Novas Regras e Mudanças no Fies

Novas Regras e Mudanças no Fies

Novas Regras e Mudanças no Fies

FIES – PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) estão abertas

Novas Regras e Mudanças no Fies

Regras novas do Fies dispensam fiadores e prevê mais prazo. Novas regras favorecem os contratos futuros e a renegociação dos antigos.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar as mensalidades de estudantes que não tenham condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Atualmente o Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Duas medidas que tornam mais simples a utilização do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) agora dispõe de um fundo de garantia que dispensa o fiador para os novos contratantes, o que vai permitir que mais pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de cursar a universidade.

Uma delas institui o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), modalidade que favorece os contratos futuros a serem firmados. Com o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), podem abrir mão de fiadores os estudantes que tenham renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, os matriculados em cursos de licenciatura e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.

Para recorrer ao fundo, o estudante deve, no momento da inscrição, optar pela nova modalidade e verificar se a instituição na qual pretende ingressar também aderiu. A adesão das instituições participantes do Fies ao Fgeduc é voluntária, pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A outra permite a renegociação dos contratos antigos e a prorrogação do prazo de quitação.

O Fgeduc será composto por recursos do Tesouro Nacional e por parte dos títulos transferidos pelo Fies a instituições participantes. Independentemente do agente financeiro escolhido pelo estudante, pode ser feita a opção pelo fundo garantidor. São agentes financeiros do Fies a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Outra medida anunciada permite a renegociação dos contratos antigos e a prorrogação do prazo de quitação. Os estudantes que tenham firmado contrato com o Fies até 14 de janeiro deste ano podem pedir a revisão do prazo total de quitação para até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de 12 meses. Essa regra já vale para os contratos firmados desde janeiro, quando foram publicadas as mudanças no fundo.

As inscrições do FIES encontram-se abertas a partir do dia 24, disponíveis através do site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

As bolsas variam de 50% a 100%.

Como fazer sua inscrição:

– As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no site http://sisfiesportal.mec.gov.br

– Depois da inscrição, o estudante terá que validar suas informações na instituição de ensino em que estiver matriculado.

– A seguir o estudante deverá procurar um dos agentes financeiros vinculados ao Fies para a contratação do financiamento. No momento, a Caixa Econômica Federal é a única instituição bancária.

 

As informações foram fornecidas pelo MEC, mas pode haver alterações posteriores. Datas e horários devem ser sempre confirmados no site www.mec.gov.br.

Veja também o Como faço para me inscrever no FIES

Visite nossas páginas de bolsa de estudos, onde você encontra outros modos de estudar financiando seu curso na faculdade de outros modos com bolsas que podem chegar até a 100%. (clique aqui) Exigência de fiador para o Fies vai acabar – Saiba mais! Mudanças no Fies

Depois de saber sobre as Novas Regras e Mudanças no Fies, não deixe de ver mais informações neste canal e acesse também a seção do Enem. Novas Regras e Mudanças no Fies

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!