Notícias no Vestibular1

Fique por dentro !


 Últimas notícias do Enem


Justiça Federal suspende provas do Enem

Mais informações do Enem
Calendário dos vestibulares

ANUNCIE AQUI!

"Não perca essa!"
O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

                               

Justiça Federal no Ceará suspende provas do Enem

A Justiça Federal no Ceará determinou a imediata suspensão, em caráter liminar, as provas do Enem aplicadas no último final de semana. A avaliação aplicada a 3,3 milhões de candidatos foi marcada por erros nas provas que podem prejudicar a nota dos estudantes.

Segundo a Agência Brasil, vinte e um mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões aplicadas no sábado (6). Não se sabe ainda quantos candidatos foram prejudicados por esse problema e o Ministério da Educação (MEC) estuda aplicar novas provas para esse grupo de estudantes. Para a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7.ª Vara Federal, a solução apresentada não resolve o problema, já que deixará “em desigualdade todos os candidatos remanescentes”.

Outro problema ocorreu na folha em que os estudantes marcam as respostas das questões, que estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

De acordo Karla, a solução apresentada pelo MEC para reparar o prejuízo causado aos estudantes que possam ter marcado o gabarito de forma incorreta não é suficiente para resolver o problema. O MEC prometeu disponibilizar na página do Enem na internet, a partir de quarta-feira, um módulo de requerimento para que o candidato que tenha marcado o gabarito seguindo a indicação dos cabeçalhos possa pedir a correção invertida.
Mais informações do Enem

Enem - Gráfica assume erro de impressão no caderno de cor amarela da prova
A gráfica RR Donnelley encaminhou nesta segunda-feira, 8, carta ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, na qual assume a responsabilidade pelos erros de impressão no caderno de questões de cor amarela das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. “Durante a aplicação do primeiro dia do exame, identificamos, fazendo a leitura dos quatro itens de caderno de provas que contêm as mesmas questões em quatro ordens distintas de diagramação, que em um dos lotes de produção tivemos um problema de processo, resultando na impressão de 33 mil cadernos de provas amarelas com um defeito de ordenação”, explica a direção da gráfica. Desse conjunto de cadernos, segundo a empresa, aproximadamente 21 mil foram efetivamente distribuídos.
Mais informações do Enem

Balanço da realização das provas Enem
O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta segunda-feira, 8, um balanço da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrida no sábado, 6, e no domingo, 7, em 1,6 mil cidades. Segundo Haddad, o MEC está recolhendo os tipos de problemas que ocorreram na aplicação da primeira prova, no sábado. Até o momento, foi constatada falha técnica de impressão em 21 mil exemplares da prova de cor amarela, sendo que a maioria das provas foi substituída pelos fiscais durante a aplicação. Segundo o ministro, a gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão do material, assumiu a responsabilidade pelo erro.

MEC vai esclarecer sobre TRI à Justiça Federal do Ceará
Informado pela imprensa sobre o teor da decisão da juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, que determinou a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, o Ministério da Educação esclarece que a preocupação da magistrada referente à igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Desde o Enem do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a TRI, que permite a comparabilidade no tempo.

Enem - Teoria de resposta ao item permite prova em outra data
Em 2009, os municípios de Brejetuba e Ibatiba, no Espírito Santo, foram atingidos por enchentes, que alagaram escolas e impediram a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para evitar que os estudantes capixabas fossem prejudicados, a provas foram realizadas fora do calendário nacional, em 5 e 6 de janeiro deste ano, data reservada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o exame nos presídios de todo o país. A mudança de data para esse grupo de estudantes só foi possível porque o Inep adota, na elaboração das provas, a teoria de resposta ao item (TRI).
Mais informações do Enem

Enem 2010- Candidatos realizam prova do Enem em todo o Brasil
Mais de 3,3 milhões de candidatos compareceram às provas do Enem neste ano. O percentual de abstenção no segundo dia ficou em 29,2%, enquanto no dia anterior foi de 26,7%. Estavam inscritos no exame 4,6 milhões de estudantes.

Segundo Joaquim Neto, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), não houve registro de nenhuma falha de segurança durante as provas. Na visão do professor Neto, o Enem “cumpriu seu papel”. Disse ainda que o estudante que realizou as provas pode concorrer a uma das 83 mil vagas em universidades públicas, além do Programa Universidade Para Todos (Prouni) que, em média, tem oferecido 100 mil bolsas a cada processo seletivo.

Os cadernos de prova estão disponíveis para consultae foi divulgado o gabarito oficial. Em seguida, foi aberta uma página no sistema de acompanhamento do Enem para que os alunos que se sentiram prejudicados pela troca de cabeçalhos no cartão-resposta, ocorrida na prova do primeiro dia, entrem com requerimento, no caso de terem preenchido o cartão de forma inversa à ordem das questões. O sistema ficará disponível até o dia 16.

“Nenhum estudante será prejudicado”, garantiu Neto em relação à troca do cabeçalho e aos erros gráficos em alguns cadernos de prova da cor amarela. Sobre estes, o presidente do Inep informou que será feito um levantamento do problema, para que seja dada a melhor solução aos candidatos.
 

Notícias Enem V1
Proibido Gabarito do Enem
Cobertura sobre o ENEM

Vídeo Dicas para o ENEM
Provas Resolvidas do Enem
Enem: Correção no Vestibular1
Confira a correção do Enem
Correção pelo Vestibular1 do Enem
Dicas para o Enem
Dicas para Prova do Enem
Teste gratuito Enem/Fuvest

2 Enem(s) por ano
Correção do Enem no Vestibular1

Mais notícias do Enem
Outras Notícias do Enem
Problemas no Enem
Enem no Twitter
Erros no Enem
 

  Guia de Estudos para a prova da Fuvest
Vídeo Aulas grátis no Vestibular1
A Disciplina de um Vestibulando

  Depoimentos sobre o Vestibular1 - Deixe o seu também!
Clique Aqui!

Voltar Notícias Anteriores

Fuvest - Vencendo a 1ª Fase
Passe na Fuvest

Voltar Notícias

       Ver Novidades

Visite a página de   Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras
Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras 

Copyright © Desde 08/2000 Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.