos últimos quatro jogos e há previsão de que não choverá no próximo jogo.
(C) Cada um dos últimos quatro jogos foi ganho por uma diferença de mais de um gol.
(D) O artilheiro de sua equipe recuperou-se do estiramento muscular.
(E) Dois dos últimos quatro jogos foram realizados em seu campo e os outros dois, em campo adversário.

7. Marta corre tanto quanto Rita e menos do que Juliana. Fátima corre tanto quanto Juliana. Logo:
(A) Fátima corre menos do que Rita.
(B) Fátima corre mais do que Marta.
(C) Juliana corre menos do que Rita.
(D) Marta corre mais do que Juliana.
(E) Juliana corre menos do que Marta.

8. Há 4 caminhos para se ir de X a Y e 6 caminhos para se ir de Y a Z. O número de caminhos de X a Z que passam por Y é:
(A) 10.
(B) 12.
(C) 18.
(D) 24.
(E) 32.

9. Todas as plantas verdes têm clorofila. Algumas plantas que tem clorofila são comestíveis. Logo:
(A) algumas plantas verdes são comestíveis.
(B) algumas plantas verdes não são comestíveis.
(C) algumas plantas comestíveis têm clorofila.
(D) todas as plantas que têm clorofila são comestíveis.
(E) todas as plantas vendes são comestíveis.

10. A proposição 'É necessário que todo acontecimento tenha causa' é equivalente a:
(A) É possível que algum acontecimento não tenha causa.
(B) Não é possível que algum acontecimento não tenha causa.
(C) É necessário que algum acontecimento não tenha causa.
(D) Não é necessário que todo acontecimento tenha causa.
(E) É impossível que algum acontecimento tenha causa.

11. Continuando a seqüência 47, 42, 37, 33, 29, 26, ... , temos:
(A) 21.
(B) 22.
(C) 23.
(D) 24.
(E) 25.

12. ' ... ó pensador crítico precisa ter uma tolerância e até predileção por estados cognitivos de conflito, em que o problema ainda não é totalmente compreendido. Se ele ficar aflito quando não sabe 'a resposta correta', essa ansiedade pode impedir a exploração mais completa do problema.' (David Canaher, Senso Crítico).
O autor quer dizer que o pensador crítico:
(A) precisa tolerar respostas corretas.
(B) nunca sabe a resposta correta.

(C) precisa gostar dos estados em que não sabe a resposta correta.
(D) que não fica aflito explora com mais dificuldades os problemas.
(E) não deve tolerar estados cognitivos de conflito.

13. As rosas são mais baratas do que os lírios. Não tenho dinheiro suficiente para comprar duas dúzias de rosas. Logo:
(A) tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de rosas.
(B) não tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de rosas.
(C) não tenho dinheiro. suficiente para comprar meia dúzia de lírios.
(D) não tenho dinheiro suficiente para comprar duas dúzias de lírios.
(E) tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de lírios.

14. Se você se esforçar, então irá vencer. Assim sendo:
(A) seu esforço é condição suficiente para vencer.
(B) seu esforço é condição necessária para vencer.
(C) se você não se esforçar, então não irá vencer.
(D) você vencerá só se se esforçar.
(E) mesmo que se esforce, você não vencerá.

15. Se os tios de músicos sempre são músicos, então:
(A) os sobrinhos de não músicos nunca são músicos.
(B) os sobrinhos de não músicos sempre são músicos.
(C) os sobrinhos de músicos sempre são músicos.
(D) os sobrinhos de músicos nunca são músicos.
(E) os sobrinhos de músicos quase sempre são músicos.

16. O paciente não pode estar bem e ainda ter febre. O paciente está bem. Logo, o paciente:
(A) tem febre e não está bem.
(B) tem febre ou não está bem.
(C) tem febre.
(D) não tem febre.
(E) não está bem.


INSTRUÇÃO: Utilize o texto a seguir para responder às questões de número 17 e 18.

"O primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através dos tempos, as escolas, em sua maioria, gastaram horas intermináveis tentando ensinar coisas que eram melhor aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma comportamental e através de exercícios, repetição e feedback. Pertencem a esta categoria todas as matérias ensinadas no primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores do processo educacional. Essas matérias - seja ler e escrever, aritmética, ortografia, história, biologia, ou mesmo matérias avançadas como neurocirurgia, diagnóstico médico e a maior parte da engenharia - são melhor aprendidas através de programas de computador. O professor motiva, dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso.
Na escola de amanhã os estudantes serão seus próprios instrutores, com programas de computador como ferramentas. Na verdade, quanto mais jovens forem os estudantes, maior o apelo do computador para eles e maior o seu sucesso na sua orientação e instrução. Historicamente, a escola de primeiro grau tem sido totalmente intensiva de mão-de-obra. A escola de primeiro grau de amanhã será fortemente intensiva de capital.
Contudo, apesar da tecnologia disponível, a educação universal apresenta tremendos desafios. Os conceitos tradicionais de educação não são mais suficientes. Ler, escrever e aritmética continuarão a ser necessários como hoje, mas a educação precisará ir muito além desses itens básicos. Ela irá exigir familiaridade com números e cálculos; uma compreensão básica de ciência e da dinâmica da tecnologia; conhecimento de línguas estrangeiras. Também será necessário aprender a ser eficaz como membro de uma organização, como empregado." (Peter Drucker, A sociedade pós-capitalista).

17. Para Peter Drucker, o ensino de matérias como aritmética, ortografia, história e biologia:
(A) deve ocorrer apenas no primeiro grau.
(B) deve ser diferente do ensino de matérias como neurocirurgia e diagnóstico médico.
(C) será afetado pelo desenvolvimento da informática.
(D) não deverá se modificar, nas próximas décadas.
(E) deve se dar através de meras repetições e exercícios.

18. Para o autor, neste novo cenário, o computador:
(A) terá maior eficácia educacional quanto mais jovem for o estudante.
(B) tende a substituir totalmente o professor em sala de aula.
(C) será a ferramenta de aprendizado para os professores.
(D) tende a ser mais utilizado por médicos.
(E) será uma ferramenta acessória na educação.

19. Assinale a alternativa em que se chega a uma conclusão por um processo de dedução:
(A) Vejo um cisne branco, outro cisne branco, outro cisne branco ... então todos os cisnes são brancos.
(B) Vi um cisne, então ele é branco.
(C) Vi dois cisnes brancos, então outros cisnes devem ser brancos.
(D) Todos os cisnes são brancos, então este cisne é branco.
(E) Todos os cisnes são brancos, então este cisne pode ser branco.

20. Cátia é mais gorda do que Bruna. Vera é menos gorda do que Bruna. Logo:
(A) Vera é mais gorda do que Bruna.
(B) Cátia é menos gorda do que Bruna.
(C) Bruna é mais gorda do que Cátia.
(D) Vera é menos gorda do que Cátia.
(E) Bruna é menos gorda do que Vera.

21. Todo cavalo é um animal. Logo:
(A) toda cabeça de animal é cabeça de cavalo.
(B) toda cabeça de cavalo é cabeça de animal.
(C) todo animal é cavalo.
(D) nem todo cavalo é animal.
(E) nenhum animal é cavalo.

22. Em uma classe, há 20 alunos que praticam futebol mas não praticam vôlei e há 8 alunos que praticam vôlei mas não praticam futebol. O total dos que praticam vôlei é 15. Ao todo, existem 17 alunos que não praticam futebol. O número de alunos da classe é:
(A) 30.
(B) 35.
(C) 37.
(D) 42.
(E) 44.

INSTRUÇÃO: Utilize o texto a seguir para responder às questões de número 23 e 24.
"Os homens atribuem autoridade a comunicações de posições superiores, com a condição de que estas comunicações sejam razoavelmente consistentes com as vantagens de escopo e perspectiva que são creditadas a estas posições. Esta autoridade é, até um grau considerável, independente da habilidade pessoal do sujeito que ocupa a posição. E muitas vezes reconhecido que, embora este sujeito possa ter habilidade pessoal limitada, sua recomendação deve ser superior pela simples razão da vantagem de posição. Esta é a autoridade de posição.
Mas é óbvio que alguns homens têm habilidade superior. O seu conhecimento e a sua compreensão, independentemente da posição, geram respeito. Os homens atribuem autoridade ao que eles dizem, em uma organização, apenas por esta razão. Esta é a autoridade de liderança.'
(Chester Barnard, The Functions of the Executive).

23. Para o autor:
(A) autoridade de posição e autoridade de liderança são sinônimos.
(B) autoridade de posição é uma autoridade superior à autoridade de liderança.
(C) a autoridade de liderança se estabelece por características individuais de alguns homens.
(D) a autoridade de posição se estabelece por habilidades pessoais superiores de alguns líderes.
(E) tanto a autoridade de posição quanto a autoridade de liderança são ineficazes.

24. Durante o texto, o autor procura mostrar que as pessoas:
(A) não costumam respeitar a autoridade de posição.
(B) também respeitam autoridade que não esteja ligada a posições hierárquicas superiores.
(C) respeitam mais a autoridade de liderança do que de posição.
(D) acham incompatíveis os dois tipos de autoridade.
(E) confundem autoridade de posição e liderança.

25. Utilizando-se de um conjunto de hipóteses, um cientista deduz uma predição sobre a ocorrência de um certo eclipse solar. Todavia, sua predição mostra-se falsa. O cientista deve logicamente concluir que:
(A) todas as hipóteses desse conjunto são falsas.
(B) a maioria das hipóteses desse conjunto é falsa.
(C) pelo menos uma hipótese desse conjunto é falsa.
(D) pelo menos uma hipótese desse conjunto é verdadeira.
(E) a maioria das hipóteses desse conjunto é verdadeira.

26. Se Francisco desviou dinheiro da campanha assistencial, então ele cometeu um grave delito. Mas Francisco não desviou dinheiro da campanha assistencial. Logo:
(A) Francisco desviou dinheiro da campanha assistencial.
(B) Francisco não cometeu um grave delito.
(C) Francisco cometeu um grave delito.
(D) alguém desviou dinheiro da campanha assistencial.
(E) alguém não desviou dinheiro da campanha assistencial.

27. Se Rodrigo mentiu, então ele é culpado. Logo:
(A) se Rodrigo não é culpado, então ele não mentiu.
(B) Rodrigo é culpado.
(C) se Rodrigo não mentiu. então ele não é culpado.
(D) Rodrigo mentiu.

(E) se Rodrigo é culpado, então ele mentiu.

28. Continuando a seqüência de letras F, N, G, M, H . . ..., ..., temos, respectivamente:
(A) O, P.
(B) I, O.
(C) E, P.
(D) L, I.
(E) D, L.

29. Continuando a seqüência 4, 10, 28, 82, ..., temos:
(A) 236.
(B) 244.
(C) 246.
(D) 254.
(E) 256.

30. Assinale a alternativa em que ocorre uma conclusão verdadeira (que corresponde à realidade) e o argumento inválido (do ponto de vista lógico).:
(A) Sócrates é homem, e todo homem é mortal, portanto Sócrates é mortal.
(B) Toda pedra é um homem, pois alguma pedra é um ser, e todo ser é homem.
(C) Todo cachorro mia, e nenhum gato mia, portanto cachorros não são gatos.
(D) Todo pensamento é um raciocínio, portanto, todo pensamento é um movimento, visto que todos os raciocínios são movimentos.
(E) Toda cadeira é um objeto, e todo objeto tem cinco pés, portanto algumas cadeiras tem quatro pés.

 

 

 

 Gabarito do seu teste

01-B;    02-A;    03-C;    04-E;    05-E;    06-B;    07-B;    08-D;     09-C;     10-B;    

11-C;   12-C;    13-D;    14-A;    15-A;    16-D;    17-C;    18-A;     19-D;     20-D;    

21-B;   22-E;     23-C;    24-B;    25-C;    26-E;    27-A;    28-D;    29-B;    30-E

 

 

  Avaliação de resultado

- de 25 a 30 respostas certas : sua capacidade lógica é excelente. Se "adivinhou", você possui pensamento intuitivo.

- de 19 a 24 respostas certas : sua capacidade lógica está acima da média

- de 13 a 18  respostas certas : é uma boa média. Provavelmente você é um bom pensador.

- de 7 a 12  respostas certas : você está na média geral

- abaixo de 6  respostas certas : o raciocínio lógico com palavras não é o seu ponto forte. É possível que você seja uma pessoa mais habituada a raciocinar com números ou figuras. Seria interessante você fazer os testes do nosso portal.

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