Cuidados na alimentação para o dia do Enem

Cuidados na alimentação para o dia do Enem

Cuidados na alimentação para o dia do Enem

Confira agora a entrevista cedida ao Vestibular1 pela coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Anápolis, Bárbara Martins Vieira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 5 e 6 de novembro, é esperado por milhares de alunos, em todo o país. Por meio da avaliação, jovens ingressam em instituições de ensino superior e iniciam a concretização do sonho do diploma.

Uma boa noite de sono é um dos requisitos primordiais para a realização da avaliação. Contudo, a alimentação adequada é essencial para um bom desempenho nos dias das provas.

Confira a entrevista:

1. Quais alimentos são aconselhados antes do exame?
Alimentos preferencialmente sólidos, preparados de maneira segura. Uma contaminação alimentar no dia da prova pode comprometer todo resultado.

2. Como a prova acontece a partir das 13h, o que recomendado: apenas ingerir um lanche ou almoçar antes da prova?
A falta de glicose no organismo pode causar o que chamamos de “hipoglicemia”, isso afeta o seu desempenho. É importante estar bem alimentado, com energia disponível para utilizar durante as horas de prova. Uma refeição completa e balanceada, sem exageros, deve ser realizada. Evite consumo de frituras, ou alimentos altamente calóricos, de difícil digestão. Opte por uma refeição mais leve e natural.

3. Caso o aluno opte por uma refeição completa (almoço), quais nutrientes devem compor o prato ideal?
O prato ideal deve ser composto por arroz, feijão (ou lentilha), carne/peixe (preferencialmente magra), vegetais cozidos, salada crua e uma fruta de sobremesa. Assim, garantimos o consumo adequado de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.

4. Durante a prova, muitos candidatos optam por levar chocolates. O alimento é “mocinho” ou “vilão”? Por quê?
O chocolate contém glicose, o que fornece energia na hora da prova. Caso seja um hábito do candidato, sugiro que opte pela opção do chocolate meio amargo, pois contem antioxidantes, o que auxilia na resposta do organismo frente ao estresse.

5. Isotônicos, água, sucos e refrigerantes são opções comuns. Quais bebidas devem ser evitadas na hora da prova?
Bebidas que contem cafeína aceleram o sistema cardiovascular, o que pode atrapalhar o candidato. Água e isotônicos são uma boa opção, pois além de hidratar, contem eletrólitos imprescindíveis para o nosso organismo.

6. Após o primeiro dia de prova, o que deve ser evitado para não prejudicar o sono e o desempenho do aluno no dia seguinte? Quais alimentos devem ser priorizados?
Deve-se evitar alimentos que contenham cafeína, e os excessos com açúcares, gordura e álcool. O sono é fundamental para recuperação e preparação, ele deve ser priorizado. Chás de ervas como, camomila, podem auxiliar uma boa noite de sono. A recomendação é para uma alimentação equilibrada, fracionada e leve.

 

Cuidados na alimentação para o dia do Enem

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!