7 motivos para tirar zero na redação

7 motivos para tirar zero na redação

7 motivos para tirar zero na redação

Fazer uma boa redação é executar uma composição com qualidade. A palavra redação, costuma deixar alguns com medo ou inseguros, mas os estudantes precisam compreender que não é tão difícil assim, pois é apenas uma escrita de uma temática, onde se deve defender um argumento, uma tese, um objeto, ou uma questão proposta.

É a formulação de termos com um conteúdo, de uma trama, com um motivo ou sobre um tópico, um tema, como sempre acontece no Enem. Enfim um texto onde você vai sustentar um ponto de vista de uma matéria estabelecida.

Um texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo onde você vai justificar e deve ser organizado para a defesa de um ponto de vista sobre definido assunto. A opinião do autor da redação deve intervir e estar fundamentada com motivo, com sua interpretação, fazendo uma explanação, elucidando ou dando esclarecimento de forma escolhida. Suas explicações e argumentos não deve fugir do tema de forma deliberada.

O texto a ser produzido deve ser dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido, conforme o estabelecido a partir de uma situação-problema ou tese e de subsídios oferecidos sob a forma de conteúdo ou reprodução de textos motivadores.

O texto é dissertativo porque disserta sobre uma matéria, um assunto, relatando ou descrevendo e explicando. É também argumentativo porque defende uma opinião, a sua convicção ou pensamento e tenta sugestionar para convencer ou persuadir o leitor e cativar demonstrando com seus argumentos. Esta é a forma de atrair, seduzir, fascinar, encantar, envolver o leitor de sua redação, no caso seu professor e até mesmo o examinador da banca.

Vamos aos 7 motivos para tirar zero na redação:

1) Não atender ao que foi solicitado, a proposta fixada ou já predeterminada; ou desenvolver outra estrutura textual, ou seja, fora das condições de elaboração que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo.

2) Entregar a folha de redação, em branco ou sem texto escrito. Mesmo que dê um “branco” na hora “H”, nunca de deve entregar sem nada redigido.

3) Escrever até sete linhas, pelo memos, qualquer transcrição, qualquer que seja o assunto ou conteúdo. Mesmo que seja uma reprodução. Assim, já eliminou 2 motivos para não zerar na redação.

4) Não inventar impropérios, não rabiscar a folha de prova, fazer traço ou risco, ou ainda qualquer tipo de esboço ou rascunho. Não desenhar nada e outras formas deliberadas e propositais de anulação, como tracados, contornos, tentar fazer uma gravura, imagem, estampa, ilustração, figuras. Nada disso!

5) Desrespeito aos direitos humanos, utilizar termos chulos, fazer afronta, injúria, ofensas. Qualquer tipo de ataque, ou asneira, citar nomes, e principalmente não escrever palavrão.

6) Parte do seu texto deliberadamente desconectada com o assunto ou tema proposto. O conteúdo ou matéria deve ser abordado. Não fugir do teor, produzindo argumentos de forma acertada e estipulada para a produção. Siga o script, o roteiro determinado, fazendo uma reprodução aprovada.

7) E por fim, saiba que as linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Caso não cometa nenhum desses 7 motivos para tirar zero na redação, certamente terá uma nota melhor. E para ser um texto nota 1000, recomendamos sempre passar pela nossa seção de Redação Nota 10, onde você encontra toda informação para produzir uma redação digna de pontuação máxima. Aproveite nossos cursos online de redação.

Não faça feio no Enem! Temos tudo o que precisa para ter uma bagagem instrutiva e de qualidade.

7 motivos para tirar zero na redação

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta