Notícias no Vestibular1

Fique por dentro !


 Rússia abre vagas


Rússia abre vagas de graduação para estudantes brasileiros

ANUNCIE AQUI!

"Não perca essa!"

                               

As principais universidades da Rússia estão com vagas destinadas preferencialmente para brasileiros. São opções medicina, química, física, biologia, relações internacionais, engenharia e direito internacional. As inscrições podem ser realizadas até 30 de julho. Os interessados devem enviar sua documentação para a Aliança Russa de Ensino Superior, entidade que representa as universidades estatais russas no Brasil.

São opções em química, biologia, física, medicina, relações internacionais, engenharia e direito internacional

A Rússia não é um destino habitual para pessoas que desejam estudar no exterior, mas pode se tornar uma ótima opção para aqueles que pretendem ter acesso a um ensino qualificado. Isso porque, universidades russas estão com 85 vagas abertas destinadas preferencialmente a brasileiros. São opções para graduação nas áreas de química, biologia, física, medicina, relações internacionais, engenharia e direito internacional. Os interessados em participar do processo seletivo podem procurar até 30 de julho a Aliança Russa de Ensino Superior, entidade que representa as principais universidades estatais russas no Brasil e que já enviou mais de 350 brasileiros para estudar naquele país. Mais informações através do (11) 3854-2515 ou nos sites www.aliancarussa.com.br e www.medicinarussia.com.br.

Medicina é o curso com o maior número de vagas disponíveis. Ao todo são 40, sendo 20 destinadas para a Universidade Médica Estatal de Kursk, 10 para a Academia Médica de Moscou (MMA) e outras 10 para a Academia Médica de São Petersburgo Mechnikov. O curso, que pode ser feito em russo ou inglês, chama a atenção dos brasileiros, principalmente, por sua qualidade já que algumas dessas instituições são consideradas referências na formação de novos médicos. Também são oferecidas vagas para os cursos de Relações Internacionais, Biologia, Química, Física, Engenharia e Direito Internacional (confira tabela abaixo).

Vale destacar que não é necessário qualquer conhecimento na língua russa para ingressar nas universidades daquele país. Isso porque, assim que chegarem a Rússia, os selecionados já iniciam a Faculdade Preparatória (FP). Com duração de nove meses, eles aprendem o idioma local e os termos técnicos aplicados à área escolhida. Logo após, são encaminhados diretamente para o primeiro ano da graduação.

Já aqueles que gostariam de estudar na Rússia, mas não sabem ainda qual a carreira pretendem seguir, podem concorrer a uma das 10 vagas de Faculdade Preparatória Internacional (FPI) oferecidas pela Universidade Estatal de Belgorod. A única diferença em relação a FP, é que os seis primeiros meses serão realizados no Brasil e o restante na Rússia. Após a conclusão, os alunos estão aptos a escolher a graduação que desejam realizar.

Essas vagas preferenciais (com exceção da FPI) são válidas para o embarque de outubro de 2009. O preço baixo dos cursos oferecidos, que são muito inferiores aos valores propostos por algumas universidades particulares brasileiras, é uma das vantagens do estudo na Rússia. Além disso, a partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Curso

Idioma do curso

Nº de vagas

Universidade

Cidade

 

Medicina

 

Russo ou inglês

 

20

Academia Médica Estatal de Kursk

 

Kursk

 

Medicina

 

Russo ou inglês

 

10

Academia Médica de Moscou Sechenov

 

Moscou

 

Medicina

 

Russo ou inglês

 

10

Academia Médica de São Petersburgo Mechinikov

 

São Petersburgo

Faculdade Preparatória Internacional

 

Russo

 

10

 

Universidade Estatal de Belgorod

Osasco/SP (seis meses) e Belgoród (três meses)

 

Biologia

 

Russo

 

5

Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov

 

Moscou

Direito Internacional

 

Russo

 

5

Universidade Amizade dos Povos - RUDN

 

Moscou

Engenharia (todas as áreas)

 

Russo

 

5

Universidade Politécnica de São Petersburgo

 

São Petersburgo

 

Física

 

Russo

 

5

Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov

 

Moscou

 

Química

 

Russo

 

5

Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov

 

Moscou

Relações Internacionais

 

Russo

 

5

Universidade Amizade dos Povos - RUDN

 

Moscou

Relações Internacionais

 

Russo

 

5

Universidade Politécnica de São Petersburgo

 

São Petersburgo

 

Serviço:


Aliança Russa de Ensino Superior
Av. Antônio de Souza Noschese, 373

Parque Continental - São Paulo - SP

Tel: + 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515

Fax: + 55 (11) 3854-2516

CAIXA POSTAL nº 67036 - CEP 05323-970 SP

www.aliancarussa.com.br

Estudo reconhecido

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para o visto da permanência legal do estudante na Rússia, na entrega da vaga e posterior inscrição na universidade, no encaminhamento do aluno para FP e, posteriormente, para o primeiro ano do curso escolhido e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

O candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa, com o objetivo de garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. A boa novidade é que a partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

 


 
Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas,  já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:
   Fuvest
    Unicamp   Unesp   Unifesp    PUC-São Paulo
 

 

Evasão escolar
Preparação para o ENEM
Faculdades do Senac-RS
Processo Seletivo Unifieo
Processo Seletivo Ufla
Contratos de Terceirização
Maratona Universitária da Eficiência
Ceunsp participa da Fenui
Bolsas por Mérito Acadêmico
Vestibular na USCS

Mais uma Faculdade Gratuita

       Ver Novidades

Visite a página de   Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras
Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras 

Copyright © Desde 08/2000 Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.