Exercícios específicos

Testes de conhecimentos


História Moderna e Contemporânea
Renascimento e Reforma

Instruções para realização do teste

Este teste contém questões específicas, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. 

Boa Sorte !

 Questões

 

01.  (UNITAL) Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes  plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a)Os Lusíadas – Erasmo de Rotterdam
b)Dom Quixote – Miguel de Cervantes
c)
Utopia – François Rabelais
d)
O Príncipe – Shakespeare
e)
Hamlet – Dante Alighiere

02.  (UFMG) Todas as alternativas contêm objetivos da política da igreja Católica esboçada durante o Concílio de Trento, exceto:
a)a perseguição às heresias
b)a reafirmação dos dogmas
c)o relaxamento do celibato
d)a expansão da fé cristã
e)a moralização do clero

03.  (FUVEST) O Juízo Final, pintado no teto da Capela Sistina, e a Divina Comédia são obras, respectivamente, de autoria de:
a)Michelangelo e Dante Alighiere
b)Rafael e Boccaccio
c)Ticiano e Petrarca
d)Leonardo da Vinci e Santo Tomás de Aquino
e)Bernini e Shakespeare

04.  A reforma católica, dentro do espírito do Concílio de Trento, procurou encontrar o crescimento do movimento  reformista protestante, utilizando-se de várias medidas. Dentre elas podemos apontar:
a)Adotou uma atitude mais liberal em relação à produção literária, atenuando a censura medieval
b)Criou uma comissão para a melhoria do relacionamento com os povos não-cristãos, com vistas a evitar a propagação do protestantismo junto a tais povos
c)E
stabeleceu uma nova composição para o sacro colégio, de modo que todas as nações cristãs estivessem nele representadas
d)Favoreceu a interpretação individual da Bíblia, desde que fossem aceitos os dogmas fundamentais
e)Estimulou a ação de ordens religiosas em vários setores, sobretudo na evangelização e educação

05.  O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:
a)A cultura renascentista expressa valores burgueses
b)Na perspectiva renascentista, o homem é concebido como um ser que se assemelha a Deus em sua genialidade e criatividade
c)O renascimento enfatiza uma cultura laica, racional e científica
d)Os valores feudais foram exaltados nos primeiros momentos do movimento renascentista
e)Pode-se afirmar que o elemento central do Renascimento foi humanismo

06.  O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a) Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b)De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c)Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d)De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e)Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época

07.  (FAAP) Dom Quixote, a obra-prima do escritor renascentista espanhol Miguel de Cervantes, apresenta uma  crítica a que época da história?
a)Cervantes critica a Baixa Idade Média, desmoralizando a cavalaria andante e os costumes medievais, através de D. Quixote de La Mancha
b)Cervantes critica a Idade Média, satirizando a cavalaria andante e os costumes medievais,  através de D. Quixote de La Mancha
c)Cervantes critica a Idade Média, comparando a cavalaria andante aos camponeses,  através de D. Quixote de La Mancha
d)Cervantes critica a Baixa Idade Média, através de D. Quixote de La Mancha, satirizando a política e a cavalaria andante 

08.  (VUNESP) A revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça a importância das cidades e dos mecenas para o renascimento da Itália. 
a)As cidades eram centros econômicos favoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas e outros intelectuais.
b)As cidades eram centros econômicos desfavoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas e outros intelectuais.
c)
As cidades eram centros urbanos favoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores de intelectuais.
d)
As cidades eram centros econômicos favoráveis à propagação de novas culturas. Os mecenas eram contra o movimento dos artistas e outros intelectuais.

09.  Processo de destruição dos particularismos, fortalecimento do poder real, criação de Igrejas nacionais submetidas à autoridade do Estado, bem como argumentações justificadoras do poder, são um fenômeno: 
a)
Ao processo de competição entre a burguesia decadente e a nobreza ascendente
b)Ao início do processo de formação do proletariado e dos Estados nacionais
c)Relacionado ao processo de falência do Estado absoluto
d)Relacionado ao processo de fortalecimento da Igreja e do poder espiritual
e)Ao processo de formação das Monarquias nacionais e do Estado absolutista

10.  Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja Católica pregava e o que se praticava. Nos principados, as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a)João Knox
b)João Huss
c)Henrique VIII
d)Martinho Lutero
e)João Calvino


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 Gabarito do seu teste


01 - B             02 - C            03 - A            04 - E              05 - D

06 - E            07 - B            08 - A             09 - E             10 - D

 
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Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

  

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